TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HABILITAÇÃO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.945 Palavras (32 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 32

ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSE DO RIO CLARO

CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO

HABILITAÇÃO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA

O QUE A DEEP WEB PODE OFERECER DE DIFERENTE QUE NÃO EXISTE NA SURFACE WEB

Acadêmico: Lucas Henrique Barbosa Venturin [1]

Orientador: Marcos Fermiano dos Santos [2][3]

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o lado oculto da internet a Deep Web, conhecida apenas por usuários com grande experiência em navegar pela web, mostrar que ela pode oferecer uma grande e enriquecedora variedade de conteúdos de grande interesse como livros, artigos científicos, músicas, filmes, jogos e muitos mais. Apresentando suas características, o intuito de ser criada, o que ela pode nos oferecer, as formas de acessa-la e principalmente provar que se usa- la da forma correta, pode nos oferecer conteúdo de extrema utilidade, conteúdos que dificilmente são encontrados na web utilizada no dia-dia. A Deep Web, que consiste em páginas que, por seu modo de configuração ou circunstância afetam a arquitetura da rede e acabam não encontradas quando procuradas por mecanismos de busca, mesmo que contenham a expressão ou palavra chave requisitado.

PALAVRAS CHAVE:

 Deep Web, Internet, Conteúdos, Características, Configuração.

ABSTRACT

This work aims to present the dark side of the Internet Deep Web, known only by users with great experience in surfing the web, shows that it can offer a great and rich variety of content of great interest as books, scientific articles, songs, movies, games and many more. Featuring its characteristics, in order to be created, what it can offer, the ways to access it and mainly prove that using it the right way, can offer us extremely useful content, content that is hardly found on the web used in day to day. Deep Web pages which is that, in its setting mode or condition affecting the network architecture and end not found when searched by search engines, even if they contain the required expression or keyword.        

KEYWORDS:

Deep Web Internet. Content. Characteristics. Configuration

INTRODUÇÃO        

Quando pesquisamos algo no google e não encontramos logo achamos que esse algo não existe, mas apenas uma pequena parcela da internet pode ser encontrada na Surface[4]. Estima-se que apenas 10% de toda internet pode ser encontrada no google e os outros 90% estariam na deep web. A expressão Deep Web foi criada por Michael K. Bergman, fundador do programa Bright Planet, software especializado em coletar, classificar e procurar conteúdo nessa esfera da Web. A deep web é relativamente diferente da Surface web, fontes da deep web armazenam seus conteúdos em bases de dados pesquisáveis que só produzem resultados dinamicamente a um pedido direto. Mas um pedido direto baseia-se em “um de cada vez” dando assim muito mais trabalho para achar os resultados de pesquisa. A tecnologia de busca do BrightPlanet automatiza o processo de fazer dezenas de consultas diretas ao mesmo tempo usando a tecnologia de vários segmentos, portanto até agora é a única tecnologia de busca que é capaz de identificar, recuperar, pesquisar e organizar o conteúdo encontrado.

1 – A INTERNET E SUAS DERIVAÇÕES

Cade o paragrafo que eu pedi para por aqui

1.1 - Evoluções Históricas Da Internet

        A história do desenvolvimento da Internet é uma aventura extraordinária. Ela demonstra a capacidade que as pessoas têm de transcender metas institucionais, superar barreiras burocráticas e subverter paradigmas e inaugurar um mundo novo. Reforça ainda que a cooperação e a liberdade de informação podem ser mais propícias às inovações do que a competição e os direitos de propriedade (CASTELLS,2003).
        
De acordo com Strickland (2008) no ano de 1957 a então União Soviética lançou o Sputnik, seu primeiro satélite artificial, chocando os norte-americanos com a notícia. A guerra-fria estava no auge e os Estados Unidos e a União Soviética eram inimigos declarados. Como a União Soviética era capaz de lançar um satélite era possivelmente capaz de lançar um míssil contra a América do Norte. A figura 1.1 ilustra o satélite Sputnik:

[pic 1]

Figura 1 ilustra o satélite Sputinik lançado durante a guerra fria pela União soviética. Fonte: Google Imagens

        Segundo Strickland (2008), o presidente Dwight D. Eisenhower1 criou em 1958 a Agência de Projetos Avançados de Defesa (ARPA) como resposta ao lançamento do Sputnik.

O proposito da ARPA era deixar os ESTADOS UNIDOS em certa vantagem tecnológica em relação aos outros países e a parte importante de missão ARPA era a ciência da computação

Nos anos 50, computadores eram aparelhos muito grandes que ocupavam salas inteiras e tinham apenas uma fração da capacidade de processamento de um computador moderno. Muitos dos computadores eram capazes de ler apenas fitas magnéticas ou cartões perfurados e não existia ainda uma maneira de fazer com pudessem trabalhar em rede (STRICKLAND, 2008) numero pagina

        Cada computador da ARPANET utilizava um S.O diferente. Os projetistas tiveram que desenvolver um conjunto de regras que a rede deveria seguir para que os computadores pudessem se comunicar uns com os outros sem derrubar o sistema. Essas regras ficaram conhecidas como protocolos o primeiro conjunto de protocolos ficou com o nome de NCP, ou protocolo de rede que posteriormente a ARPANET subistituiu pelo pacote de protocolo de rede e protocolo de internet, que juntos são conhecidos como TCP/IP, que são as regras seguidas pela internet até hoje

1.2 - Os Motores De Busca

        Desde o inicio da internet houve a preocupação com a criação de ferramentas para a localização de informações, desta forma, surgiram 2 tipos básicos que são os diretórios e os motores de busca.

Os diretórios foram criados quando o conteúdo da internet era pequeno o suficiente para serem pesquisados de forma manual.

Já os motores de busca surgiram com o aumento dos recursos da internet que tornou praticamente impossível a pesquisa manual. Pois os motores de busca possuem uma base de dados com grande quantidade de itens, que permite a busca por palavras chave ou linguagem natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.3 Kb)   pdf (969.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com