TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia e tecnologia

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA

Curso de Engenharia de Produção

Disciplina: Engenharia do Trabalho

Prof. M.Sc. Carlos Roberto Carneiro

SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA NO METRÔ

Felipe Barros – 20620365 – Paulista II – Noturno

São Paulo

2015

Sumário

1 Apresentação

Este trabalho tem como objetivo desenvolver e apresentar um produto inovador inspirado no meio ambiente, tendo como base seus recursos e necessidades.

O advento a ser apresentado teve como fonte de inspiração a obra de Leonardo da Vinci, o Livro “A Menina do Vale” de Bel Pesce e as necessidades energéticas observadas nas grandes cidades da atualidade.

A visita à exposição de Leonardo da Vinci e a observação de sua obra permitiu enxergar o meio ambiente como uma fonte de infinita inspiração para o desenvolvimento de novas tecnologias. Da Vinci foi um mestre em criar a partir da utilização e inspiração nos recursos naturais, como um grande observador e entusiasta das riquezas que o meio ambiente fornece criou uma obra que inspira a inovação tecnológica até os dias de hoje.

Visionário, ele se inspirou na anatomia dos pássaros para desenhar máquinas voadoras,

projetou veículos semelhantes a tanques de guerra e chegou a bolar um equipamento de mergulho capaz de permitir a respiração debaixo da água. Embora grande parte de suas obras não tenha saído do papel, a inspiração que deixou é um legado á humanidade.

O livro “A Menina do Vale” ensina e encoraja o desenvolvimento de inovações nos dias de hoje. Bel, uma visionaria do mundo corporativo compartilha um pouco de sua experiência a fim que inspirar entusiastas a investir em suas ideias e buscar inovações.

A soma destas inspirações serviu de base para a analise das necessidades da sociedade moderna e a busca por alternativas através dos recursos disponíveis no meio ambiente que nos cerca.

Um dos maiores desafios enfrentados pelo desenvolvimento tecnológico, é vencer as barreiras energéticas atuais. Hoje a produção de energia é limitada, finita e em sua maioria não renovável. É necessário encontrar novas e melhores maneiras de se obter energia para garantir ás tecnologias do futuro os suprimentos necessários sem degradar ainda mais o meio ambiente. Esta é a necessidade básica a que este trabalho pretende propor uma alternativa.

2 Sistema de Geração de Energia Limpa no Metrô

O Brasil é um país que tem como fonte de energia predominante a energia hidrelétrica.

Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais e sociais. Porém a sua tecnologia é a base para o desenvolvimento da alternativa proposta.

A energia hidrelétrica é obtida através de geradores que são movimentados pela enorme quantidade de água represada nas barragens. O gerador é constituído por um grande imã que quando colocado em movimento induz uma corrente alternada nos fios de cobre da bobina, essa corrente é captada pelos transformadores e posteriormente direcionada para a via, conforme ilustra a figura abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (67.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com