TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IETF - IRTF / REDES DE COMPUTADORES

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE MARCELO

1-O que é o IETF?

O IETF é um grupo informalmente auto-organizado de pessoas que contribuem para a engenharia e evolução das tecnologias usadas na Internet.

É a principal entidade empenhada no desenvolvimento de novas especificações de padrões da Internet.

O IETF é atípico por ser constituído de um conjunto de eventos, mas não ser uma corporação e não ter conselho de administração, membros ou taxas de filiação.

O IETF têm sua missão inclui:

  • Identificar problemas técnicos e operacionais urgentes na Internet e propor soluções.
  • Especificar o desenvolvimento ou utilização de protocolos e de uma arquitetura de curto prazo para resolver problemas técnicos para a Internet.
  • Fazer recomendações ao IESG (Internet Engineering Steering Group) em relação à padronização e ao uso de protocolos na Internet.
  • Facilitar a transferência de tecnologia do IRTF (Internet Research Task Force) para a comunidade ativa da Internet.
  • Fornecer um fórum para troca de informações na comunidade da Internet entre fornecedores, usuários, pesquisadores, empresários e gestores de redes.

IETF não é uma conferência, embora existam apresentações técnicas;

O IETF não é uma organização de padronização tradicional, apesar de muitas especificações produzidas tornarem-se padrões;

O IETF é composto de voluntários, muitos dos quais se reúnem três vezes por ano com o objetivo de cumprir a missão do IETF.

2-Surgimento da IETF:

A primeira reunião do IETF foi realizada em janeiro de 1986 no Linkabit, em San Diego, com 21 participantes;

A quarta, realizada no SRI, em Menlo Park, em outubro de 1986, foi a primeira na qual fabricantes de equipamentos compareceram;

A quinta reunião do IETF, no Centro de Pesquisa AMES, da NASA, na Califórnia, 22 em fevereiro de 1987.Onde surgiu o conceito de Grupos de Trabalho (WGs);

A 7ª IETF foi realizada no MITRE, em McLean, Virginia, em julho de 1987, e foi a primeira reunião com mais de 100 participantes;

A décima quarta reunião foi realizada na Universidade de Stanford, em julho de 1989.

Sendo está que marcou uma mudança radical na estrutura do universo IETF. A estrutura do IAB (na época Internet Activities Board e agora Internet Architecture Board), que até então supervisionava as reuniões de diversos Grupos de Trabalho, mudou, deixando apenas dois: o IETF e o IRTF. O IRTF é responsável por considerar problemas de pesquisas de longo prazo na Internet.

O IETF também mudou neste período.

Com a criação da Internet Society (ISOC), em janeiro de 1992, o IAB propôs à ISOC que as atividades do IAB passassem a ser supervisionadas por ela. Durante a reunião do INET 92, em Kobe, no Japão, os membros do Conselho da ISOC aprovaram uma proposta que refletia o relacionamento proposto.

O IETF reuniu-se em Amsterdã, na Holanda, em julho de 1993. Esta foi a primeira reunião do IETF na Europa e a proporção entre participantes dos Estados Unidos e de outros países foi de aproximadamente 50/50. A primeira reunião do IETF na Oceania foi realizada em 2000, em Adelaide, Austrália.

Atualmente, o IETF promove encontros na América do Norte, Europa e Ásia. A intenção é reunir-se uma vez por ano em cada região, mas devido a problemas de agenda, muitas vezes, há mais reuniões na América do Norte e menos na Ásia e Europa.

3-Hierarquia da IETF

ISOC (Internet Society)

A Internet Society (ISOC) é uma associação internacional, sem fins lucrativos, com o objetivo de promover a expansão da Internet. Uma das maneiras pelas quais a ISOC o faz é por meio de apoio financeiro e jurídico dos outros grupos “I”;

  • Fornece seguros para muitas das pessoas em posição de liderança no processo do IETF;
  • Funciona como um canal de relações públicas quando um dos grupos “I” tem algo a declarar à imprensa.

A partir da primavera de 2005, a ISOC se tornou a base dos membros administrativos empregados diretamente pelo IETF.

IESG (Internet Engineering Steering Group)

O IESG é responsável pela gestão técnica das atividades do IETF e pelo processo de padronização da Internet.

O IESG ratifica ou direciona os resultados dos grupos de trabalho do IETF, define a criação e extinção de WGs e garante que os documentos produzidos fora dos WGs destinados a tornarem-se RFCs estão corretos.

IAB (Internet Architecture Board)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com