TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informática e Indústria 4.0

Por:   •  1/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Informática e indústria 4.0

        A chamada indústria 4.0 ou quarta revolução industrial é um avanço dos sistemas industriais de produção, e um conceito que engloba diversas inovações nos campos de automação e tecnologia de informação, contudo, essa realidade se tornou possível devido ao avanço e desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, tendo uma forte e direta ligação e influência na tecnologia de informação.

        Uma característica muito importante na indústria 4.0 que acaba se relacionando com a tecnologia de informação são os sistemas de inteligência artificial (AI), que serão integrados em itens que utilizamos em nosso dia a dia. A inteligência artificial pode ser tanto um hardware (parte física de um computador, ou seja, peças e equipamentos que fazem com que o comutador funcione) quanto um software (parte lógica do computador, que faz a execução de atividades lógicas do computador, e são separadas entre softwares de sistemas e de aplicativos), estando de acordo com os padrões de um banco de dados, tendo como objetivo a otimização da produção.

        Outro recurso importante que está presente na quarta revolução industrial é o cloud computing, que irá adiantar e modificar completamente a cadeia produtiva de um negócio. O cloud computing faz uso da memória e da capacidade de armazenamento de computadores e servidores que são ligados entre eles através da internet que segue o principio da computação em grade. Um exemplo de aplicação desse recurso é o iCloud, presente em produtos da marca Apple, ele sincroniza dados com os dispositivos conectados, ou seja, contatos vídeos, imagens e documentos que são importantes para o dia a dia de uma pessoa.

        A indústria 4.0 pode trazer muitos benefícios confiáveis e consistentes, mas como tudo no mundo também enfrenta algumas dificuldades, apesar da velocidade, e de todas inovações para o mercado a segurança deve ter atenção redobrada, pois com o maior acesso aos dados problemas na área serão comuns, e como a ideia dessa revolução é a diminuição de controle humano nos processos de produção a quantidade de desemprego aumentará consideravelmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com