TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligência Artificial

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 3

Inteligência Artificial

Atualmente fala-se muito em inteligência artificial, o que antigamente era retratado somente em filmes de ficção hoje está se tornando realidade. Em 2015 no ramo da medicina, uma empresa australiana se propôs a criar um sistema que diagnosticasse doenças através do raio-x. Assim que fosse identificada qualquer anomalia no exame, o paciente seria encaminhado para um médico especialista, também seria gerado um texto automático com os detalhes da imagem para auxiliar o médico no diagnóstico. Este caso é somente um exemplo entre milhares de pesquisas que são desenvolvidas para auxiliar e até mesmo em alguns casos mais simples substituir a ação humana.

Percebemos que existe grande empolgação, pois muitas vezes esses softwares são mais assertivos do que os humanos e podem auxiliar no dia a dia. Outro exemplo de IA se misturando em nossas vidas são os robôs que "limpam a casa" e também uma nova ideia do CEO do facebook, Mark Zuckerberg, que pretende montar um assistente de inteligência artificial para ajudar a cuidar de sua casa e apoiá-lo no trabalho. Com isso, cada vez mais são identificados trabalhos onde humanos podem ser substituídos por agentes inteligentes. Os estudos hoje em dia, apontam para que sejam criados robôs que tenham sentimentos como os seres humanos, o que é um trabalho complicado visto que os sentimentos não são algo exato. Então, a perspectiva é sempre criar algo que supere a inteligência do ser humano e a inteligência artificial faça cada vez mais parte de nossas vidas em todos os lugares.

A inteligência artificial nos proporcionou até hoje, o Deep Learnig, onde a “ideia principal é desenvolver um software que busca imitar a atividade dos neurônios do neocórtex, região do cérebro onde ocorre o pensamento.” (Revista Veja 13/05/2013). Isso possibilita a robôs e máquinas o poder de pensamento como o de um ser humano. Também temos o carro autônomo, que não possui volante e dirige sozinho pelas ruas das cidades, ele funciona da seguinte maneira, a pessoa pressiona o botão de iniciar, diz para onde que ir e assim ele segue para o destino, percebemos que ele é guiado por um GPS, porém o carro está todo programado para que tenha uma direção defensiva, não ficando no ponto cego, dirigindo em uma baixa velocidade (40 km), evitando proximidade com veículos de grande porte, para que sejam evitados acidentes envolvendo o carro autônomo.

Com os avanços contínuos da inteligência artificial, espera-se que em alguns anos, máquinas substituam praticamente todos os humanos em seus empregos, isso já ocorre hoje em dia, um exemplo claro são as máquinas em linhas de produção que já substituíram os humanos. Hoje em dia já somos bastante dominados pelas máquinas e não sabemos, como no facebook que filtra e nos mostra em nossa linha do tempo postagens que são mais importantes, isso mostra que as máquinas já tomam algumas decisões por nós sem que percebamos. E com o avanço da inteligência artificial, cada vez mais poderemos nos tornar dependentes das máquinas e dos robôs. Nós entendemos que IA pode ser perigosa, porém em alguns anos é provável nossa substituição em várias atividades e a tomada de decisão por nós com uma frequência bem maior.

Na Universidade Federal de Uberlândia existem projetos de pesquisa em andamento na área de Inteligência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com