TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a rede de computadores

Por:   •  16/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.697 Palavras (15 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 15

                                               

                   INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES

                    Capítulo 1 – Rede de computadores e transmissão de dados

            O que é uma rede de computadores?

Ligação entre diversos computadores espalhados pelo mundo, essa ligação múltipla que permite a infinidade de coisas boas da rede mundial de computadores: trocam de sms, imagens, arquivos e etc. E um conjunto de equipamentos que pode se comunicar e trocar informações. Seu principal objetivo é permitir a comunicação e compartilhar recursos. Com uma conexão entre dois ou mais computadores, cria-se uma rede de computadores. O maior exemplo disso e a internet.

Tipos de redes:

As redes são classificadas de acordo com sua distribuição física no ambiente alem da distancia que um equipamento pode estar do outro, e podem ser classificadas em três tipos.

Rede local - tudo conectado em um lugar no mesmo ambiente (LAN)

Rede metropolitana- interliga vários computadores dentro de uma cidade (MAN)

Rede geograficamente distribuída - Utilizada para conectar computadores perto ou a longa distancia (WAN)

Como a internet funciona?

A internet funciona como algo que transmiti a milissegundos trilhões de dados mundo a fora, e isso cabe ao fato de passar tudo isso por cabos espalhados pelo mundo, milhões deles inclusive de baixo d’água.

Meios físicos de transmissão de dados:

Banda larga, fibra óptica, micro ondas e satélites. A transmissão
e feita através de uma arquitetura formada de camadas.

Limites do meio de transmissão

Em todo esse mundo existe um limite na comunicação entre equipamentos chamados largura de banda. A informação transmitida na rede funciona da seguinte maneira: primeiro é convertida em sinais e esses sinais podem ser transportados de duas formas: com fio (guiado) ou sem fio (não guiado)

Meios de transmissão guiados:

Par traçado - mais utilizado e mais antigo, ele consiste em dois fios de cobre encapados, com cerca de um milímetro de espessura, são muito comuns nas residências elétricas das casas.

Cabo coaxial – e um fio de cobre esticado, recoberto por um material isolante. Esses cabos também são usados em larga escala pelas redes de televisão a cabo.

Fibra óptica – Considerada o sistema mais moderno de transmissão de dados. Como funciona?Para que ela funcione são instaladas fontes de luz em suas extremidades e um detector na outra. Como a luz e transmitida na fibra?  As fibras são feitas de um vidro bem transparente que permite a transmissão de luz. As vantagens de se usar fibra são muito grandes, maior largura de banda, por exemplo, porem tem suas desvantagens que e o fato de não ser tão conhecida e pode ser danificada com facilidade. As fibras ópticas são muito boas, ajudam bastante e são melhores do que o fio de cobre, porem tem sua limitação coisa que a comunicação sem fio ganha vantagens.

A transmissão sem fio pode acontecer de cinco formas:

Ondas de radio: são fáceis de gerar, podem percorrer longas distancias e penetrar facilmente nos prédios. Viaja em todas as direções a partir da fonte e não precisam estar alinhados.

Micro ondas: a transmissão e feita em linha reta, apesar de ser mais barato possui limitação importante: não atravessa muito bem limites físicos, como parede. O sistema e usado principalmente na comunicação telefônica entre grandes distancias como no caso dos celulares.

Infravermelho: Como funciona um controle remoto? Através de ondas infravermelhas ou milimétricas, próprias para comunicação de curta distancia. A principal desvantagem e o fato de não atravessar objetos sólidos.

Ondas de luz: Utiliza raio laser e fácil de ser instalada. Na visão de tanembaum, consiste em conectar as lans em dois prédios por meio de lasers instalador em seus telhados. A sinalização óptica coerente que utiliza raios laser e unidirecional, assim cada prédio precisa do seu próprio raio laser e do fotodetector.

Satélites: São um meio de transmissão que liga um ou mais transmissores os receptores na terra, chamados de estações terrestres. Existe 2 tipo: geoestacionários, que fica permanentemente sobre o mesmo lugar e os de baixa altitude, que fica ficando em torno do nosso planeta.

               

               

                  Capítulo 2 – LANS, placa de rede e cabeamento


O que são LANS?

As lans, ou redes locais são redes privadas que são geralmente achadas em um único edifício, esse tipo de rede conecta computadores pessoais e diversos tipos de estações com ate alguns km de extensão. Um exemplo clássico disso e uma configuração com um computador conectado a uma impressora ou a outros computadores próximos.

Características das LANS:

Tamanho: enquanto outros tipos mans e wans podem alcançar grandes áreas, as lans estão limitadas a áreas menores.

Tecnologia: As lans utilizam meios de transmissão guiados (com fios) 

Topologia: Existem varias, mas as duas topologias mais comuns em uma rede lan são barramento e anel. Topologia e a forma como os equipamentos estão dispostos em uma rede. Topologia em anel: Significa que uma mensagem ou dados podem ser divididos e transmitidos em pequenas partes, cabe ao receptor receber essas partes e junta-las novamente, a vantagem que a velocidade pra isso e muito boa. Topologia de barramento: Imagine varias pessoas conversando ao mesmo tempo.. ficaria uma confusão, para resolver isso e preciso um padrão de comunicação, se alguém falar os outros ficaram quietos, e assim que acontece com topologia de barramento, permite que apenas um equipamento envie informações por vez, as outras maquinas ficam barradas.                                                                              

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (193 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com