TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Redes de Computadores

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Gerenciamento de Redes de Computadores

Gerenciamento de Redes

Os softwares de gerenciamento de redes têm sido cada vez mais usados nas empresas, pois além de serem indispensáveis para o correto funcionamento de suas redes, também trazem diversos benefícios e vantagens em relação à mesma, como melhor segurança, controle de acesso, detecção de possíveis problemas (manutenção preventiva), etc.

Outro fator que justifica o grande crescimento do uso desse tipo de ferramenta, levando diversas empresas a investirem e adotarem esse recurso, é que, por exemplo, sem um controle efetivo, os recursos não proporcionam o retorno que a corporação requer. Além de que, o contínuo crescimento da rede em termos de componentes, usuários, interfaces, protocolos e fornecedores ameaçam o gerenciamento com perda de controle sobre o que está conectado na rede e como os recursos estão sendo utilizados. Sem contar que, deve haver uma diferença de permissão de acesso a certos recursos e arquivos da rede entre o funcionário e o gerente, podendo assim monitorar melhor quem acessa o que, para assim evitar qualquer tipo de vazamento de informação da empresa.

Cacti

O Cacti é uma ferramenta que monitora a rede e, através de gráficos, exibe informações detalhadas sobre a mesma. Todo o programa é baseado para funcionar na estrutura do RRDTool, que é o programa responsável pelo armazenamento dos dados e pela geração dos gráficos. Cacti se mostra robusto e ao mesmo tempo de fácil usabilidade, feito para ser flexível se adaptando a diversas necessidades. Praticamente tudo é configurado através do uso da sofisticada interface web e o resultado é de alta qualidade.

Cacti é um software grátis.

Desenvolvedor: The Cacti Group

Plataformas: Linux/Unix e Windows

Principais vantagens:

- Interface web simples e bonita. Possui o recurso zoom através de Java Script.

- Sistema eficiente de permissões, o que facilita a segurança e eficiência do sistema.

-Sistemas de trees ( árvores ), através do qual o usuário obtém muitos tipos diferentes de visões em detalhes , as quais são customizáveis.

Principais desvantagens:

- O intervalo padrão das verificações é igual a 5 minutos, e quando modificado pode apresentar dados incoerentes.

- São necessárias três verificações para que o administrador possa começar a visualizar os dados.

- A interface web é confusa no que se refere a algumas funções.

- Não realiza o resumo de múltiplos recursos, o que torna confuso o acompanhamento de clusters.

Nagios

Classificado como umas das melhores ferramentas do mercado o Nagios se dispõe de diversas funcionalidades, dentre elas a monitoração de serviços de rede, recursos de computadores ou equipamentos de rede além de também contar com suporte a monitoração remota via SSH ou SSL. Também conta com um desenvolvimento simples de plugins que permite aos usuários facilmente criar seus próprios modos de monitoração dependendo e suas necessidades (Bash, C, Python, PHP, etc.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com