TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdiciplinar De Licenciatura Em Histórioa

Pesquisas Acadêmicas: Produção Textual Interdiciplinar De Licenciatura Em Histórioa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Ao pensar na educação se faz necessário pensar também os mecanismos que regem ou orienta. São esses a LDB que é nacional e a mesma vai orientar a cada escola na construção de um documento individual que identifica e regimenta a cada escola avaliando a necessidade do meio no qual ela está inserida, sempre este vai ser a expressão da vontade de todos. Assim tanto pra escolas quanto para quem necessita dela o Projeto Político Pedagógico vai moldar escola e aluno buscando dar uma formação abrangente e coerente com a realidade vivenciada no seu dia-a-dia.

2 DESENVOLVIMENTO

O Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) de uma Instituição de ensino é um documento de avaliação e modificação das propostas pedagógicas da mesma. Onde é possível planejar as ações educativas e de formação e inserção do aluno nos conteúdo escolar. Valorizando a sua identidade sociocultural, socioambiental, e de formação individualizada mais nunca fragmentada. Onde o projeto é pensado com base nas necessidades da comunidade local, levando em conta o espaço social que está ligado ao espaço geográfico. Esse espaço tem muita influência na vida social do aluno ele determina as suas capacidades e facilidades de absorção dos conteúdos trabalhados pela escola.

No contexto formativo o P.P.P. é consultivo onde o setor administrativo e pedagógico de uma instituição pode ter acesso para programar suas atividades laborais e cognitivas. Ele tem a flexibilidade de poder ser alterado de acordo com a necessidade do público atendido.

Ao elaborar um P.P.P. que possa atender as reais necessidades educativas dos alunos deve ser pensado e discutido com toda a comunidade e todos com o conhecimento pedagógico ou não poderão contribuir para uma construção de igualitária e eficaz capaz de promover a formação intelectual do ser, sem perder os princípios pedagógicos e sociais.

Ao participar da construção do P.P.P. o professor, os pais, a comunidade e a equipe gestora, escolhe o melhor para a formação, mais dentre todos, o papel do professor é indispensável, pois este é que conhece a realidade de cada educando, é ele quem faz o contato direto entre o mundo do conhecimento e os caminhos para a sua construção. Pois estudou disciplinas nas quais o fez ter um posicionamento firme e objetivo.

Ao ingressar em um curso superior voltado à docência o educando tem que ter um pensamento em construir novos horizontes a partir das possibilidades levando em consideração discussões que podem ajudar a mudar a realidade sociocultural local, nesse contexto entra o PPP que é justamente um apanhado do que deve ser quer.

3 CONCLUSÃO

Ao estudar sobre o Projeto Político Pedagógico, oportunizou entender o que esse significa em uma escola e na vida de cada um, ao qual, está inserido nessa realidade. Compreendi que a participação do professor é muito importante quando está construindo esse projeto e o sucesso dele também vai depender do envolvimento da comunidade local e escolar. Tanto na construção como na execução.

REFERÊNCIAS

Texto O QUE É O PROJETO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com