TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levantamento de requisitos

Por:   •  8/5/2015  •  Dissertação  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

O levantamento de requisitos é uma ferramenta importante para o desenvolvimento do software, uma vez que são identificadas as necessidades do usuário, e também os problemas que podem surgir no decorrer do processo.

Esse método ocorre de várias formas, reuniões entrevistas etc., para que seja idealizado como um todo a ideia real do produto que precisa ser realizado,

 A equipe trabalha em conjunto com várias abordagens  diferentes, mas sem abandonar nenhuma teoria revelante ao assunto.

Antecedendo a reunião, é solicitada a cada participante uma lista que interage com o ambiente do sistema, outra que deve ser produzida pelo sistema, e as que são usadas pelo sistema.

Também é solicitado a cada participante outra lista (processos ou funções) com a finalidade de poder interagir com os objetos do sistema.

Por fim são criadas as listas de restrições que envolvem vários campos, entre eles:  custo, dimensões, regras comerciais, e também critérios de desempenho como velocidade precisão etc.

A finalidade de criação dessas listas é para exemplificar a percepção  de cada pessoa em relação ao sistema abordado.

A coleta colaborativa de requisitos é realizada de várias formas, cada uma usando um cenário diferente, mas todas aplicam as variações das seguintes diretrizes básicas:

São estabelecidas regras para a preparação e participação;

Existe uma agenda formal para abordar todos os pontos a serem discutidos, porém também informal para estimular o fluxo de ideias sobre o assunto em questão;

Nas reuniões pode ter um mediador que não seja o usuário para dar o devido segmento a reunião, tendo assim maior facilidade para um senso comum;

São usados mecanismos de definições a fim de facilitar os tópicos abordados, que podem ser por meio de boletins eletrônicos, salas de bate papo, ou fóruns virtuais;

O objetivo desses mecanismos são facilitar a identificação do problema, através de uma apresentação que ocorre durante a reunião  para então definir elementos de solução  em um âmbito que seja propício ao cumprimento da meta estabelecida.

 

Requisitos Funcionais:

Tem como finalidade definir  a função de um sistema ou seu componente, a função é descrita como um conjunto de entradas, seu comportamento e por fim as saídas.

Os requisitos funcionais podem ser cálculos, detalhes técnicos, e as demais funções que um sistema pode realizar, e geralmente eles são extraídos dos casos de uso.

A execução dos requisitos funcionais é detalhada no projeto do sistema.

Requisitos não funcionais:

São também conhecidos como requisitos de qualidade, que tem por finalidade colocar restrições sobre o projeto a ser executado, tal como desempenho, segurança e confiabilidade do sistema.

O plano para o detalhamento dos requisitos não funcionais é realizado na arquitetura do sistema.

Ambos os requisitos estão interligados,  com a diferença que os requisitosfuncionais  fazem parte da arquitetura  do aplicativo do sistema, e osrequisitos não funcionais fazem parte da arquitetura técnica de um sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com