TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Tecnologia “Dom Amaury Castanho” – Fatec Itu

Por:   •  27/9/2021  •  Artigo  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade de Tecnologia “Dom Amaury Castanho” – Fatec Itu

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Disciplina: Sistemas de Informação

Professor: Me Francisco Bianchi

Pensando um Sistema de Informação em um contexto empresarial

Aluno 1: ITALLO RODRIGUES MORENO

Aluno 2: ANDERSON LUCCHI AMÉRICO VIEIRA

17 de setembro de 2021


  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A BRAVOX S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO ELETRÔNICO LTDA., é uma Organização com fins lucrativos, foi fundada em 06 de agosto de 1953 e está situada na Av. Caetano Ruggieri, 3106, Pq. Ns. Sra. Candelária, Itu/SP. Tem como principal missão a de produzir soluções de áudio para melhorar a experiência sonora dos seus Clientes.

O ramo de atividade é o de desenvolvimento e fabricação de soluções de áudio para automóveis e caminhões, para ambientes residenciais e comerciais (salões de festas, lojas, etc).

Tem como principais Clientes as pessoas que apreciam equipamentos de sons automotivos (conhecidos como paredões) e alguns que possuem pequenos projetos residenciais e comerciais. Existe, ainda, o relacionamento com Clientes e Empresas ao redor do mundo que adquirem produtos em grandes lotes e pedidos.

Ela é composta por aproximadamente 550 Colaboradores, que se dividem em 03 (três) turnos, sendo eles: manhã, tarde e madrugada (terceiro turno). Consta ainda que possui 6 linhas de produção e outros 6 setores que são responsáveis pela produção de componentes para a montagem dos produtos. A empresa não possui filiais ou empresas terceirizadas.

  1. A EMPRESA COMO UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES

A empresa apresentada é um sistema que possui vários outros sistemas integrados (subsistemas) que se pode identificar seus componentes de entrada, processamento e saída.

Pode ser citado que há entrada de dados através de pesquisas realizadas pelo setor de Marketing. Seus pesquisadores coletam dados através de redes sociais, sites de buscas, pós-vendas (feedbacks dos Clientes) e, também, através dos produtos que são distribuídos diariamente pela empresa. Esses dados são processados e transformados em informações relevantes à organização, que podem ser armazenados em bancos de dados. Também, são coletados dados relacionados a produtos vendidos em âmbito mundial, a evolução de equipamentos e as tecnologias utilizadas na produção. São produzidas informações, relatórios – saídas – que têm como objetivo auxiliar a empresa a integrar novos conhecimentos (sejam referentes ao produto, clientes, serviços, mercado em que está inserido, etc).

A empresa utiliza-se de fontes externas para recepcionar dados de entrada, os quais são processados e transformados em informações relevantes, que podem ser utilizadas em sistemas dos níveis tático e estratégico, que por sua vez subsidiam e auxiliam as tomadas de decisões, o bom funcionamento da organização, e ainda, ajudam a analisar as tendências de longo prazo (da empresa e do ambiente externo), e claro, sua readequação em relação ao ambiente externo.

[pic 1]

Figura 1 –Coleta de informações

Obviamente que este é um exemplo simplista do funcionamento de um dos vários Sistemas de Informações que auxiliam na operacionalidade da Bravox S/A e com isso pode ser citado que a empresa se preocupa: a) em identificar os fatores críticos de sucesso (ex. busca de tecnologia superior de modo a oferecer um produto com qualidade); b) em aplicar constantemente a reengenharia, auxiliado pelo setor de marketing, o qual coleta informações relevantes de mercado e podem alimentar outros sistemas (desenvolvimento, produção, finanças, recursos humanos, etc) em busca da competitividade no mercado em que está inserido; c) no aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e assistência aos clientes (feedback); d) e com a vantagem competitiva, que se trata de um benefício a longo prazo, pois é através do aperfeiçoamento e desenvolvimento de novos produtos e serviços de boa qualidade que são conquistados novos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com