TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informática básica

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO NORTE

DIRETORIA DE ENSINO

CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM TÊXTIL

ADNA DIANY LOPES

ALESSANDRA LOPES

EDUARDA FABRÍZIA

MARCOS AURÉLIO

FIBRA QUÍMICA SINTÉTICA DE POLÍESTER

CAÍCO/RN

2015


ADNA DIANY LOPES

ALESSANDRA LOPES

EDUARDA FABRÌZIA

MARCOS AURÉLIO

FIBRA QUÍMICA SINTÉTICA DE POLÍESTER

Primeiro trabalho apresentado á disciplina de Informática, como requisito de nota parcial referente ao segundo bimestre do período 2015.1, sob orientação do Prof. Renan de Oliveira Silva.

CAÍCO/RN

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 FIBRAS DE POLIÉSTER        

2.1 PROCESSAMENTO DAS FIBRAS DE POLIÉSTER        

2.2 PROPRIEDADES GERAIS DA FIBRAS DE POLIÉSTER        

2.3 TINGIMENTO DA FIBRA DE POLIÉSTER        

2.4 MODIFICAÇÕES DE FIBRA DE POLIÉSTER        

3 COMPOSITOS QUIMICOS        

3.1 MATÉRIAS PRIMAS PARA OBTENÇÃO DO POLIÉSTER        

3.2 POLIÉSTER SATURADO        

3.3 POLIÉSTER INSATURADO        

3.4 RISCOS QUE O POLIÉSTER INSATURADO PODE CAUSAR        

3.5 PRIMEIRO SOCORROS        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


ÍNDICE DE FIGURAS

Figura 1 - Polímero de poliéster usado na produção de fibras têxteis.        

Figura 2 - Fibra de Poliéster.        

Figura 3 - Politereftalato de etileno (PET)        


        

1 INTRODUÇÃO

A fibra de poliéster é de maior consumo no setor têxtil, representa um pouco mais de 50% da demanda total de fibras e pode ser utilizada pura ou em mistura com o algodão, viscose, náilon, linho e lã. É a mais barata das fibras têxteis, sejam químicas ou naturais, apresenta elevada resistência à umidade e aos agentes químicos (ácidos e álcalis), é não-alergênica e possui grande resistência à tração.

Tecidos e malhas feitos com fios de fibras de poliéster são usados extensivamente em confecções e têxteis-lar, de camisas e calças a casacos, chapéus, lençóis, cortinados e móveis estofados. Fibras fios e cordas de poliéster são usados em reforço para pneus, tecidos para correias transportadoras, cintos de segurança. Fibras de poliéster são usadas como material isolante e enchimento de almofadas, edredons e estofos.

Ao longo do trabalho, iremos ressaltar vários assuntos abordando sempre a Fibra de Poliéster.


2 FIBRAS DE POLIÉSTER

O poliéster é um tipo de plástico com diversas aplicações industriais, em especial na produção de tecidos para fabricação de roupas. A fibra é obtida através de processos químicos, derivada do petróleo. O poliéster é caracterizado por ter uma ótima resistência, baixo encolhimento, secagem rápida e resistência á abrasão.

[pic 2]

Figura 1 - Polímero de poliéster usado na produção de fibras têxteis.

[pic 3]

Figura 2 - Fibra de Poliéster.

O poliéster pode ser usado na forma de fibra cortada ou filamento contínuo. Os fios de filamento contínuo e fibras cortadas estão sujeitos a desprezíveis deformações.

O fio de filamento contínuo recupera-se rapidamente de um alongamento de 1%. A recuperação será superior a 90% para um alongamento de 3%. A recuperação de fibras cortadas é menor do que em filamento contínuo.

O filamento contínuo pode se transformar através de “crimpagem”, que dá o enrugamento, seguido de corte para chegar a uma fibra semelhante ao algodão. Esta fibra é muito utilizada para mesclas como por exemplo 66% de algodão e 33% de poliéster muito usada no mercado norte-americano e europeu em roupas que não precisam ser passadas a ferro.


Anos

N° de tecidos

2008

425.447

2009

412.042

2010

405.974

Tabela 1 - Produção de tecidos de poliéster.

2.1 PROCESSAMENTO DAS FIBRAS DE POLIÉSTER

A fibra têxtil, não requer elevados esforços mecânicos e propriedades reológicas intermediarias, limitando-se as etapas de pré-polimerização e policondensação para obtenção do material polimérico. O material obtido após a reação de polimerização escorre sobre tambores, sendo solidificado por jatos de água fria na forma de fita e em seguida, cortado em forma de grânulos (pequenos cubos de 4 mm).

O processo de obtenção de fibras de poliéster ocorre por extrusão via fusão. Trata-se de um método de fiação, que consiste em duas operações: extrusão e estiramento.

Na extrusão o polímero é aquecido até a temperatura de fusão, 260 °C, e o fundido transportado por uma bomba com velocidade constante e pressão elevada, através de pequenos orifícios da fieira. A fieira é um disco de aço de espessura de 6,35 mm e diâmetro de 51-76 mm

O diâmetro da fibra não é determinado pelo tamanho do orifício da fieira e sim pela velocidade do bombeamento do polímero, e posteriormente, por estiramento.

As fibras de poliéster, quando resfriadas, após extrusão são de natureza não cristalinas. Finalizada a extrusão, as fibras são puxadas e enroladas nos cilindros. Após a extrusão inicia-se o processo de estiramento, onde os filamentos são enviados a equipamentos específicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (239.8 Kb)   docx (111.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com