TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODULO ENGENHARIA DE TECNOLOGIA

Por:   •  2/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.312 Palavras (10 Páginas)  •  1.133 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

MÓDULO ENGENHARIA E TECNOLOGIA

 

GABRIEL FERREIRA LOPES – RA 235932016

GUILHERME SANTOS DE OLIVEIRA – RA 233652016

MARCOS MASASHI TAKENOUCHI – RA 244532016

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO

                              MODULO ENGENHARIA DE TECNOLOGIA

                             

...............................................................................................................................

Guarulhos

                                 2016

ENIAC ENSINO BÁSICO E SUPERIOR

         

GABRIEL FERREIRA LOPES – RA 235932016

GUILHERME SANTOS DE OLIVEIRA – RA 233652016

MARCOS MASASHI TAKENOUCHI – RA 244532016

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO

Engenharia e tecnologia

Computação

Trabalho do Curso  de Engenharia  da computação da Faculdade Eniac, apresentado à Banca Examinadora do Projeto integrador.

Prof. Ms. Sérgio Fernandes de Freitas

                                                       Guarulhos

2016 

Sumário

   

RESUMO        

CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO        

CAPÍTULO 2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

2.1 – A história do guindaste        

2.1.2– Ultilização do guindaste (grua)        

2.2 – Motor CC        

2.2.2 – Princípio de funcionamento        

2.3 – Bateria        

2.3.1– A energia da bateria e seus usos        

2.3.2 – Bateria de Chumbo        

2.4 – Chave HH        

2.5 – Polias        

2.6 – Cabos        

3- Desenvolvimento        

3.1 – Protótipo        

3.3 – Cáculos realizados        

3.5 – Croquis mecânicos e elétricos        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


RESUMO

Este trabalho de conclusão de módulo, consistiu em consolidar os conhecimentos nas matérias aprendidas em sala de aula através da construção de um dispositivo de içamento vertical de uma peça, com massa, tempo, altura e dimensões estabelecidos pela Faculdade ENIAC.

Para execução desse projeto foram realizados pesquisas desde o surgimento das gruas, dos componentes que foram usados no construção da grua, cálculos mecânicos e elétricos.

Durante a execução do projeto, alguns cálculos tiveram que ser refeitos por questão de custos, pois não é possível comprar componentes que sirvam exatamente conforme as especificações e calculos que foram pré-estabelecidos.

Com isso, o projeto tornou-se mais complexo, por ter que adequar o projeto aos componentes comunmente comercializados no mercado alterando também todos os cáculos e até o lay-out do projeto inicial.

 Após isso, foram realizados testes e apontados as vantagens e desvantagens nos materiais escolhidos, assim como seus custos e conclusão final.

Palavras chave: dispositivo de içamento, peça, massa, tempo, altura, dimenssões, Faculdade ENIAC, gruas, mecânicos, elétricos, projeto, cálclos, vantagens, desvantagens, materiais.

CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO

Não se sabe ao certo quando foi inventada a primeira grua, existem registros do desenvolvimento na Grécia e Roma antiga, mas é certo que todos dispositivos de içamento contribuiram  muito para o desenvolvimento da sociedade.

Com os avanços nos estudos da física e matemática foi possível o aprimoramento das gruas. Cáculos de força, torque, rotação, motores e outros conhecimentos resultaram em gruas com maiores capacidades de carga, menores custos e que viabilizassem o desenvolvimento do mundo como conhecemos hoje.

O presente trabalho, proposto pela Faculdade ENIAC, é requisito para aprovação na matéria, tem como objetivo geral: “Desenvolver um dispositivo eletromecânico para fazer o içamento vertical de uma peça com massa, tempo e altura estabelecidos.”

Para execução deste trabalho de conclusão de módulo, terão que ser aplicados muitos conceitos das matérias de física e mecânica básica, cálculo diferencial, eletricidade aplicada, desenho técnico, engenharia tecnologia e design e também muita pesquisa nos meios acadêmicos, orientação dos professores e dos orientadores do ENIAC.

Nos capítulos seguintes serão apresentados as pesquisas feitas envolvendo o surgimento e desenvolvimento das gruas e suas utilizações, pesquisa dos componentes básicos e necessários para construção de uma grua, detalhamento da construção do projeto com as vantagens e desvantagens, calculos estruturais, mecânicos e elétricos, desenhos e croquis, levantamento dos custos do projeto e apresentação do projeto finalizado e devida conclusão.

CAPÍTULO 2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 – A história do guindaste

O guindaste/grua foi uma invenção muito antiga criada por gregos ou romanos, não se pode ter certeza pois não há registros históricos especificando sua origem, grande parte do conhecimento sobre guindastes vem de escritos do arquiteto romano Vitrúvio e de Héron de Alexandria. O mais simples dos guindastes descritos compunha-se apenas de uma única estaca fincada no chão, que era erguida e sustentada por um par de cabos amarrados em sua extremidade superior.

Em seu topo, prendia-se a roldana por onde corria a corda utilizada para suspender os materiais. Essa corda era normalmente operada por um molinete fixo num dos lados da estaca, junto à base.
Porém existiam limitações como, o ângulo em que ele podia girar, à direita ou à esquerda sem o guindaste quebrar/desequilibrar-se era muito pequeno. Porém a maioria desses problemas foram resolvidos pelos construtores medievais, a força humana - utilizada para fazer funcionar o molinete - permaneceu insubstituível até o advento das máquinas a vapor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (536.8 Kb)   docx (714.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com