TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de Qualidade UNIP

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  2.413 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP INTERATIVA

Código da Prova:

Curso: SUP TEC EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Série ou Período: 3º Bimestre - 4º Semestre

Tipo: Bimestral

Aluno:

I - Questões objetivas – valendo  5,00 pontos

II - Questões discursivas – valendo  5,00 pontos

Gerada em:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questões de múltipla escolha

Disciplina: 308850 - Gestao da Qualidade

Questão 1: David Garvin, no sentido de melhor estudar a evolução do conceito de qualidade, estabeleceu algumas Eras da Qualidade. A primeira é a Era da Inspeção. O que é feito efetivamente em uma inspeção de qualidade?

A)Os produtos são testados à exaustão em um túnel de vento.

B)Algumas pessoas utilizam o produto sem saber a marca.

C)O produto é difundido no mercado fazendo com que as pessoas o identifiquem nas prateleiras e/ou pontos de venda.

D)Um funcionário efetivamente observa, mede, pesa, ou seja, verifica de fato se os produtos que estão sendo fabricados estão de acordo com as especificações técnicas.

E)Alguém verifica se todos os produtos foram embalados corretamente.

Questão 2: Em um comercial de televisão, um menino usa um telefone e diz para seu pai que o aparelho “é muito bom”, admirando sua beleza. Isso porque o objeto era feito de aço escovado brilhante com pequenos detalhes em vermelho que brilhavam. Seu pai, afoito, olha para o aparelho, testa, faz uma ligação e também confirma o que o filho disse, o aparelho “é muito bom”.  Mas dá a entender que não estava nem um pouco preocupado para com o apelo visual do produto. Nesse sentido, é correto dizer que qualidade é fundamentalmente atender aos requisitos para os quais foi produzido?

A)Para ter qualidade, um produto precisa ser simples.

B)A qualidade é uma opinião psicológica formada pelo tripé força, ambiente e funcionalidade, segundo Kant (1994, p. 34).

C)De forma alguma, um produto de qualidade precisa, sim, ter beleza e funcionalidade.

D)Para ter qualidade, um produto precisa ser barato.

E)Um produto ou serviço somente tem qualidade quando atende aos fins para os quais foi produzido.

Questão 3:  Uma das mais conhecidas e bem utilizadas ferramentas de qualidade é o Diagrama de Ishikawa, o popular “Espinha de Peixe”, que foi criado no ano de 1943 por Ishikawa, na Universidade de Tóquio, no Japão, com a finalidade de mostrar como diferentes fatores podiam ter semelhança entre si e se relacionar. Nas alternativas a seguir, temos vários usos recomendados desse diagrama; porém, um deles não está relacionado com o Diagrama de Ishikawa. Indique qual é a alternativa.

A)Serve para saber quais são as causas de determinados problemas na organização.

B)Quando temos a necessidade de identificar quais são as possíveis causas de um determinado problema.

C)Serve como ferramenta para analisar as causas dos defeitos, com o objetivo de melhorar o desempenho dos produtos, bem como para identificar possíveis falhas e poder aperfeiçoá-lo.

D)Serve para desenvolver um padrão para os processos empresariais e custeio dos produtos.

E)Para classificar todas as possíveis causas, decompondo-as em subcausas. Assim, podemos verificar quais são os efeitos ou resultados consequentes.

Questão 4: O conceito de qualidade foi formado ao longo do tempo. Em analogia (comparação) com o conceito de “lucros” nas finanças, ou com o conceito de “necessidades básicas do ser humano” na economia, a qualidade possui uma hierarquia de valores, dividindo-se em valores de qualidade básicos formados por Deming e Juran, valores intermediários de Crosby e David Garvin e as neoqualidades de Rob Nelson e Feingenbauem.  Podemos dizer que essa afirmação é:

A)Falsa. As neoqualidades é que são formadas por David Garvin e Crosby.

B)Falsa. Deming e Juran jamais escreveram sobre qualidade, eles eram engenheiros industriais.

C)Verdadeira, nas neoqualidades incluem-se também o Seis Sigma e o 5R.

D)Verdadeira, porém Feigenbauem não é expoente das neoqualidades, e sim dos valores intermediários.

E)Falsa, a classificação listada no enunciado é inexistente. Não há hierarquia no conceito de qualidade.

Questão 5: O senhor Rodrigo Santos é o diretor industrial de uma empresa internacional especializada em móveis para escolas. Na maioria dos países, há uma legislação muito rigorosa para esse tipo de produto. No entanto, a empresa decidiu abrir uma subsidiária em um país onde não há uma legislação específica para esses móveis. Assim, o senhor Rodrigo Santos, com a finalidade de aumentar os lucros, optou por adotar matérias-primas de qualidade inferior para produzir móveis nesse país. Essa foi inclusive uma sugestão da senhora Martinha Rodrigues, diretora de vendas.

De acordo com o pensamento de Deming:

A)Essa decisão é inaceitável. A qualidade deve sempre ser a mesma, independentemente do país onde a empresa estiver instalada.

B)Essa decisão é inaceitável em partes, desde que a qualidade do produto seja perene, não sofra variações com o tempo.

C)Essa decisão é polêmica, mas correta, cabendo ao diretor industrial a responsabilidade apenas de certificar-se de que a qualidade é suficiente para garantir um uso de acordo com as especificações do produto.

D)Uma empresa não deve ter subsidiárias em vários países, não pelo menos produzindo o mesmo produto.

E)Um produto deve ter aparência igual, mas sua composição química e física pode variar.

Questão 6:  Areco (1992, p. 42) comentou que “Os serviços de informação não formam, sozinhos, uma única empresa, mesmo se considerarmos uma empresa com todos os empreendimentos que exploram determinados setores da economia, com o foco em obter vantagens competitivas. Os serviços de informação se configuram como uma forma de obtenção de recursos informacionais, recursos esses que são agregados a outros, como humanos, materiais e financeiros, que completam a formação mais clássica das empresas, ou seja, não podemos implementar métodos de gestão da qualidade total apenas nos serviços de informação, é necessário que apliquemos esses métodos ___________________________”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (176.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com