TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMÓRIA ROM

Por:   •  20/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

Memória ROM

ROM (Read Only Memory - Memória somente de leitura). A memória ROM tem como principal finalidade armazenar programas de inicialização do sistema. Como o próprio nome diz é uma memória somente de leitura que se localiza na placa mãe. A ROM não se limita apenas ao computador mas também a relógios e equipamentos eletrônicos inteligentes, como relógio digital, ou qualquer outro aparelho eletrônico digital.

• ROM: Memória de computador somente para leitura

• EPROM (Erasable and Programmable ROM): um tipo de ROM apagável e programável. Memórias EPROM se subdividem em UVEPROM e EEPROM. Ao contrário do que se pensa, uma memória EPROM não pode ser considerada uma memória RAM, pois a grandeza da velocidade de gravação não é a mesma da velocidade de leitura. Os dados permanecem na memória mesmo sem energia;

• EEPROM (Electrically Erasable and Programmable ROM): uma EPROM (ou EAPROM) eletricamente apagável. Pode ser reprogramada sem se tirar do circuito;

• Flash-PROM: Atualmente o mais usado, pois oferece a possibilidade de atualização através de softwares;

• Mask – ROM: esse tipo de memória é gravado na fábrica do circuito integrado sob encomenda não podendo ser alterado ou regravado.

A ROM é um chip de memória ao qual o fabricante a vende virgem para o fabricante da placa mãe que irá inserir três programas de suma importância para o funcionamento do computador. São eles:

• BIOS: Que é o principal programa inserido na memória ROM, que tem como função acionar o boot que irá ativar todos os elementos do PC. A BIOS é instalada com o propósito de organizar a inicialização da máquina que por sua vez necessita da mesma para poder dar o funcionamento básico para hardwares a serem inseridos no PC. Ao iniciar o PC o BIOS já é acionado instantaneamente, chamando o boot, e o POST.

• POST (Alto-teste inicial): O POST é o programa responsável por fazer o teste de todos os hardwares do PC, e se, algum desses hardwares apresentarem mal funcionamento o POST avisará ao usuário através do monitor, ou se for o monitor o problema avisará com um sinal sonoro dando um bip. O POST começa fazendo o auto-teste pelo processador passando pelo monitor, após passa na memória RAM em seguida por outros periféricos do PC. Mas o mais interessante nesse auto-teste seria o post testar o vídeo antes da memória RAM. Mas isso acontece devido a necessidade do PC em informar ao usuário o problema encontrado pelo monitor de vídeo. Que já seria uma forma mais clara e evidente de detectar e corrigir o problema ali existente. Enquanto o POST vai fazendo o teste em cada hardware ele faz também uma instalação do BIOS em cada hardware testado para assim o processador conseguir trabalhar normalmente com cada periférico.

• Bios - Setup: Nada mais é do que um programa de configuração do BIOS. Nele o usuário poderá fazer alterações de acordo com a necessidade da placa mãe e também de acordo com os periféricos que ali estão sendo instalados. Uma característica do setup que é bem curiosa é que como a ROM é uma memória não volátil ou seja é uma memória somente de leitura, e também uma memória de armazenamento permanente, ou seja, não pode ser modificada; o setup é usado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com