TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Handy Care

Por:   •  23/5/2017  •  Artigo  •  2.866 Palavras (12 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 12

HANDY CARE[a]

Alunos: Alberto Zenga, Fabiano Silverio, Nicolas Viana e Rafael Henrique. ¹

Orientador: Silas Romanha. ²

RESUMO

Este artigo aborda [b]as questões dos cuidados que os idosos, crianças e deficientes precisam ter, sabendo que os mesmos estão cada vez mais vulneráveis aos maus-tratos. Em virtude [c]deste problema, os profissionais que atuam no segmento de Home Care vêm aumentando. O uso de smartphones no Brasil cresceu exponencialmente (segundo um levantamento da Nielsen feito no segundo trimestre de 2015, 72,4 milhões de brasileiros navegam na internet através de algum smathphone). O grupo decidiu desenvolver um aplicativo [d]para auxiliar os cuidadores em suas rotinas de trabalho e gerar mais segurança para as famílias que tenham algum ente que necessita de cuidados. O aplicativo terá como função principal o auxílio no dia a dia de um cuidador, ajudando o mesmo a lembrar os horários em que as atividades terão que ser cumpridas, como por exemplo o horário de medicamentos, almoço, banho, etc. Pois um cuidador pode ter durante a semana vários pacientes que vão ter rotinas completamente diferentes, ajudando o mesmo a não se esquecer de qualquer detalhe relacionado ao seu paciente.

Palavras-chave: Home Care – Smartphone - Aplicativo.

ABSTRACT

        This paper approaches the matters regarding the care that the elderly, infantile, and disabled must have, knowing that those are increasingly vulnerable due to mishandling. Due to this issue, homecare professionals are increasing. The use of smartphones had an exponential growth (according to a Nielsen census in the second trimester of 2015, 72,4 million Brazilians browsed the Internet through a smartphone). The group decided to develop an app to help caregivers in their work routine and provide safety to the families of those that need care. The app will have as its main function the assistance in the daily routine of the caregiver, such as the time to give a medicine, lunch, bath and so on, as a caregiver may have throughout the week many different patients that have distinct routines, assisting them to not forget any detail related to the patient.

Keywords: Homecare – Smartphone - App.

  1. INTRODUÇÃO

A enfermagem, desde o seu surgimento, liga-se à ideia de “cuidar”, isto é, à prestação de cuidados voltados à conservação da vida humana. De acordo com Yura e Cols. (1976), a enfermagem é: “O encontro do enfermeiro com um doente e sua família, durante o qual o enfermeiro observa, ajuda, comunica, entende e ensina”.

Segundo dados do IBGE em 2010[e], há cerca de 1 milhão e 500 mil profissionais da área de enfermagem no Brasil. No Estado do Rio de Janeiro, há 214.903 profissionais de enfermagem. Alguns desses, realizam trabalhos formais ou informais como cuidadores em domicílios, quando os parentes não podem cuidar do ente.

E com o crescimento do Home Care no Brasil, de acordo com o levantamento realizado pelo Nead (Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar), o número de empresas que oferecem esse serviço foi de 108, em 2005, para 400, em 2013. O estudo ainda aponta que o faturamento do setor atualmente ultrapassa os R$ 10 bilhões.

O aplicativo que será descrito visa dar suporte, auxiliar, gerar segurança e proporcionar mais conforto podendo ser usado em qualquer lugar e qualquer horário, através de um Smartphone para os cuidadores e familiares que utilizam o Home Care, o nome do projeto é Handy Care.

  1. O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO

Pesquisas comprovam o aumento da população idosa, e consequentemente um aumento no número de doenças relacionadas com senilidade, gerando assim um aumento da necessidade de cuidados médicos em doenças crônicas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos anos 1960, a expectativa de vida deu um salto e aumentou para 52,6 anos. Não é à toa, já que esse foi o período em que começou a importação de novas tecnologias, a fazer campanhas e mais campanhas de vacinação, houve melhoria no saneamento básico, além de melhoria nas condições de moradia, educação e socialização. Em 2010, época do último Censo, esse número subiu ainda mais para 73,8 anos e, para 2020, a projeção é de 76,1 anos a expectativa de vida.  

[pic 1]

Figura 1

Fonte: http://redeglobo.globo.com/acao/noticia/2013/07/populacao-brasileira-envelhece-e-novos-desafios-sociais-sao-impostos.html

  1. O AUMENTO NO USO DE SMARTPHONES

"O mundo caminha para ser mobile", diz executivo do Google, seguindo esta afirmação o Brasil teve um número de brasileiros usando smartphones chegou a 76,1 milhões no terceiro trimestre de 2015, segundo a Nielsen Ibope. Foi um crescimento de 48% na comparação com o mesmo período do ano passado, o que mostra que o setor ainda tem um dinamismo apesar da desaceleração da economia como um todo. Com esse avanço, a participação dos smartphones entre os 125 milhões de brasileiros que usam o dispositivo móvel chegou a 61%.

No gráfico abaixo é demonstrado a quantidade de pessoas conectadas à internet por meio destes aparelhos móveis.


[pic 2]

Figura 2

Fonte: http://www.nielsen.com/br/pt/press-room/2015/Brasileiros-com-internet-no-smartphone-chegam-a-76-milhoes.html

Segundo a Folha UOL, o aumento na venda de smarthphones no Brasil cresceu em 2013 mais de 100%, conforme mostrado na imagem abaixo.

[pic 3]

Figura 3

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/01/1391973-vendas-de-smartphones-e-tablets-cresceram-mais-que-100-em-2013.shtml

Este é um novo século, uma nova sociedade, com um novo formato de receber e transmitir informações, uma sociedade que busca conforto e comodidade onde pessoas não querem mais enfrentar filas ou sair de casa para pagar conta, uma sociedade que busca resolver tudo pelos seus smartphones e por que não cuidar de quem você ama pelo smartphone? Ou trabalhar com um aplicativo que lhe auxilie no seu serviço que esteja em seu smartphone?

O mundo é sim mobile! Você pode comprar, pagar contas, reservar vários tipos de coisas, pode acender e apagar as luzes da sua casa, enfim você pode fazer milhares de coisas simplesmente tendo em mãos um smartphone. Você tem o mundo nas palmas das mãos, aproveite o que ele tem a oferecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (495.4 Kb)   docx (270.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com