TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.428 Palavras (22 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 22

FATEC OURINHOS

ANÁLISE DE SISTEMAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

OURINHOS

2008


FATEC OURINHOS

ANÁLISE DE SISTEMAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CÁSSIO HENRIQUE FELTRIN NUNES

MARLI VIEIRA DOS SANTOS

RENATO ALEXANDRE JUSTO

TIAGO RODRIGUES CABRAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Inteligência Artificial, apresentado a Faculdade de Tecnologia de Ourinhos, como exigência parcial à aprovação na Disciplina de Informática Básica.

Professor(a): Especialista Marcos Antonio Martuchi

OURINHOS

2008

RESUMO

        Este trabalho aborda um dos mais conflitantes assuntos do mundo a inteligência artificial que é  um ramo da ciência da computação que surgiu em 1956. A IA ao longo da história vai se desenvolvendo mesmo às vezes com dificuldade devido ao fato de que para criar um sistema inteligente temos que obter uma base, entretanto, ao menos conhecemos o nosso próprio sistema de pensamento.

  Neste meio de evolução passamos por pessoas que apóiam e acreditam nas pesquisas e nas idéias de a máquina obter vida, mas também existe quem não acredite nesta teoria, para alguns é um fato inconcebível.

Logo, existem algumas áreas de utilização de IA que são: sistemas especialistas, robótica, jogos, tradutores automáticos, etc.

Podemos concluir que um sistema destes é complicado de ser estabelecido, mas vemos que é possível e com uma aplicação maior nesta área poderemos atingir os objetivos do homem de criar uma máquina com a capacidade de agir.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL        

3. HISTÓRIA        

3.1 Anos 40        

3.2 Anos 50        

3.3 Anos 60        

3.4 Anos 70        

3.5 Anos 80        

3.6 Anos 90        

4. IA FORTE E IA FRACA        

4.1 IA forte        

4.2 IA fraca        

4.3 Críticas sobre a IA forte        

5. ALGUMAS ÁREAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL        

5.1 Sistemas Especialistas        

5.2 Redes Neurais Artificiais        

5.3 Raciocínio Baseado em Caso        

5.4 Lógica Fuzzy        

6. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM JOGOS        

7. ATUALIDADE DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL        

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

1. INTRODUÇÃO

Desde o início dos tempos a humanidade cria novas invenções para facilitar a sua vida, tornando-a mais cômoda, têm-se exemplos desde a aparentemente mais simples criação como o fogo, passando por descobertas medicinais até a revolução industrial que foi o estopim para as mais diversas criações do homem.

Logo a idéia destas descobertas é ajudar na realização de tarefas mais difíceis, com isso, alguns campos se dividiram para buscar tal feito, como o científico, que já tinha grande papel conseguindo uma qualidade de vida melhor em relação à saúde, agora recebe a tarefa de desenvolver novas tecnologias para o homem.

Em meio a grandes descobertas que viam ocorrendo desde a primeira metade do século XX, com o surgimento dos computadores o mundo passou a ver que algo muito melhor estaria por vir. As relações homem-máquina começam a aumentar aumentando o desejo de uma máquina com as capacidades humanas de pensar e agir.

Ao abordar o conceito de inteligência, veremos que é um conceito relativo à construção de estruturas cognitivas do ser humano, responsáveis pela formação da razão, característica peculiar frente aos demais animais. Como o ser humano é o único animal racional, diz-se que ele é o único ser inteligente.

A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construírem mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente. Inteligência: faculdade de aprender, aprender ou compreender; percepção, apreensão, intelecto, intelectualidade (Aurélio, 1996).

O surgimento de uma Inteligência Artificial (IA) para a realização da utopia humana é o tema deste trabalho, no qual, abordaremos a história da IA, além dos princípios utilizados para criar um sistema inteligente, algo que sempre foi difícil, já que ainda não conseguimos entender as nossas próprias relações entre pensamentos, emoções e memória.

A parte sobre IA forte e fraca, nos mostrará que dentro do estudo da inteligência artificial ocorrem divisões, uma buscando a consciência com robôs e andróides serventes, a outra aborda uma área mais voltada a quebrar a visão da IA forte, estabelecendo que um computador por mais que seja complexo e desenvolvido nunca conseguirá ter uma noção de sua existência.        

Ainda temos algumas das principais áreas aonde a IA tem se desenvolvido: sistemas especialistas que são softwares para a solução de problemas, redes neurais que fazem o programa se adaptar com o ambiente em que vive evoluindo e aprendendo com os erros. Raciocínios Baseados em Caso, aonde o sistema vai armazenando as informações de algum problema que serão utilizadas para a resolução dos mesmos diversas vezes. E lógica fuzzy que estabelece um meio termo entre as soluções mais simples como certo e errado, vai criar de acordo com metas pré-estabelecidas uma resposta mais próxima a real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (252.7 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com