TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: FERRAMENTAS DE PROTOTIPAGEM

Por:   •  8/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Faculdade de Tecnologia de Sorocaba

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: FERRAMENTAS DE PROTOTIPAGEM

Atividade 10

Disciplina: Interação Humano-Computador

Professor: Sergio Moraes

Hebert Francisco Albertin        AD112176

Luís Eduardo de Almeida        AD112183

Paulo Érico de Freitas        AD112193

Sorocaba/SP, 11 de Dezembro de 2012.

Sumário

Introdução        3

Ferramentas de Prototipagem        4

  • FlairBuilder        5
  • ForeUI        6
  • PhotoShare        8
  • Visual Basic        9
  • DENIM        10
  • HotGloo        11
  • GUI Design Studio        12
  • Glade        13
  • Simulify        14
  • MockFlow        15

Protótipos        16

  • Visual Basic        16
  • ForeUI        18
  • GUI Design Studio        20
  • FlairBuilder        22
  • MockFlow        24

Conclusão        28

Referências Bibliográficas        29

Introdução

As técnicas de prototipação são hoje um recurso de grande utilidade no processo de desenvolvimento de software, criando a possibilidade de se obter informações a respeito da forma como o usuário interage com o sistema e, consequentemente, aproximar o produto final daquilo que o cliente espera q seja desenvolvido.

Segundo NIELSEN (1994), ferramentas de prototipagem devem ser utilizadas durante os primeiros estágios de design, quando são feitas avaliações para prever a possibilidade de utilização do produto ou uma parte dele. Este tipo de ferramenta também é útil para testar novas ideias de maneira rápida e informal. Além disso, uma ferramenta focada no design de interfaces evita o conflito de interesses entre as práticas de design e de desenvolvimento.

Durante o processo de concepção, o uso de protótipos é focado na identificação de dificuldades de uso do sistema, especialmente por parte do usuário final, de modo a aperfeiçoar o produto para satisfazer as necessidades do cliente. Assim, criar um protótipo e fazer testes de usabilidade com os futuros usuários torna-se uma maneira eficiente de avaliar a qualidade do protótipo do sistema com relação a atributos que os projetistas definem como sendo prioritários ao sistema. E, com base nesses atributos podem ser extraídos fatores de usabilidade referentes à facilidade de aprendizado, eficácia, eficiência, satisfação do usuário e flexibilidade (PREECE, 1994)

De forma geral, as ferramentas de prototipação existentes visam diminuir a distância entre a implementação e as expectativas dos futuros usuários do sistema, possibilitando a construção da essência dos projetos, de forma rápida e convincente para os clientes.

Ferramentas de Prototipagem

Prototipação é um conceito estabelecido pela engenharia de software que visa o desenvolvimento do software em constante consulta com o cliente Para isso, existem várias ferramentas que ajudam o desenvolvedor a elaborar e apresentar protótipos, como se fossem pré versões do software, para avaliações e feedback.

Essas ferramentas de prototipagem possuem modelos e padrões de prototipação que facilitam o desenvolvimento e aumentam a interatividade. Muitas vezes, a prototipagem pode ser feita em papel, especialmente no início e, com o decorrer do projeto, passar para o digital.

Tais ferramentas apresentam todo o design, ícones e prévias funções do software para que, então, o cliente avalie e aponte os erros ou mudanças que ele espera que aconteçam, ou seja, é muito mais fácil o cliente visualizar o conteúdo de que está sendo feito, ao invés de exibir telas ou desenhos ou, até mesmo, textos explicativos.

No tópico abaixo, apresentaremos 10 ferramentas distintas e exemplos de protótipos feitos utilizando-as.

FlairBuilder

FlairBuilder é uma ferramenta de prototipagem paga, com 15 dias de uso grátis, para desenvolvimento de Wireframes (esqueleto que demonstra a interface num processo praticamente final)  para páginas de internet e aplicações mobile. Além disso,  é uma ótima ferramenta para desenvolvimento RIA (Rich Internet Application),  que  são aplicações web com funcionalidades de softwares para desktop.

É uma ferramenta simples de fácil utilização que retorna os resultados propostos.

[pic 2]

Figura 1 - Interface do FlairBuilder

[pic 3]

Figura 2 - Wireframe do Facebook, feito pelo FlairBuilder

Como podemos ver nas imagens acima, o FlairBuilder oferece ferramentas bem interativas e de fácil manuseio. Além disso, o resultado já é apresentado durante o desenvolvimento, não há o que compilar.

[pic 4]

Figura 3 - Aplicação mobile feita pelo FlairBuilder

ForeUI

A ferramenta ForeUI é uma ferramenta de prototipagem de fácil utilização, designada para criar mockups(maquetes digitais de desenhos industriais), wireframes e protótipos para qualquer aplicação ou websites.

É uma ferramenta muito interativa devido as várias opções de manuseio como, por exemplo, manusear seu protótipo website direto do navegador, importar os projetos para imagens de vários formatos e PDF, apresentação de slides, etc. Além disso, oferece testes de usabilidade para o cliente em diversos sistemas operacionais (Windows, Mac OS X, Linux e Solaris).

Há, ainda, o recurso de desenvolvimento do pré-funcionamento do software a ser prototipado por meio de fluxogramas.

[pic 5]

Figura 4 - Fluxograma feito utilizando o ForeUI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com