TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios de redes de computadores

Por:   •  23/8/2016  •  Exam  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  1.453 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade – 23/ago

Responda as questões e envie pelo Blackboard até o dia 30/08

  1. Ao estudarmos a definição do Sistema Operacional pudemos decompô-la em duas visões (conceitos).  Estas duas visões se relacionam e ao mesmo tempo se complementam e servem para explicar claramente as principais funções de um Sistema Operacional.

Sobre estas temos as afirmações a seguir:

I - O Sistema Operacional pode ser visto como "Gerente de Hardware", pois ele é quem fornece um esquema de alocação para todos os dispositivos do computador.

II - O Sistema Operacional pode ser visto como "Maquina Estendida", pois ele é quem permite estender (aumentar) a capacidade de clock do processador (overclock) e por consequencia aumenta o processamento.

III - O Sistema Operacional pode ser visto como "Gerente de Hardware", pois ele é o responsável pela gerência e coordenação de todos elementos de hardware.

IV - O Sistema Operacional pode ser visto como "Maquina Estendida", pois é ele quem serve de interface entre o usuário e o hardware, sendo uma camada de software sobre o hardware com o objetivo de afastar o usuário da complexidade do computador.

Estão corretas somente as afirmações:

a) I, II e III

b) II e IV

c) III e IV

d) II, III e IV

e) I, III e IV

  1. O interpretador de comandos / interface de um sistema operacional é denominado:

  a) shell.

  b) kernel.

  c) command.

  d) scheduler.

  e) supervisor

  1. Os Sistemas Operacionais são estruturas de software muito complexas. Com relação aos Sistemas Operacionais, analise as afirmativas a seguir.

I. Os serviços identificados em um sistema operacional incluem execução de programas, operações de entrada e saída (E/S), manipulação do sistema de arquivos, comunicação, detecção de erros, alocação de recursos e proteção.

II. As funções do Kernel providas pelos sistemas operacionais modernos incluem funções essenciais, como criação, agendamento e finalização de processos.

III. Os sistemas operacionais modernos normalmente são embasados em uma arquitetura formada por um kernel (núcleo) e por serviços.

Assinale:

  a) se somente a afirmativa I estiver correta.

  b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

  1. Na evolução do processamento de dados, a capacidade de processamento do hardware evolui de forma espetacular. Os softwares também evoluíram muito. Dentre estes podemos destacar a evolução do Sistema Operacional. Ao considerarmos esta evolução do ponto de vista da capacidade de gerir a coexistência de diversos processos, temos as definições a seguir:

I) O Sistema Operacional Monotarefa é o que permite uma melhor utilização dos recursos de hardware, sobretudo do processador pois apenas um processo vez, pode ocupar o processador, evitando assim sobrecarga do mesmo.

II) O Sistema Operacional Multiprogramável, tem a capacidade de gerenciar a existência de múltiplos processos, permitindo o compartilhamento dos recursos de hardware entre os diversos processos.

III) O Sistema Operacional Monoprogramável é aquele onde todos os recursos dos computadores estão alocados para o uso de uma única tarefa.

IV) Se pensarmos num computador com um só processador que tenha somente um núcleo (single core), necessariamente teremos uma ambiente monoprogramável, pois apenas um processo em dado instante estará sendo executado na CPU.

V) O Sistema Operacional Multiprogramável tem a capacidade de através de rotinas específicas, promover um revezamento dos processos no uso do processador, evitando assim que o mesmo fique ocioso.

Sobre as afirmações estão corretas somente:

a) I, II e IV

b) I, IV e V

c) II, III e V

d) II, III e IV

e) I, III e V

  1. (Questão 63 – Petrobrás – Analista de Sistemas Júnior – Engenharia de Software – ano 2011)

Nos sistemas operacionais modernos, as operações de entrada e saída (E/S) são realizadas sem a utilização direta do processador.

PORQUE

Existem controladores que realizam as operações de E/S e implementam técnicas de acesso direto à memória.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que:

  1. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
  2. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
  3. a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
  4. a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
  5. as duas afirmações são falsas.

  1. Considere o seguinte:

I. Sistemas operacionais, sobretudo, orientados para o processamento simultâneo de muitas tarefas, e quantidades prodigiosas de E/S, oferecendo, normalmente, serviços em lote, processamento de transações e tempo compartilhado.

II. Utilizam recursos de processamento para servirem múltiplos usuários de uma vez em uma rede, permitindo-lhes compartilhar recursos de hardware e de software; podem fornecer serviços de impressão, serviços de arquivo ou serviços de Web.

III. Sistemas operacionais especiais, em grande parte, variações dos sistemas operacionais de servidores com aspectos especiais de comunicação e conectividade; obtêm potência computacional ao conectar múltiplas CPUs em um único sistema.

As afirmações contidas em I, II e III estão associadas, respectivamente, aos sistemas operacionais

  a) de Multiprocessadores, de Tempo Real e de Servidores.

  b) de Tempo Real, Embarcados e de Cartões Inteligentes.

  c) de Grande Porte, de Servidores e de Multiprocessadores.

  d) de Servidores, de Tempo Real e de Cartões Inteligentes.

  e) de Tempo Real, de Servidores e de Multiprocessadores.

  1. Em relação ao suporte de hardware à multiprogramação, cite e explique o aspecto de proteção à memória.
  2. O que é uma instrução TRAP? Explique o seu uso em SO´s.
  3. Das instruções a seguir, quais só podem ser executadas em modo núcleo?
  1. Desabilitar todas as interrupções
  2. Leia o horário do relógio
  3. Altere o horário do relógio
  4. Altere o mapa de memória
  1. (Questão 22 – Transpetro – Analista de Sistemas Júnior – ano 2006)

O núcleo do sistema operacional, drivers, utilitários e aplicativos são descritos internamente por instruções de máquina, e se diferenciam de acordo com sua capacidade de interagir com o hardware. Enquanto aplicativos e utilitários têm acesso mais restrito, os drivers e o núcleo devem ter pleno acesso ao hardware para poder configurá-lo e gerenciá-lo. Para que os acessos sejam diferenciados dentre os diversos tipos de software, os processadores contam com:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com