TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Ciência da Computação

Por:   •  20/7/2016  •  Dissertação  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS

PROFESSOR (A): Gracinete Bastos de Souza

ALUNO: Igor Ferreira de Almeida

Informática: sua história e evolução, conceitos básicos e usos e aplicações

Vivemos em uma época de facilidades, dispondo de várias tecnologias que nos auxiliam nas tarefas diárias. Mas poucos sabem sobre as primeiras máquinas e qual suas finalidades iniciais. A necessidade da contagem, a busca por métodos de cálculo e instrumentos que hoje parecem simples foram os primeiros passos dados na busca pela incrível tecnologia da qual desfrutamos atualmente e que ainda avança.

 Tudo se inicia provavelmente na Antiguidade, com o surgimento da necessidade da contagem para estabelecer a quantidade de animais dos rebanhos. O homem começa então a buscar novas técnicas, utilizando os próprios dedos para estabelecer as contagens, surgindo assim a ideia de dezena, que logo evoluiu para o ábaco, um método tabular desenvolvido pelos árabes. Com o auxilio da mecânica para os cálculos há uma grande evolução na forma de calcular, com o surgimento dos logaritmos, do multiplicador mecânico e a primeira calculadora, planejada por Pascal. Várias outras máquinas surgem com o avanço dos auxílios mecânicos automáticos, até a criação dos primeiros computadores com circuitos eletromecânicos e válvulas, que a partir daí foram evoluindo para os computadores da quarta geração.

 Hoje dispomos dos computadores da quarta geração, que são basicamente divididos em duas partes: o hardware e o software. O hardware é toda a parte física da informática, como por exemplo, o monitor, a CPU, os fios, o mouse e o teclado. Já o software é a parte lógica do computador, ou seja, todas as atividades da máquina, como aplicativos, editores de textos, planilhas eletrônicas e ferramentas de desenho.

 Com a expansão da informática, o uso dos computadores se tornou muito útil no cotidiano das pessoas, sejam para entretenimento, aplicações domésticas, aplicações comerciais, automação de escritórios, controle de processos industriais, controle de processos não industriais ou instrumentação. Essas máquinas são hoje de grande importância para toda a humanidade e tendem a evoluir a cada dia para satisfazer as necessidades humanas na busca pelo conhecimento.

Palavras chave: informática, computadores, cálculo, hardware, software

Bibliografias:

GUIMARAES & LAGES - Introdução a ciência da computação - Livros técnicos e científicos editora S/A, 1985.

KON, FABIO; GOLDMAN, ALFREDO; SILVA P. J. S. Introdução à ciência da computação com Java e orientação a objetos. São Paulo : IME-USP, 2006.

Central de Favoritos, Noções de Informática. Disponível em: Acesso em 01 de setembro de 2014.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com