TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História das Redes de Computadores

Por:   •  11/3/2019  •  Abstract  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 6

        Desenvolvimento da comutação de pacotes: 1961-1972

        A história de redes de computadores inicia-se na década de 1960, quando a rede telefônica era a rede de comunicação dominante no mundo inteiro. A rede de telefonia usa comutação de circuitos para transmitir informações entre uma origem e um destino. Dada a importância cada vez maior (e o alto custo) dos computadores no início da década de 1960 e o advento de computadores com multiprogramação (time-sharing), nada seria mais natural do que considerar a questão de como interligar computadores para que pudessem ser compartilhados entre usuários distribuídos em localizações geográficas diferentes. O tráfego gerado por esses usuários provavelmente era intermitente, por rajadas – períodos de atividade, como o envio de um comando a um computador remoto, seguidos de períodos de inatividade, como a espera por uma resposta ou o exame de uma resposta recebida.

        Ao redor do mundo, três grupos de pesquisa começaram a inventar a comutação de pacotes como alternativa poderosa e eficiente à de circuitos. Kleinrock, doutorando do MIT. usando a teoria de filas, demonstrou, com elegância, a eficácia da abordagem da comutação de pacotes para fontes de tráfego intermitentes.

        Os trabalhos desenvolvidos no MIT, no Rand Institute e no Nacional Physical Laboratory foram os alicerces do que hoje é a internet. ARPAnet (Advanced Research Projects Agency – Agência de Projetos de Pesquisa Avançada) criou a primeira rede de computadores por comutação de pacotes, e foi uma ancestral direta da internet pública de hoje. Os primeiros comutadores de pacotes eram conhecidos como processadores de mensagens de interface (interface message processors – IMPs), e o contrato para a fabricação desses computadores foi entregue à empresa BBN.

        O incipiente precursor da internet tinha quatro nós no final de 1969. Kleinrock recorda que a primeiríssima utilização da rede foi fazer um login remoto entre a UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles, onde foi instalado o primeiro IMP), derrubando o sistema.

[pic 1]

Um dos primeiros processadores de mensagens de interface (IMP)

        Redes proprietárias e trabalho em rede: 1072-1980

        A ARPAnet inivial era uma rede isolada, fechada. Para se comunicar com uma máquina da ARPAnet, era preciso estar ligado a outro IMP dessa rede. Do início a meados de 1970, surgiram novas redes independentes de comutação de pacotes:

  • ALOHAnet
  • Telenet
  • Cyclades
  • redes de tempo compartilhados
  • rede de SNA da IBM

        Esses princípios de arquitetura foram incorporados ao TCP. As primeiras versões desse protocolo, contudo, eram muito diferentes do TCP de hoje. Aquelas versões combinavam uma entrega sequencial confiável de dados via retransmissão por sistema final (que ainda faz parte do TCP de hoje) com funções de envio (que hoje são desempenhadas pelo IP).

        O interessante é que o protocolo Ethernet de Metcalfe e Boggs foi motivado pela necessidade de conectar vários Pcs, impressoras e discos compartilhados. A tecnologia Ethernet representou uma etapa importante para o trabalho em redes interconectadas.

        Proliferação de redes: 1980-1990

        Ao final da década de 1970, aproximadamente 200 máquinas estavam conectadas à ARPAnet. Ao final da década de 1980, o número de máquinas ligadas à internet pública, uma confederação de redes muito parecida coma internet hoje, alcançaria cem mil. A década de 1980 seria uma época de formidável crescimento.

        Em 1986, foi criada a NSFNET para prover acesso a centros de supercomputação patrocinados pela NSF. Partindo de uma velocidade inicial de 56 kbps, ao final da década o backbone da NSFNET estaria funcionando a 1,5 Mbps e servindo como backbone primário para a interligação de redes regionais.

        Na comunidade da ARPAnet, já estavam sendo encaixados muitos componentes finais de arquitetura da internet de hoje. No dia 1° de janeiro e 1983, o TCP/IP foi adotado oficialmente como o novo padrão de protocolo de máquinas para a ARPAnet (em substituição ao protocolo  NCP). Paralelamente ao desenvolvimento da ARPAnet, no início da década de 1980 os franceses lançaram o projeto Minitel, um plano ambicioso para as redes de dados para todos os lares.

        A explosão da internet: a década de 1990

        Na década de 90 a ARPAnet deixou de existir, na década de 80 a NSFNET começou a servir como uma rede de backbone conectando redes dos EUA com nacionais no exterior. Em 1991, a NSFNET extinguiu as restrições que impunha a sua utilização com finalidades comerciais. Mas em 1995 perdeu seu mandato de backbone da internet, quando este passou a ser carregado por provedores de serviço de internet.

        Em 1990 houve o surgimento da World Wide Web, que levou a internet para milhões de lares e empresas no mundo inteiro. A Web serviu como plataforma para a habilitação e a disponibilização de centenas de novas aplicações. Inventada no CERN, por Tim Berners-Lee entre 1989 e 1991. Berners-Lee e seus companheiros desenvolveram versões iniciais de HTML, HTTP, um servidor para a Web e um browser. Em 1992 vários pesquisadores estavam desenvolvendo browsers da Web com interfaces GUI (graphical user interface). Em 1994, Marc Andreessen e Jim Clark formaram a Mosaic Communications, que mais tarde se transformou na Netscape Communications Corporation, que mais tarde entraria na guerra dos browsers com a Microsoft, vencida pela última alguns anos mais tarde. Em 1995, grandes e pequenas empresascomeçaam a operar servidores Web e a realizar transações comerciais pela Web.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (162.2 Kb)   docx (64.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com