TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA

Por:   •  7/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ DE CURITIBA - INOVE

DEFICIT DE PROFISSIONAIS DE T.I. NO MERCADO DE TRABALHO

CURITIBA

OUTUBRO/2014

FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ DE CURITIBA - INOVE

PAULO VITOR SKOVRONSKI DA SILVA

DEFICIT DE PROFISSIONAIS DE T.I. NO MERCADO DE TRABALHO

Trabalho do Tecnologia de Redes de Computação apresentado pelo aluno Paulo Vitor Skovronski da Silva da turma TRC4SA como avaliação total bimestral para a Matéria de Metodologia Cientifica do Curso de Tecnologia de Redes de Computação das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba – Inove.

Orientador: Wilson de Oliveira Franco Carneiro Neto

CURITIBA

OUTUBRO/2014

1. TEMA GERAL DO TRABALHO

Este trabalho, tem como foco central, apresentar a situação do mercado de trabalho dos profissionais da área de Tecnologia da Informação, um mercado que cresce anualmente mas que apresenta um enorme deficit de profissionais especializados na área.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O trabalho tratará do crescimento da área de T.I. e a importância desse crescimento no mercado de trabalho, o fato do crescimento do numero de profissionais com especialização técnica e de ensino superior não acompanhar esse crescimento, o que acaba gerando um alto numero de vagas em aberto. Também será tratado o fato dos profissionais que já se encontram inseridos no mercado, não buscarem maior especialização, devido a comodidade e estabilidade que este deficit proporciona. O trabalho também terá foco na maneira como o mercado se adequá isso e as soluções encontradas para superar este problema.

3. PERGUNTA DA PESQUISA OU PROBLEMA DA PESQUISA

As grandes perguntas em torno da pesquisa são: “Como solucionar este deficit de profissionais?” “Como incentivar a entrada de novos profissionais na área?” “Como incentivar os profissionais que já se encontram na área a buscarem maior especialização?”.

4. OBJETIVO (GERAL E ESPECIFICOS)

O principal objetivo geral deste trabalho é apontar as diversas causas deste deficit de técnicos e a partir de tal apontamento, propor alternativas que amenizem esse problema, tanto a curto quanto a longo prazo. Como objetivos específicos, o trabalho apresentará soluções a diversos outros fatores que acarretam no problema principal.

5. JUSTIFICATIVAS

Por se tratar da área de atuação dos alunos deste curso, torna-se importante o conhecimento do mercado em que irão atuar, tornando-os preparados a situações que encontrão no mesmo.

6. REFERENCIAS TEORICAS

Como principais referencias, serão utilizados artigos jornalísticos, que elencam dados referente a perspectivas de crescimento de mercado, como materias publicas por revistas de conceituadas como Exame, baseadas em estudos do IDC e também baseado em estudos do Softex, como da publicação no site Baguete, que deixam claro a falta de profissionais na área e apontam as causas do mesmo. Como o texto Deficit de profissionais de TI: 408 mil em 2020, de Leandro Souza diz “A estimativa, que aponta um quadro grave, caso o País não reforce programas para reverter a situação, mostra que a escassez de mão de obra qualificada é um problema educacional.”, a questão do deficit de profissionais qualificados na área de T.I. é um problema educacional, já que “material humano” atuante na área é grande,  como o texto Oportunidades na área de TI, Claúdio Fiorenzano deixa evidente “É certo que jovens da geração Y, que já nasceram na era da Internet e celulares, se adaptam mais rapidamente às inovações tecnológicas”, muitos técnicos possuem conhecimento auto didata, porem a especialização técnica ainda é exigida e de extrema importância. Por meio destes textos, é possível elencar causas do problema e buscar soluções ao mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (298 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com