TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Da Internet

Resenha: Evolução Da Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Resenha  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

A internet é uma rede de redes. A primeira rede tinha apenas três computadores...

A complexa história da Internet envolve muitos aspectos — tecnológicos, organizacionais, sociais e políticos. A influência da Internet mostra-se não só nos campos técnicos das comunicações via computadores, mas também em toda a sociedade, na medida em que usamos cada vez mais serviços online para adquirir informação, fazer compras e trabalhar em comunidade.

A Internet foi um fruto das pesquisas militares feitas nos EUA durante a chamada Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos antagónicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa entre a União Soviética e pelos Estados Unidos.

As duas superpotências compreendiam a eficácia dos meios de comunicação.

Como o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às suas bases militares, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca de dados que permitisse a descentralização desses dados. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas...

Era preciso, portanto, criar uma rede que ligasse os diferentes "nós" de forma redundante. Essa rede seria a ARPANET, criada pela Advanced Research Projects Agency.

Em 1962, J.C.R. Licklider, do MIT, já falava na criação de uma Rede Intergalática de Computadores (Intergalactic Computer Network).

ARPANET

A primeira etapa da Internet surgiu em 1969, dum projecto do Department of Defense (DoD, Ministério da Defesa) dos EUA.

Chamava-se ARPANET e tinha como objectivo a interligação em rede de computadores utilizados em centros de investigação para fins militares.

Após a sua apresentação em 1972, e do estabelecimento das primeiras ligações internacionais um ano depois, a rede ARPANET cresceu lentamente nos anos 70, mas, por razões de segurança, continuava a ser uma rede estrictamente controlada pelos militares e inacessível a largos sectores da comunidade académica internacional e dos EUA.

Computer Science Network

Foi em 1983, com a adopção dos protocolos TCP/IP na ARPANET (da qual se separou a componente estritamente militar formando a MILNET), a criação da CSNet (Computer Science Network) e a sua ligação à ARPANET, que surgiu a verdadeira Internet.

Ao longo dos anos 80, o ritmo de crescimento da Internet foi-se acelerando, tornando necessárias estruturas de coordenação e cooperação entre o cada vez maior número de redes e operadores que a integravam.

Assim, logo em 1983, foi criado o Internet Activities Board (IAB, agora designado Internet Architecture Board), dentro do qual se criariam,

em 1989, o Internet Engineering Task Force (IETF)

e o Internet Research Task Force (IRTF).

Na década de 80 são ainda de destacar a criação da EUnet (European UNIX Network) em 1982,

da EARN (European Academic and Research Network) em 1983

e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com