TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Eletronicos e a violência nas escolas

Por:   •  9/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.880 Palavras (16 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 16

JOGOS ELETRÔNICOS E A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Resumo

Este trabalho tem como objetivo problematizar os jogos eletrônicos, a violência nas escolas, e possíveis relações entre os dois, procurando identificar se existe influências desse mundo virtual sobre o comportamento das pessoas no dia a dia. Para tanto, serão apresentadas informações sobre os jogos eletrônicos, e fatos ocorridos nas escolas. Acreditamos que fatores sociais, educacionais, psicológicos, e outros, precisam ser levados em conta. Sabemos que não há nenhuma evidência concreta de que jogos eletrônicos provocam violência, ou seja, de que existe uma relação de causa e efeito entre videogame e violência.

Sumário

1. Introducão        04

2. Jogos eletrônicos e a violência nas escolas        05

      2.1. Jogos eletrônicos        05

           2.1.1. A interação dos jogos eletrônicos        05

           2.1.2. A visão enraizada sobre jogos eletrônicos        06

               2.1.3. Vícios em jogos eletrônicos        07

               2.1.4. Influências e consequências dos jogos eletrônicos        07

       2.2. Violência nas escolas        08

                2.2.1. Tipos de violências nas escolas        09

            2.2.2. Possíveis causas da violência nas escolas .......................................09

            2.2.3. Consequência da violência nas escolas ............................................10

            2.2.4. Possíveis soluções para violência nas escolas .................................11

       2.3. Relação entre jogos eletrônicos e violência nas escolas .............................12

3. Conclusão ..............................................................................................................13

4. Referências Bibliográficas ......................................................................................14

  1. Introdução

Diante do importante papel que os games exercem sobre o desenvolvimento humano, investigamos a influência dos jogos eletrônicos na construção das regras e valores sociais das crianças e adolescentes. Regras e valores que podem ser positivas ou negativas, dependendo da maneira que cada pessoa absorve as informações do jogo e as leva para vida real.  

Sabemos que os Jogos eletrônicos combinam diferentes linguagens no ambiente virtual e multimídia, como imagens, sons e textos. E pelo grande potencial midiático utilizado para criar várias possibilidades, construindo vários mundos virtuais nos quais comportamentos são autorizados e vivenciados pelos jogadores, as crianças e os adolescentes acabam misturando a vida real com a virtual.  

Algumas crianças e adolescentes quando sofrem qualquer tipo de preconceito ou bullying, acabam buscando refúgios nos jogos, descobrindo novas amizades virtuais, geralmente com pessoas desconhecidas, mas que acabam passando um certo tipo de conforto que não encontram em pessoas próximas a elas, pois muitos dos pais e mães não procuram saber como foi o dia a dia do filho na escola.

Em meio a tudo isso, ainda não está comprovado cientificamente que os jogos eletrônicos influenciam a violência em escolas. Preconceito e bullying são as maiores causas de violência em escolas de todo o mundo. Situações como agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas, acabam gerando revoltas, acarretando em tragédias.

Entretanto os valores morais sociais que são aplicados ao mundo real que vivemos e a sociedade que convivemos podem ser diferentes do mundo virtual, essa moral construída e introjetada pelos games, muitas vezes são contrárias aos nossos desejos, ficando suspensa, por exemplo, quando estamos jogando ou quando participamos de um mundo virtual aleatoriamente. Ou mesmo é possível que esse mundo também tenha sua própria moral, definida a partir das regras de jogo e possibilidades de comportamento dos personagens.

  1. Jogos eletrônicos e a violência nas escolas
  1. Jogos Eletrônicos

Com o avanço da tecnologia, um novo entretenimento surgiu e está influenciando milhares de pessoas, inclusive está melhorando a própria tecnologia de forma continua. Este novo entretenimento são os jogos eletrônicos. Desde jogos de corridas, esportes, aventuras e outros mais, vem ganhando cada vez mais credibilidade por parte dos alunos, e tornando um vício quase que incontrolável em muito dos casos.

Os jogos eletrônicos propiciam diversão sem precedentes para os jogadores. A influência deles na sociedade é enorme, reunindo pessoas de todo o mundo em prol de um objetivo a ser cumprido. Desde crianças e jovens que conseguem ganhar raciocínio lógico com certa rapidez e aprender conceitos teóricos com muita interação e diversão até incitar comportamentos nas pessoas.

O jogo dá ao jogador a possibilidade de construir representações do cotidiano, ou mesmo da fantasia, em um mundo virtual em que se podem expressar desejos internos, desenvolvendo realidades subjetivas que o influenciam fazendo que sua relação com o outro e com as regras morais sejam flexibilizadas.

  1. A interação dos Jogos eletrônicos

Quando pensamos em games nos vem inúmeras ideias a cabeça. Não é de hoje que os jogos eletrônicos despertam o interesse e o fascínio das crianças, e adolescentes. Mas com novas possibilidades desse novo mundo da informática, os jogos passaram por uma evolução que vai desde os gráficos, narrativas e jogabilidade. Ganhando cada vez mais adeptos.

Sendo assim podem envolver relações humanas e sociais, ocorridas em rede ou comunidades virtuais, aos quais compartilham informações sobre os jogos, dicas e experiências, entre outras, e como todas as mídias podem ter pontos positivos e negativos para o desenvolvimento dos envolvidos, podendo ser percebidas nas atitudes das crianças e adolescentes no dia a dia nas escolas.

Esses games são objetos digitais que fascinam e mobilizam a atenção de crianças e jovens, levando sua imaginação em lugares incríveis. Fazem parte do dia-a-dia deles. Em muitas ocasiões muitas crianças substituem ou faltam a aula para ficarem jogando com amigos virtuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com