TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Projetos Eniac

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 8

Gerenciamento de Riscos

O gerenciamento de riscos é uma das mais importantes responsabilidades de um gerente de projeto. O gerente precisa antecipar qualquer risco que pode afetar o cronograma do projeto ou a qualidade do software que está em desenvolvimento e tomar todas as medidas para evitar tais riscos. Esses riscos podem ameaçar o projeto, o software ou a organização e são categorizados respectivamente como Riscos de projeto; Risco de Produto e Riscos de negócio.

Esses tipos de riscos se sobrepõem. Por exemplo, se um programador experiente deixa abandona o projeto, isso pode acarretar a um risco de projeto porque, mesmo que o mesmo seja substituído imediatamente, o cronograma será afetado. A perda deste programador também pode acarretar a um risco de negócio porque a experiência desse programador pode ser crucial para ganhar novos contratos.

Um gerenciamento de riscos é particularmente importante para projetos de software por causa das incertezas inerentes que a maioria dos projetos enfrentam. É preciso prever os riscos, compreender o impacto desses riscos sobre o projeto, o produto e o negócio e tomar medidas para evitar tais riscos. Talvez você precise elaborar planos de contingência para que, quando ocorrerem os riscos, você possa tomar medidas de recuperação imediata.

Todos os resultados devem ser documentados em um plano de gerenciamento de riscos, incluir uma discussão sobre os riscos e uma análise de cada um para se obter informações sobre a maneira de gerenciar o risco caso seja provável que eles se tornem um problema.

O gerenciamento de riscos é um processo interativo e seu ciclo é contínuo. Sempre melhorando o que pode ser melhorado.

O primeiro estágio do processo de gerenciamento de riscos é a identificação destes riscos. Ele identifica o que poderia representar grande ameaça para o projeto.

Um checklist de verificação pode ser utilizado para agilizar essa etapa. Estes 6 tipos de riscos podem ser incluídos neste checklist:

  1. Riscos de tecnologia: Riscos que derivam das tecnologias de software ou hardware que são usados para desenvolver o sistema.
  2. Riscos de pessoas: Riscos que são associados às pessoas da equipe de desenvolvimento.
  3. Riscos organizacionais: Riscos que derivam do ambiente organizacional onde o software está sendo desenvolvido.
  4. Riscos de ferramentas: Riscos que derivam das ferramentas de softwares e outros softwares de suporte usados para desenvolver o sistema.
  5. Riscos de requisitos: Riscos que derivam das mudanças nos requisitos de cliente e no processo de gerenciamento de mudanças de requisitos.
  6. Riscos de estimativas: Riscos que derivam das estimativas de gerenciamento dos recursos para construir o sistema.

O processo de Análise de riscos considera cada risco que foi identificado e é feito um julgamento sobre a probabilidade e a gravidade desses riscos. Não há uma maneira simples de fazer isso. Você tem que confiar em seu próprio julgamento e na experiência advinda de projetos anteriores e de problemas que surgiram neles.

A probabilidade do risco pode ser avaliada como muito baixa (<10%), baixa (10 a 25%). Moderada (25 a 50%), alta (50 a 75%) ou muito alta (>75%).

Os efeitos do risco podem ser validados como catastróficos, graves, toleráveis ou insignificantes.

Naturalmente, a probabilidade e a avaliação dos efeitos dos riscos podem mudar à medida que mais informações sobre o risco se tornam disponíveis e quando os planos de gerenciamento de riscos são implementados. Portanto, você deve atualizar essa tabela durante cada iteração do processo de risco.

Uma vez que os riscos foram analisados e classificados, você deve avaliar quais desses riscos são mais significativos. Seu julgamento deve depender de uma combinação da probabilidade de ocorrência de risco e dos efeitos desse isco. Em geral, os riscos catastróficos devem ser sempre considerados, bem como os riscos graves que tem mais do que uma probabilidade moderada de ocorrência.

O processo de planejamento de riscos considera cada um dos principais riscos que foram identificados e desenvolve estratégias para gerenciar esses riscos. Para cada um dos riscos, você precisa pensar em ações que possa tomar para minimizar a interrupção do projeto, caso ocorra o problema identificado no risco. Você também, precisa pensar sobre as informações que pode precisar coletar durante a monitoração do projeto de maneira que os problemas possam ser antecipados. Não existe um processo simples que possa ser seguido para o planejamento de contingência. Ele usa o julgamento e a experiência do gerente de projeto.

A monitoração de riscos é o processo de verificar se suas suposições sobre os riscos de produto, de processo e de negócios não mudaram. Você deve avaliar regularmente cada um dos riscos identificados para decidir se esse risco está se tornando mais ou menos provável. Você também precisa verificar se os efeitos dos riscos mudaram ou não. Para fazer isso, você deve observar outros fatores, como o número de solicitações de mudanças de requisitos, que lhe dão pistas sobre a probabilidade de risco e seus efeitos. Esses fatores dependem, obviamente, dos tipos de riscos.

Você deve monitorar esses riscos, regularmente, em todas as fases de um projeto. Em cada revisão da gerência, você deve considerar e discutir cada um dos principais riscos separadamente. Você deve decidir se os riscos são mais ou menos suscetíveis de surgirem e se a seriedade e as consequências deles se alteraram.

Gerenciamento de Pessoas

O maior ativo de uma organização de software são as pessoas que nela trabalham. Custa muito para recrutar e reter boas pessoas e cabe aos gerentes de software garantirem que a empresa obtenha o melhor retorno possível sobre seus investimentos. Nas empresas e economias de sucesso, isso é alcançado quando as pessoas são respeitadas pelas organizações e lhes são atribuídas responsabilidades que refletem suas habilidades e experiência.

Como gerente de projetos, você precisa motivar as pessoas que trabalham com você para que elas contribuam com o melhor de suas habilidades. Motivação significa organizar o trabalho e o ambiente de trabalho para incentivar as pessoas a trabalharem do modo mais eficaz possível. Se as pessoas não são motivadas, elas não se interessarão pelo trabalho que estão fazendo. Elas trabalharão lentamente, serão mais propensas a cometer erros e não contribuirão para os objetivos mais amplos da equipe ou organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com