TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração de aplicações

Por:   •  21/6/2016  •  Artigo  •  4.207 Palavras (17 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 17

Edinaldo Gaspar da Silva

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica:

PIBIC/CNPq - 2014-2015

 

Otimização Aplicada a Engenharia de Software para Auxiliar na Escolha de Provedores e Implantação de Soluções de Integração de Aplicações Empresariais em Nuvem

Relatório Parcial de Atividades apresentado ao Comitê Científico da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS

Orientador: Profa. Dra. Fabricia C. Roos Frantz

Departamento de Ciências Exatas e Engenharias(DCEEng)

Ijuí

Fevereiro de 2015

Sumário

1.        Introdução        

2.        Materiais e métodos        

3.        Resultados        

3.1.        Computação em nuvem        

3.1.1.        Modelos de serviço        

3.1.2.        Vantagens e desvantagens        

3.1.3.        Modalidades de computação em nuvem        

3.1.4.        Plan for Cloud        

3.2.        Integração de aplicações        

3.2.1.        Modelos de integração        

3.3.        Linhas de produtos de software        

3.3.1.        Modelos de variabilidade        

4.        Atividades futuras        

5.        Referências        

6.        Anexos        

  1. Introdução

        A cada dia mais presente no cotidiano das pessoas a computação em nuvem é uma tecnologia que possibilita a locação de recursos para hospedagem de aplicações ou mesmo armazenamento de dados utilizando para isso a internet. No âmbito empresarial, muitas empresas ainda receiam em migrar suas aplicações para servidores de computação em nuvem por alegação de que os mesmos podem se tornar instáveis. Porém, a computação em nuvem cresce em número de usuários tornando-se uma tecnologia consolidada.

As soluções de integração de aplicações empresariais tem se tornado necessárias para viabilização dos novos processos de negócio. O atual ecossistema de software em sua maioria engloba softwares desenvolvidos pensando unicamente em seu próprio funcionamento, ignorando uma necessidade futura de que alguns de seus dados ou até mesmo funcionalidades sejam compartilhados com outras aplicações. O conceito de solução de integração de aplicações empresarias que será utilizado neste relatório é o proposto por HOHPE e WOOLF(2003) que diz que soluções de integração são capazes de tornar possível diferentes aplicações trabalharem juntas para produzir um conjunto único de funcionalidades.

Um dos principais objetivos desta pesquisa é a migração de soluções de integração para um servidor de computação em nuvem adequado aos requisitos de tais soluções. No entanto, a escolha de qual servidor em nuvem usar é um desafio devido aos diferentes provedores existentes, o que torna necessário um estudo mais aprofundado à respeito das características de cada um. Para isso está sendo realizada uma pesquisa voltada aos chamados modelos de característica de software, que auxiliarão na escolha do provedor que melhor se enquadra as necessidades de uma determinada solução de integração.

        Para melhor compreensão dos objetivos desta primeira fase da pesquisa, este relatório será dividido em três focos. O primeiro tema a ser abordado será a computação em nuvem, no qual serão apresentados os tipos de serviço e as características gerais relativas a esta tecnologia, bem como uma ferramenta de simulação de custos relativos ao uso de servidores de computação em nuvem. Posteriormente, será dissertado sobre soluções de integração de aplicações empresariais, o que são, seus objetivos entre outras características concernentes a esta tecnologia. Por último, serão abordados os modelos de característica de software e como os mesmos podem ajudar na escolha de um provedor de computação em nuvem.

  1. Materiais e métodos

Para esta primeira fase da pesquisa foram estudados artigos científicos, livros e demais referências bibliográficas, citadas no final deste relatório, nas áreas de computação em nuvem, integração de aplicações empresariais e modelos de variabilidade, com o objetivo de fundamentar o estudo realizado e revisar os trabalhos já existentes sobre o tema abordado. [a]

  1. Resultados[b][c][d][e] 

Como resultado da primeira fase da pesquisa, a partir do levantamento e análise de outros estudos e pesquisas já realizados sobre o tema, elaborou-se um referencial teórico, no qual faz-se um relato do estado atual do problema a ser pesquisado, sob o aspecto teórico. A continuação, apresenta-se, de forma sintetizada, os resultados obtidos até o momento.

  1. Computação em nuvem

O termo “computação em nuvem” pode ser considerado novo, porém o mesmo não pode ser dito da tecnologia utilizada neste tipo de serviço. O termo computação em nuvem foi apresentado pela primeira vez em meados de 2008, no entanto, apesar de o termo ter sido introduzido no ano anteriormente citado, a tecnologia já existia e já era utilizada por grandes companhias na área de tecnologia, como exemplo pode-se citar Google, Yahoo e Microsoft que utilizavam e ainda utilizam computação em nuvem para disponibilizar seus provedores de e-mail. Para este relatório será utilizada a definição do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologias (NIST) que diz que a computação em nuvem é um modelo para disponibilização de uma série de recursos computacionais sobre demanda.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (272.2 Kb)   docx (105.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com