TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Por:   •  28/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GÓIAS CENTRO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM REDES

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

COMPUTAÇÃO EM NUVEM

(Cloud Computing)

Jussara – Go Nov/2016


DAVID ALEXANDRE RAMOS NEVES

COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Projeto realizado para avaliação parcial da disciplina Metodologia do Trabalho Científico, do Curso Licenciatura em Computação, de ministrado pela Universidade Estadual Goiás (UEG) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Jussara – Go Nov/2016


SUMÁRIO

  1. TEMA        4
  2. INTRODUÇÃO        4
  3. OBJETIVOS GERAL        4
  4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4
  5. HIPÓTESE        4
  6. JUSTIFICATIVA        5
  7. REFERENCIAL TEÓRICO        5
  8. METODOLOGIA        6
  9. CRONOGRAMA        6
  10. REFERÊNCIAS        7

  1. TEMA

        Cloud Computing , Benefícios e Praticidade.

  1. INTRODUÇÃO

Computação em nuvem é um sistema em que os arquivos são salvos na própria rede internet como, por exemplo contas de Gmail, Outlook, Livre dentre outras. Essas informações podem ser acessadas através de diferentes aparelhos eletrônicos. Na qual poderá ser utilizado para os fins de (trabalho, lazer, etc.). Neste caso o objetivo e trabalhar com os alunos na sala de aula. Como, troca de arquivos, sem precisar de diversos aplicativos ou de um aparelho exclusivo para uma conta, tornando sua utilização mais rápida e prática, porém sua utilização só é possível com disponibilidade de internet. Por ser um serviço novo, a grande maioria das pessoas não tem conhecimento nenhum sobre os riscos e as vantagens que ele apresenta, outros poucos apenas já ouviram algo, mas não entendem, ou não se preocupam, pois acreditam que esse serviço jamais entrará em vigor. É importante lembrar que algumas empresas já usam deste serviço, porém em pequena escala, dentro de si própria. Minha intenção e trabalhar com essa nova ferramenta dentro do meio educacional.

         

  1. OBJETIVO GERAL

Expor a gestão escolar um software que possibilite maior contato entre a disciplina e os alunos e professores e balancear os riscos e benefícios da Computação em Nuvens. 

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Esclarecer qual o grau de vulnerabilidade que os usuários ficarão expostos ao utilizarem o serviço da Computação em Nuvens; Evidenciar a revolução que este serviço vai proporcionar; esclarecer algumas dúvidas sobre esta nova tecnologia; discutir a respeito das condições de implantação deste novo sistema. 

  1. HIPÓTESE

Devido ao baixo contato entre os membros da escola ao laboratório de informática, é notório que seria imprescindível maior frequência no mesmo para a utilização de tal software, bem como a capacitação de professores para melhor instruírem seus alunos e assim ambos poderem usufruir das facilidades da computação em nuvens.

  1. JUSTIFICATIVA

A escolha do tema se deu pelo fato de que há necessidade de informatização nas escolas, sendo a utilização do software uma ótima ferramenta que possibilite tal feito.  Também pela facilidade de utilização por alunos e professores, podendo ser acessado por outras pessoas, fato que favoreceria a participação dos pais.

A Cloud Compuntig trata-se de um projeto onde os dados do usuário de computador seriam armazenados em dezenas de servidores pelo planeta, ou seja, o que anteriormente seria guardado no HD do computador passará a ser guardado em um servidor do provedor de serviço. Atualmente, as maiores pesquisas sobre esse projeto vêm de empresas interessadas em exercê-lo (como a Microsoft, Google.), estas já disponibilizam esses tipos de serviços.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A ideia da utilização de dados em nuvens já existe desde 1960, por influência de Joseph Carl Robnett Licklider, um dos desenvolvedores da ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), o antecessor direto da internet.

Na década de 1960, John McCarthy, um pesquisador americano muito importante da área da informática propôs a ideia de que a computação deveria ser organizada na forma de um serviço de utilidade pública.

Alguns exemplos de empresas que usam esse modelo computacional de dados em nuvens são o DropBox, Google Drive, Mega.co, Gmail, Gol Linhas Aéreas, Hotmail dentre outas. Tais softwares são utilizados diariamente por milhares de pessoas e a implantação adequada de alguns destes poderiam trazer a otimização do funcionamento escolar. Cloud Computing, as informações estarão disponíveis e mais pessoas terão acesso a essas informações, graças à disponibilização de muitos serviços on-line, muitos gratuitamente, e que devem baratear o preço dos computadores, inclusive, aumentando a presença on-line de pequenas empresas e fornecedores de serviços. (KANARSKI, 2008).

Privacidade é outro assunto. Se um usuário pode logar-se de qualquer local para acessar aplicações, é possível que a privacidade do usuário esteja comprometida. Empresas de computação em nuvem precisam de encontrar formas de proteger a privacidade do usuário. Uma delas seria usar técnicas de autenticação, como usuário e senha. Outra forma é empregar um formato de autorização (níveis de permissão) - cada usuário acessa apenas os dados e as aplicações que são relevantes para o seu trabalho. (STRICKLAND).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com