TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES

Por:   •  17/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

UNIAGES

CENTRO UNIVERSITÁRIO

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

        

JOSÉ RODRIGO SILVA SANTOS

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES

Fichamento apresentado ao curso de Sistemas de Informação do UniAGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Estagio Supervisionado 2 no 7° período, sob a orientação do professor José Leonardo. 

Critérios de avaliação

Pesos

Nota do estudante

Metodologia e estrutura

1,0

Citações representativas da obra

1,0

Texto dissertativo (Parecer crítico-reflexivo da obra)

  • Relação com as competências estudadas na disciplina.
  • Relevância para o desenvolvimento pessoal e profissional.  
  • Relação com as citações extraídas da obra.  

8,0

Total

10,0

Paripiranga

OUTUBRO, 2017

Márcio Aurélio dos Santos Alencar. Fundamentos de Redes de Computadores. Manaus : Universidade Federal do Amazonas, CETAM, 2010.

CITAÇÕES

“as redes passaram por um longo processo de evolução antes de chegarem aos padrões utilizados atualmente. As primeiras redes de computadores foram criadas ainda durante a década de 60, como uma forma de transferir informações de um computador a outro.” (p. 15)

“Em 1974, surgiu o TCP/IP, que se tornou o protocolo definitivo para uso na ARPANET e, mais tarde, na internet. Uma rede interligando diversas universidades permitiu o livre tráfego de informações [...]” (p. 16)

“rede de computadores é um conjunto de equipamentos interligados de maneira a trocarem informações e compartilharem recursos, como arquivos de dados gravados, impressoras, modems, softwares e outros equipamentos” (p. 18)

“a topologia pode ser entendida como a maneira pela qual os enlaces de comunicação e dispositivos de comutação estão interligados, provendo efetivamente a transmissão do sinal entre nós da rede” (p. 20)

“Como os cabos categoria 5 são suficientes tanto para redes de 100 quanto de 1000 megabits, eles são os mais comuns e mais baratos, mas os cabos categoria 6 e categoria 6a estão se popularizando e devem substituí-los ao longo dos próximos anos” (p. 24)

“a fibra ótica transmite informações através de sinais luminosos, em vez de sinais elétricos”. A fibra ótica é totalmente imune a ruídos, com isso, a comunicação é mais rápida” (p. 25)

“para facilitar a interconexão de sistemas de computadores, a ISO (International Standards Organization) desenvolveu um modelo de referência chamado OSI (Open Systems Interconnection), para que fabricantes pudessem criar protocolos a partir desse modelo” (p. 27)

“protocolo é a “linguagem” usada pelos dispositivos de uma rede de modo que eles consigam se entender, isto é, trocar informações entre si. Um protocolo é um conjunto de regras que governa a comunicação de dados” (p. 31)

“HTTP – HyperText Transfer Protocol – é usado principalmente para acessar dados na World Wide Web. Esse protocolo permite a transferência de dados na forma de textos simples, hipertextos, áudios, vídeos entre muitas outra” (p. 31)

“IP – Internet Protocol – é o principal protocolo do nível de inter-rede na arquitetura TCP/IP” (p. 31)

“os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela. Todo hub é um repetidor responsável por replicar, em todas as suas portas” (p. 35)

“Roteadores são pontes que operam na camada de rede do Modelo OSI. Eles são responsáveis por tomar a decisão de qual caminho percorrer para interligar redes diferentes.” (p. 35)

“a internet é um conjunto de redes de computadores interligadas entre si, que são espalhadas pelo mundo inteiro. Todos os serviços disponíveis na internet são padronizados e utilizam o mesmo conjunto de protocolos” (p. 39)

“uma intranet é uma rede de computadores privada que [se] assenta sobre a suíte de protocolos da internet. Consequentemente, todos os conceitos da última aplicam-se também a uma intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor” (p. 39)

“a Extranet de uma empresa é a porção de sua rede de computadores que faz uso da internet para partilhar com segurança parte do seu sistema de informação” (p. 39)

“Uma rede sem fio se refere a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos. [...] Sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).” (p. 41)

Texto

Todos nos sabemos que a internet é o ponto alto de nossa sociedade e que sem ela teríamos dificuldade em varias áreas principalmente na comunicação, mas essa internet precisa ser gerenciada e é essa uma das funções das Redes de computadores que são estruturas físicas (equipamentos como switches, hubs e rotadores) e lógicas (programas, protocolos, tipos de comunicações) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si. Segundo Marcio Aurélio (2010, p.15) “as redes passaram por um longo processo de evolução antes de chegarem aos padrões utilizados atualmente. As primeiras redes de computadores foram criadas ainda durante a década de 60, como uma forma de transferir informações de um computador a outro.”. Quando um computador está conectado a uma rede de computadores, ele pode ter acesso às informações que chegam a ele e às informações presentes nos outros computadores ligados a ele na mesmo rede, o que permite um número muito maior de informações possíveis para acesso através daquele computador. Existem alguns tipos de redes de computadores podem ser classificadas como: A Lan que é a Rede Local: Uma rede que liga computadores próximos (normalmente em um mesmo prédio) e podem ser ligados por cabos apropriados, chamados cabos de rede. Como por exemplo: Redes de computadores das empresas em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (191.3 Kb)   docx (459.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com