TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a compiladores informática

Por:   •  17/9/2017  •  Dissertação  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Tradutores  e compiladores

Um tradutor é um programa que recebe como dado de entrada um programa escrito em uma linguagem de programação (a linguagem fonte) e produz como saída de seu processamento um programa escrito em outra linguagem (a linguagem objeto).

Se a linguagem fonte é uma linguagem alto nível como fortran, pascal ou c, e a linguagem objeto é uma linguagem de baixo nível como a linguagem de montagem (“assemblage”) ou linguagem de maquina , o tradutor é chamado de compilador.

Por esse enfoque, a execução de um programa escrita em linguagem de programação de alto nível é basicamente um processo de dois passos, coma mostraremos na figura abaixo. O programa fonte deve primeiro ser compilado, isto é traduzido para a linguagem objeto para, em seguida, ser carregado na memoria e executado.

[pic 1]

                                                                

Programa fonte --→                                           --→ Programa objeto

[pic 2]

                                                                

Entrada para

programaobjeto--→                                           -→ Saída do programa objeto

Outros Tradutores Interpretadores

        

        Certos tipos de tradutores transformaram uma linguagem e de programação (LP) em uma linguagem simplificada, chamado de código intermediário, que pode ser diretamente executado por um programa chamado interpretador.

        Interpretadores são, em geral menores que compiladores e facilitam a implementação de construções complexas em LP’s entretanto, o tempo de execução de um programa interpretado é geralmente maior que o tempo de execução desse mesmo programa compilado.

Montadores

        Montadores traduzem programas escritos em linguagem de montagem nos correspondentes programas escritos em linguagem de maquina [(0)zeros e (1) uns].

Preprocessadores

        Preprocessadores traduzem programa escritos em linguagem de alto nível em outros programas escrito também em linguagem de alto nível.

Macroprocessadores

        Semelhantes aos preprocessadores, traduzem programas escrito em linguagem de alto nível em linguagem em outros programas também escritos em linguagem de alto nível , tendo também a capacidade de processamento de macroinstruções.

Estrutura de um compilador

Como dissemos anteriormente um compilador recebe como entrada um programa fonte e produz como saída um programa objeto na forma de um conjunto de instruções em linguagem de máquina.

Esse processo é tao complexo que não é razoável do ponto de vista lógico e de implementação, considerá-lo como sendo desenvolvido em um único passo. Por essa razão é costume partir o processo de compilação em uma serie de subprocessos chamadas fases como podemos ver na figura a seguir.

Uma fase é uma operação que toma como entrada uma representação do programa fonte e produz como saída uma outra representação.

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27]

Na primeira fase, um modulo chamado analisador léxico lê o programa fonte carácter a carácter, agrupando a sequencia de caracteres lidos em grupos de símbolos. Os símbolos são as palavras-chaves tais como BEGIN e THERN nomes (identificadores) de variáveis e procedimentos tais como + e <=, e símbolos de pontuação tais como parênteses( ( ) )  e ponto e virgula( ; ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com