TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao conceito de banco de dados

Por:   •  31/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE BANCO DE DADOS

Um banco de dados é uma coleção de dados armazenados de forma eletrônica, conhecidos popularmente como arquivos (binários, registros, etc). Os dados no banco de dados são gerenciados como uma única entidade, onde você não pode trabalhar com cada um de forma independente, pois são partes de uma estrutura que se transformam em informações (entidades), ou seja, uma vez acessando essa entidade do banco de dados aí sim, cada um destes dados podem ser manipulados de forma individual.

A base do SGBD se da inicio com o dado, sendo este um elemento que por si só não representa mais que um valor insignificativo, porém a união destes dados transforma-se em informações que elaboradas a partir de um número satisfatório em dadosgerados constituem o conhecimento da informação.

Deve-se destacar com ênfase a importância de um banco de dados, já que estes são utilizados atualmente em diversos setores, pois digerem de toda manipulação de informações a tal modo que estas geram rápidas consultas e novos armazenamentos. Desta forma, esta ferramenta de busca e manipulação de informação é indispensáveis para empresas, entidades, organizações de todo e qualquer tipo de porte, já que constróigrade parte de todo sucesso empresário em todos os setores.

2. CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS DOS SDBDs.

POSTGRESQL: Definido como um sistema de banco de dados fonte de classe empresarial, onde o objeto é tratado de forma relacionada entre si, onde a quase duas décadas faz de sua estrutura de armazenamento uma das melhores em mercado, caracterizada pela sua infraestrutura em segurança e

compartilhamento de dados e principalmente na confiabilidade da integridade dos dados com a compatibilidade em diversos sistemas operacionais.

Sendo por completo compatível com ACID,o PostgreSQL possui recursos sofisticados, este banco de dados tem suporte total para as chaves estrangeiras, triggers, views, joins e procedimentos armazenados (em vários idiomas). O software também tem suporte para o armazenamento de objetos binários de grandes extensões, como por exemplo, arquivos transportados pelo Java, Net, Perl, Tcl, entre outros, cuja limitação de caracteres internacionais e codificação de caracteres multibyte, Unicode é altamente escalável, tanto na enorme quantidade de dados que pode gerenciar e no número de usuários simultâneos que podem acomodar.

Sendo compatíveis com mais recursos e Normas o PostgreSQL orgulha-se em conformidade com os padrões. Ele tem suporte completo com leituras cometidos e níveis de isolamento de transação estáveis, além de também ter uma série de extensões e recursos avançados. Entre as conveniências são colunas auto-incremento através de seqüências e LIMIT / OFFSET permitindo o retorno de conjuntos de resultados parciais. PostgreSQL suporta índices compostos, único, parcial e funcional que pode usar qualquer um dos seus B-tree, R-tree, hash, ou métodos de armazenamento de GIST.

 LIMITAÇÕES E VALORES DO POSTGRESQL

LIMITAÇÕES VALORES

Tamanho máximo do banco de dados Ilimitado

Tamanho máximo da tabela 32 TB

Tamanho máximo Row 1.6 TB

Tamanho máximo do campo 1 GB

Máximo de linhas por tabela Ilimitado

Colunas máximos por tabela 250 - 1600 tipos

Os índices máximos por tabela Ilimitado

MYSQL: Considerado um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface é atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo, entre os usuários do banco de dados MySQL estão: NASA, Friendster, Banco Bradesco, Dataprev, HP, Nokia, Sony, Lufthansa, U.S Army, US. Federal Reserve Bank, Associated Press, Alcatel, Slashdot, Cisco Systems, Google CanaVialis S.A. e outros.

O software foi criado na Suécia por dois suecos e um finlandês: David Axmark, Allan Larsson e Michael "Monty" Widenius, que têm trabalhado juntos desde a década de 1980. Hoje seu desenvolvimento e manutenção empregam aproximadamente 400 profissionais no mundo inteiro, e mais de mil contribuem testando o software, integrando-o a outros produtos, e escrevendo a respeito dele.

 DESENVOLVEDURA: Uma característica fundamental do MySQL, constrói a origem do seu sucesso, onde o mesmo foi desenvolvido em código aberto e funciona em grande parte dos sistemas operacionais : Windows, Linux, FreeBSD, BSDI, Solaris, Mac OS X, SunOS, SGI, etc.

No passado (até à versão 3.x), devido a não possuir funcionalidades consideradas essenciais em muitas áreas, como stored procedures, two-phasecommit, subselects, foreignkeys ou integridade referencial, era frequentemente considerado um sistema mais "leve" e para aplicações menos exigentes, sendo preterido por outros sistemas como o PostgreSQL, porém atualmente o mesmo já é pouco exigente quanto a recursos de hardware, apresenta excelente desempenho e estabilidade de informações e possui portabilidade com módulos de interface para diversas linguagens de programação.

SQL SERVER:O ano de 1989 foi marcado como o início de uma joint venture entre a Microsoft, Sybase e Ashton-Tate onde lançaram o que mudaria para sempre a paisagem de software de gerenciamento. Com a evolução do Windows em desktops, no ano de 1991 o seu crescimento foi de total sucesso, pois passou a guiar o caminho de desenvolvimento do SQL Server.Foi então, que em 1993, o SQL Server 4.21 foi inventado e pela primeira vez, foi projetado com interface em janelas mudando a forma de como os administradores interagiam com o software.

Depois do impacto em mercado, a necessidade por evolução passou a ser cobiçado entre os milhares de programadores mundiais da época foi lançado então em 1998 o SQL Server 7.0, um software aditivado com estabilidade flexível e com uma nova arquitetura, e sua evolução veio quebrando a forma de numeração estabelecida, onde então, a Microsoft lança o SQL Server 2000, sendo completamente renovado para um moderno modelo de banco de dados, fornecendo uma base sólida para o futuro que 5 anos depois pelo SQL Server 2005, a grande escalada foi entregar funcionalidades de missão crítica e facilitar a habilidade de gerenciamento.

Procurando manter melhorias nas funcionalidades e desempenho, a criação do SQL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com