TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução aos Ataques de Negação de Serviço

Por:   •  9/7/2019  •  Artigo  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

A expansão da Internet é notável. A cada dia somos mais surpreendidos com seus números, conforme pode ser visto no segundo o relatório anual Digital in 2018 [ ], fornecido pelos serviços online We Are Social e Hootsuite, onde verificou-se que mais da metade da população mundial (4 bilhões de pessoas) têm acesso a grande rede de computadores. As estatísticas nacionais também impressionam, pois na pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) [ ] em 2016, em média 116 milhões de pessoas já possuiam acesso a serviços da Internet, o que equivale a cerca de 64,7% da população brasilera com idade acima de 10 anos.

De acordo com Quintanilla [ ], todo esse avanço está ligado ao fato de que a Internet tornou-se parte do cotidiano, trazendo comodidades para vida do homem atual, permintido que através dela sejam realizadas as mais diversas atividades, desde simples trocas de mensagens até a efetivação de operações financeiras que antes demandavam deslocamentos até agências da rede bancária. Porém, junto de toda essa evolução vieram também alguns incovenientes, já que a Inetrnet além de se transformar em uma ferramenta facilitadora, também se tornou um ambiente de conflitos, onde usuários mal-intencionados e motivados pelos mais diversos ideais como diferenças culturais e obtenção de lucros indevidos, utilizam-se de formas de ataque para alcançar seus objetivos.

Dentre os ataques, um dos que mais tem chamado atenção nos últimos anos é o de Negação de Serviço (Denial of Service – DoS), que segundo Laufer et al. [ ], consiste em consumir recursos dos servidores e roteadores a tal ponto que impeçam que usuários legítimos possam ter acesso a um determinado serviço. Relatos de ocorrências de incidentes de segurança da informação causados por Negação de Serviço tem sido cada vez mais recorrentes. Um exemplo desses casos foi o ataque que indisponibilizou páginas do Governo brasileiro e da Empresa pública Petrobras por cerca de três horas, no ano de 2011, sendo reivindicado, sem detalhamento de sua motivação, pelo grupo hacker “LulzSecBrazil” [Portal de Notícias G1 2011]. Outro caso de grande relevância foi o ataque ao maior repositório de codigos-fonte do mundo, o GitHub, que no ano de 2018 sofreu com uma onda de 1,3 Tb/s que fez com que o site ficasse indisponível por cerca de seis minutos, sendo o maior registro desse tipo de ataque até hoje e que trouxe prejuízos para milhares de programadores que cooperam com o compartilhamento de seus projetos [Wired 2018].

Sendo assim, visando agregar conhecimentos a respeito dessa ameaça que inquieta os administradores de rede desde o início da Internet, o presente artigo descreve as variadas formas de Negação de Serviço, dando uma enfase maior ao tipo de Ataque DoS na Camada de Aplicação (Application Layer DoS - ADoS), onde poderemos analisar o comportamento de ameaças direcionadas a servidores web que prejudicam o funcionamento do serviço através da exploração de falhas no protocolo HTTP (Ataques Lentos ao protocolo HTTP – Slow HTTP), e ao final veremos também o funcionamento de uma das ferramentas utilizadas para disparar esse tipo de ataque, o Slowloris.

A Seção 2 do artigo enumera alguns trabalhos relacionados na área de Ataques de Negação de Serviço e de Ataque DoS na Camada de Aplicação, os quais foram utilizados como base para pesquisa bibliográfica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com