TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a História da Computação

Por:   •  15/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUSARAPIRACA

ARQUITETURA E URBANISMO

JOSEPH DEODATO DA SILVA

RESUMOS: A HISTÓRIA DOS COMPUTADORES E DA INTERNET

ARAPIRACA - AL

2015

JOSEPH DEODATO DA SILVA

RESUMOS: A HISTÓRIA DOS COMPUTADORES E DA INTERNET

Trabalho apresentado como instrumento de avaliação na disciplina Introdução à Computação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca.

Professor: Patrick Henrique da Silva Brito

ARAPIRACA - AL

2015

A história dos Computadores

A informática e a tecnologia estão presentes e cada vez mais essenciais no nosso cotidiano, mas muita gente não sabe como isso começou ou quando. Assim como toda invenção, as primeiras máquinas que podem ser chamadas de computadores surgiram de uma determinada necessidade, que nesse caso correspondia a fazer operações matemáticas utilizando valores altos e de uma forma mais simples que a usada até então (através de pedras e dos dedos). Por esse motivo surge o ábaco, um dispositivo de contagem primitivo que era constituído por hastes paralelas e pequenas esferas.

A partir disso, ao longo dos séculos, começaram a ser criados outros dispositivos analógicos, como, por exemplo, a régua de cálculo e a máquina de Pascal. Contudo, esses dispositivos eram anteriormente programados, o que impossibilitava qualquer tentativa de alteração e inserção das funções. Mas em 1801, Joseph Marie desenvolveu um sistema que permitia alternar as configurações do “programa” da máquina de tear através da troca de cartões perfurados. Essa técnica seria utilizada posteriormente em diversos outros modelos de computadores e para os mais diversos objetivos. Influenciado pela invenção de Marie, Charles Babbage desenvolveu um mecanismo capaz de fazer operações matemáticas de até cinquenta casas decimais. Entretanto, seu projeto acabou encontrando dificuldades, já que na época da sua criação, existiam limitações técnicas e financeiras que o impediram de prosseguir.

Já no século vinte, os computadores apresentavam duas grandes diferenças em relação aos seus antepassados. A primeira diz respeito ao método lógico binário, onde o número 0 significava desligado, inativo ou falso e o número 1 correspondia a ligado, verdadeiro ou ativo. A segunda diferença está na utilização de componentes eletrônicos. Essa geração de computadores teve como forte impulso a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que fez surgir a necessidade de cálculos complexos e contabilidades, para fins militares, em atividades como a desencriptação de mensagens inimigas e também o desenvolvimento de novas armas.

Outro período que também foi de fundamental importância para a área dos computadores, foi a Guerra Fria, que corresponde a segunda metade do século vinte. Durante essa época, os computadores passaram por quatro grandes revoluções que podem ser divididas em gerações. A primeira geração tinha como característica ouso de válvulas eletrônicas e tamanho demasiadamente grande, podendo ocupar salas ou andares inteiros. Já os computadores da segunda geração, possuíam transístores, diminuindo consideravelmente seu tamanho, contudo o preço ainda estavam na casa dos milhões de dólares. A terceira geração apresentou como principal característica o uso de circuitos integrados em um chip, o que diminuía de forma considerável o consumo energético e aumentava sua velocidade. Por fim, a quarta e atual geração conseguiu reduzir de forma drástica o tamanho e os preços dos computadores, fazendo crescer na proporção inversa a velocidade e capacidade de processamento.

Diante disso, é possível constatar que os computadores acompanharam, em parte, a história da humanidade, fazendo com que muitas outras tecnologias fossem desenvolvidas e aperfeiçoadas. Seu uso hoje em dia é indispensável, diante da sociedade globalizada na qual estamos inseridos, já que a necessidade por interação e principalmente informação faz parte do cotidiano, sendo facilmente acessada por intermédio de aparelhos eletrônicos.

A história da Internet

A internet surgiu por volta dos anos 1960 nos Estados Unidos, mas o ato de transmitir mensagens é bem mais antigo. O telégrafo foi o primeiro dispositivo a realizar a transmissão de informações entre dois pontos por meio de ondas de rádio ou de fios telefônicos. Entretanto, apesar do tempo de envio e recebimento das mensagens ter sido reduzido ainda apresentava falhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com