TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Teoria Geral da Administração

Por:   •  20/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

Introdução à

Teoria Geral da Administração

Capítulo 01

[pic 3]

Perguntas:

        1. Quais as qualidades necessárias ao administrador, tendo em vista a variedade de situações com que se defronta?

        2. Qual o objeto de estudo da Administração?

        3. Comente o estado atual da TGA.

        4. O que diz sobre a Administração na sociedade moderna?

        5. Quais os principais desafios para a Administração na década de 1990?

Respostas:

1. Sabe-se que um profissional desta área necessita além do sucesso na vida profissional, brilhantismo acadêmico ou métodos eficientes que lhe auxiliem na prática rotineira, é necessário intervir com características de personalidades e modo de agir fazendo com que torne explícito o conhecimento tecnológico da Administração pondo em prática a habilidade técnica, a humana e a conceitual.

2. Capacitar profissionais a planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos e resultados satisfatórios dentro de uma “organização”.

3. Atualmente, a TGA aborda tópicos para estudo da Administração das empresas e outras organizações colocando-os independentes, porque cada tópico aborda objetivo diferente na sua teoria. Esses tópicos são chamados de variáveis que constituem componentes principais no estudo da Administração de empresa: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente.

4. Traduz-se como um fenômeno universal, este que vem contribuindo em muito para o crescimento e desenvolvimento em uma forma geral da humanidade, fala-se ainda da importância como ferramenta organizacional existente nas empresas, causando impacto no comportamento dos consumidores, fornecedores, concorrentes e demais organizações humanas, além de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor forma possível, com o menor custo e com a maior eficiência e eficácia.

5. Simplificação nos processo/procedimentos exonerando burocracias desnecessárias, atendendo como um todo as necessidades do crescimento em que as organizações não têm condições de atender, trazendo como resultado; êxito organizacional e estrutura para manter-se no mercado, enfrentado fenômenos econômicos, concorrências e riscos, enfatizando no investimento tecnológico, formando pilares sólidos para encarar novas imprevisibilidades, descontinuidades e instabilidades em todos os setores de atividades.

Capítulo 02

[pic 4]

Perguntas:

        1. Qual foi a contribuição dos antigos filósofos gregos, como Sócrates, Platão e Aristóteles para a Administração?

        2. Qual foi a contribuição de René Descartes para a Administração?

        3. Qual foi a influência da Organização Eclesiástica da Igreja Católica na Administração?

        4. Qual foi a influência da organização militar?

        5. Em que aspecto a Revolução Industrial provocou o ambiente propício para o surgimento da moderna Administração?

        6. Qual foi a influência dos economistas liberais?

        7. Qual foi a influência de Kal Marx e Friedrich Engels?

        8. Qual foi a influência dos pioneiros e empreendedores?

Respostas:

1. Através de preocupações políticas e sociais voltadas ao desenvolvimento social e cultural, trouxe perspectivas de conhecimento humano na forma de conduzir nossos pensamentos e raciocínios, começando pelos objetivos e assuntos mais fáceis e simples de se conhecer, para passarmos gradualmente aos mais difíceis, facilitando e contribuindo com influências filosóficas para extinguir problemas organizacionais.

2. Além de fundar a filosofia moderna, criou também as coordenadas cartesianas, impulsionando o crescimento da matemática e a geometria. Preceituou métodos filosóficos hoje denominado “método cartesiano” com princípios baseados em metodologias compostas:

  • Princípio da dúvida sistemática.
  • Princípio da análise ou decomposição de problemas.
  • Princípio da síntese ou da composição de pensamentos e raciocínios.
  • Princípio da verificação organizada.

3. Visto o êxito nos propósitos e objetivos adotados pela organização eclesiástica, tem-se como modelo, a simples e eficaz forma organizacional incorporadas a uma infinidade de princípios e normas administrativas utilizadas na Igreja Católica, como por exemplo; a direção da organização delegada a uma só cabeça executiva, na figura de autoridade coordenadora, centralizando decisões. Ex.: O Papa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (274.9 Kb)   docx (758.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com