TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Redes de Computadores

Por:   •  5/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1 – A interface GBIC (Gigabit Ethernet Interface Carrier) representa um grande salto tecnológico em relação as interfaces dos dispositivos de redes. Quais as principais vantagens do uso dos GBICs? Explique em pelo menos 10 linhas. (2,5 pontos)

Os transceivers possuem a função de conexão de um nó ao meio físico, fornecendo uma interface elétrica, para permitir comunicação do host com o meio. Dentre os tipos de transceivers, podemos citar um que simbolizou um grande avanço tecnológico em relação às interfaces dos dispositivos de redes: o GBIC, que permite os administradores de rede configurar cada uma das portas do switch para lasers de ondas curtas e de ondas longas, como também para as interfaces físicas de cobre. Essa configuração permite que os fornecedores de switches construam um único switch físico ou módulo de switch físico, que o cliente poderá configurar de acordo com a topologia de laser/fibra necessária. Em contraste, os switches de Gigabit Ethernet sem GBICs não são compatíveis com outros lasers, ou precisam ser personalizados de acordo com os tipos de laser necessários.

Questão 2 – Os endereçamentos em broadcast permitem que uma interface envie frames para todas as demais. Esse recurso só pode ser usado dentro de um domínio de broadcast. Partindo destas afirmações responda: Porque esses domínios não podem conter muitas máquinas? Como proceder para limitar os domínios de broadcast? (2,5 pontos)

Quanto menos máquinas houver num domínio de broadcast, haverá menos "competição" por banda e maior segurança na rede, além de um controle mais eficiente do tráfego, e a divisão dos domínios de colisão. Para limitar (e dividir) os domínios de broadcast se recorre o uso de roteadores, pois os roteadores não enviam pacotes de broadcast e possuem um domínio de broadcast em cada porta.

Questão 3 – Um roteador possui a função de receber um pacote (PDU de camada 3) em uma interface, verificar a existência de erros, e se tudo parecer correto, o endereço de destino deve ser comparado com a tabela de roteamento. Tal tabela irá designar em qual interface o pacote será encaminhado para atingir a rede de destino. Dos diversos tipos de memória usados pelos roteadores, a NVRAM possui função específica de armazenar o arquivo de configuração de backup. Qual a função da memória ROM na arquitetura de um roteador? Explique em pelo menos 5 linhas. (2,5 pontos)

A memória ROM de um roteador serve para armazenar o programa de bootstrap, um software de sistema operacional, além de um software de diagnósticos iniciais. As atualizações do software na ROM exigem a remoção e substituição de chips que podem ser conectados à CPU. A ROM não perde seu conteúdo quando o roteador é desligado ou reiniciado.

Questão 4 – O termo máquina virtual foi descrito na década de 1960 pela IBM: uma abstração de software que enxerga um sistema físico (máquina real). Ao invés de ser uma máquina real, isto é, um computador real feito de hardware e executando um sistema operacional específico, uma máquina virtual é um computador fictício criado por um programa de virtualização. Partindo destas afirmações, explique: quais as principais vantagens da virtualização de servidores? E as desvantagens? (2,5 pontos)

Principais vantagens: economia (menor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com