TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Por:   •  22/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.314 Palavras (22 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Israel Felix David

Vinícius Bemfica

Pablo Farinha

Relatório final de estágio I

Porto Alegre

2018

Israel Felix David

Vinícius Bemfica

Pablo Farinha

Estágio em Ciência da Computação I - Software (Pedidos)

Artigo apresentado à Faculdade são Francisco de Assis, como parte integrante dos requisitos da cadeira Estágio I.

Orientador: Prof. Me. Maurício de O. Saraiva

Porto Alegre

2018

RESUMO

Com o objetivo de construir uma ferramenta web para solicitar e formalizar pedidos, realiza-se uma pesquisa sobre as principais ferramentas do mercado para a criação desse tipo de sistema, apresentando características, história, vantagens e a estrutura principal de cada ferramenta.

Inicia-se com a linguagem PHP, utilizada para integrar o banco de dados com a parte gráfica (HTML), uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento web, trazendo velocidade na atualização de conteúdos, possibilitando automatizar diversas etapas que no geral depende de grande demanda de programação. No que diz respeito a banco de dados, apresentaremos as principais características do MySQL, ressaltando as inúmeras vantagens dessa aplicação que possui todas as características de um sistema gerenciador de banco de dados,  após trataremos do  framework Bootstrap e toda sua relação com CSS.  Na etapa final do relatório descrevemos os métodos bem como as aplicações utilizadas durante o desenvolvimento do trabalho, detalhando os passos do momento inicial até a finalização que foi possível graças à pesquisa inicial que feita sobre os principais métodos e ferramentas disponíveis.

Palavras-chave: Pedidos, Web, Ferramentas.

ABSTRACT

With the objective of building a web tool to request and formalize orders, a research is carried out on the main tools of the market for the creation of this type of system, presenting characteristics, history, advantages and the main structure of each tool.

It starts with the PHP language, used to integrate the database with the graphic part (HTML), an indispensable tool for web development, bringing speed in the content update, making it possible to automate several steps that in general depends on great demand of programming. With regard to the database, we will present the main features of MySQL, highlighting the innumerable advantages of this application that has all the characteristics of a database management system, after discussing the Bootstrap framework and all its relationship with CSS. In the final step of the report we describe the methods as well as the applications used during the development of the work, detailing the steps from the initial moment to the completion that was possible thanks to the initial research done on the main methods and tools available.

Keywords: Orders, Web, Tools

1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento web possui grande representatividade no que diz respeito à criação de aplicações e sites, hoje existe uma grande quantidade de empresas que vem conquistando o seu espaço no mercado, estas empresas identificaram no mundo web uma porta de entrada para alcançar clientes potenciais em um mercado altamente competitivo. Para possibilitar a criação de um projeto web de qualidade é necessário conhecer as principais ferramentas que tornam possível a criação desse tipo de conteúdo, dominar as principais características de cada aplicação define o nível de qualidade do projeto, que tem como objetivo agradar o usuário final. A seguir veremos as ferramentas e suas características, bem como o conhecimento de sua estrutura, que foi  um fator-chave para o desenvolvimento desse projeto.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Desenvolvimento de um sistema web (pedidos).

2.2 Objetivo específico

  • Pesquisar linguagem de programação PHP
  • Pesquisar sobre banco de dados mySQL
  • Pesquisar framework Botstrap
  • Descrever as etapas de desenvolvimento de um sistema web (pedidos).

3 LINGUAGEM PHP

A linguagem PHP é muito utilizada atualmente, possui grande capacidade e aplicabilidade no desenvolvimento web, possibilita uma iteração eficiente entre os bancos de dados e interface gráfica, como exemplo podemos destacar a facilidade em atualizar conteúdos, pois sem o uso do PHP a atualização é feita de forma manual,  sendo necessário escrever códigos de HTML e SQL,  ou seja a linguagem PHP permite atualizar de forma automática sincronizando a parte gráfica com o banco de dados, o processo de atualização de conteúdos é feita apenas incluindo as informações no banco de dados,  após a parte visual é alterada devido a programação feita na linguagem PHP. (NIEDERAUER 2011)

4 HISTÓRIA DA LINGUAGEM PHP

Segundo Souza (2000) Em 1994 surge a linguagem PHP criada por Rasmus Lerdorf, porém em 1995 surgiu a primeira versão conhecida como personal home page tools,  e nesse mesmo ano a linguagem  recebeu atualizações e passou a interagir com as linguagens HTML e PHP,  após essa nova inclusão a linguagem tornou-se mais popular.

Segundo Juliano niederauer (2011) A linguagem PHP surgiu dada a dificuldade no desenvolvimento web em vários aspectos, por exemplo, quando era necessário alterar uma grande quantidade de informações ou quando era preciso excluir um menu que com uma grande quantidade de links.  Esse processo pode ser facilmente realizado utilizando a linguagem PHP, basta construir uma estrutura que comporte os links  que poderão ser alterados de uma só vez,  pois sem o uso da linguagem PHP  o processo é mais trabalhoso sendo necessário atualizar cada link manualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (505.5 Kb)   docx (438.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com