TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentando e organizando a pesquisa

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Para levantarmos um prédio ou desenvolvermos um potente software, por exemplo, precisamos primeiramente elaborar um projeto. Nesse projeto estarão presentes nossas ideias iniciais sobre o que será feito e os detalhes de como fazer, em outras palavras, estarão presentes toda a fundamentação e justificativa da sua pesquisa.

Você já parou para pensar que nosso discurso (falado ou escrito) é sempre parte do discurso de outra pessoa? Sempre estamos repetindo algo que ouvimos de alguém ou lemos de algum autor. O mais interessante é que, na maioria das vezes, isso ocorre de forma inconsciente.

Esse fato reforça a ideia de que o conhecimento também é construído a partir de experiências práticas e ideias pré-concebidas. Nesse sentido, nenhuma pesquisa parte do “zero”, pois é fundamental a consulta de materiais de aula, livros, artigos, documentos oficiais ou até mesmo a investigação de outros trabalhos acadêmicos. Todo trabalho acadêmico deve seguir um conjunto de normas e regras. As mais comuns são as que dão sustentação teórica, normativa e estética ao trabalho. Os exemplos mais comuns são fundamentação teórica, citações feitas de maneira correta, referências, entre outras.

Mas o que significa fundamentar uma pesquisa teoricamente? O que são e como fazer citações em trabalhos acadêmicos? O que devemos incluir nas referências da pesquisa?

Sem essas informações torna‑se praticamente impossível a formulação do problema de pesquisa, que é um dos pontos fundamentais para se construir as hipóteses e realizar o levantamento dos dados necessários. Clique aqui para assistir ao vídeo que trata sobre o tema por meio de exemplos claros e concisos sobre o assunto.

Bons estudos!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com