TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de analise orientadas a objetos

Por:   •  14/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.495 Palavras (14 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Esta ATPS é sobre a disciplina de Fundamentos de Análise Orientadas a Objetos, divididos em duas etapas, e cada e Etapa tem 4 passos, cada passo tem um exercícios e cada exercício pode ter mais de uma questão.

Nesta ATPS é posposto um desafio pelo qual a escola de ensino Fundamental e Médio ‘Bom Saber_XY’ necessita de um sistema para administrar as atividades de sua biblioteca que está sendo construída. Este sistema a ser desenvolvido necessita permitir a realização de cadastro dos usuários do sistema, os funcionários da escola, e também os livros, revistas e jornais, administrando o empréstimo, devolução e reserva.

DESENVOLVIMENTO

A ATPS foi desenvolvida conforme o especificado pelo que foi pedido, fazendo os exercícios em sua totalidade.

A ATPS foi baseada nos estudos que foram passados em sala de aula, nos estudos que fizemos em nossos domicílios e no que foi absorvido no conteúdo no decorrer do bimestre.

Nos exercícios foi feito o levantamento de requisitos das ações do sistema, baseado nos conceitos de engenharia de software.

CONCLUSÃO

Fica aqui concluído que foi possível desenvolver o que foi proposto no desafio, foi elaborado o resumo individual de cada um dos integrantes da equipe, o resumo solicitado e o levantamentos dos requisitos funcionais e não funcionais do sistema,  e os relatórios assim chegando em sua totalidade no que foi pedido e assim sendo desenvolvido os exercícios e aprofundando o nosso conhecimento e aprendizagem sobre a matéria que é indispensável nas necessidades básicas de desenvolvimento de um sistema.

ETAPA1

Passo 1(Individual)

  1. Resumo conceitos gerais de engenharia de software.

Conceitos gerais de engenharia de software

Em todos os lugares do mundo é encontrada a necessidades de software, exemplo na distribuição industrial que é completamente automatizada, elaborar um software que esteja dentro dos custos adequados é essencial para economia do nosso planeta.

A engenharia de software é um ramo da engenharia cujo foco é desenvolver aplicações dentro do custo e da qualidade de software.

O conceito de engenharia de software foi proposto após uma conferencia que foi chamada de “crise de software” que foi resultante em tornar viável a criação de softwares que eram denominados inviáveis com a introdução de novos hardwares de computadores em circuitos integrados, os softwares desenvolvidos eram melhores do que os anteriores, porém não era suficiente, e a qualidade do software era muito baixa para arcar com os custos necessários para o desenvolvimento destes softwares, era necessário a elaboração de novas técnicas para controlar a complexidade de grandes sistemas.

Essas técnicas se tornaram parte da Engenharia de Software, porém existem empresas que não implementaram estas técnicas e continuam produzindo softwares de baixa confiabilidade com alto custo e atraso na entrega.

Através da Engenharia de software um software não é visto com apenas um programa, por trás existe a documentação, configurações, conjunto de programas, etc.

A Engenharia nada mais é do que uma disciplina de engenharia com todos os aspectos para produzir um software, desde o levantamento de requisitos até ele estar operando e tendo a sua manutenção, a engenharia de software é composta por diversos processos, estes processos são conjuntos de atividades associados para a elaboração de um software.

Especificação de software: Levantamento de requisitos e definição das restrições operacionais do software é definido.

Desenvolvimento de software: como o nome diz é a projeção e programação.

Validação do software: verificação para garantir que o sistema atende ao que foi solicitado.

Evolução do software: é a manutenção do software, onde é necessário realizar adaptações no software de acordo com os requisitos do cliente e as novas necessidades do mercado.

Existem alguns modelos de desenvolvimento de software, como modelo em cascata, desenvolvimento evolucionário, engenharia de software baseada em componentes.

Os principais estágios do modelo demonstram as atividades de desenvolvimento são:

Definição de requisitos, onde é feito o levantamento de requisitos através de consultas ao usuário, projeto de software onde é envolvido a identificação e a descrição abstrata fundamental do sistema, dividindo os requisitos em hardware e software, a implementação e teste de unidade que é realizado teste de cada unidade para ver se atende as especificações do usuário, integração do sistema e testes, como o nome diz é realizado a integração para garantir que os requisitos foram atendidos após isso é realizado testes para liberar o software ao cliente, e a operação e manutenção, é o maior ciclo de vida do software, onde envolve a correção dos erros, e aprimoramento das unidades do sistema assim que novos requisitos são definidos.

Existem diversos atributos de um bom software, como a facilidade de manutenção, a confiança, eficiência e usabilidade.

Desde os tempos mais antigos onde as pessoas tinham trabalhos que poderiam ser repetitivos ou trabalhosos, as pessoas vêm criando métodos para facilitar essas atividades. Com a criação dos computadores vieram os softwares (um conjunto de programas, arquivos de configurações e documentação do usuário), Programas que cada vez se tornam mais eficientes. Mas onde surgiram esses softwares?

O primeiro software foi para fazer cálculos sugeridos por Ada Lovelace no ano de 1843, mas o primeiro a entrar em ação foi baseado em cartões perfurados. Desde então os avanços no aspecto software vem crescendo. No ano de 1968 foi realizado uma conferência com o propósito de implementar a ‘Engenharia de Software’ e discutir sobre o crescimento da tecnologia e sobre as novas possibilidades de criação.Mas o que é engenharia de software?

Engenharia de Software engloba todo o processo de levantamento de requisitos para determinado problema até a manutenção do software depois de concluído o projeto. A definição de um processo de um software é um conjunto de atividade que trazem um resultado. Para a criação de um software são necessários alguns processos básicos, sendo eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (198.9 Kb)   docx (608.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com