TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia da Pesquisa Científica TCCTrabalho de Conclusão de Curso Avaliação Final Presencial

Por:   •  24/3/2020  •  Monografia  •  1.613 Palavras (7 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 7

Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em TI

Metodologia da Pesquisa Científica TCCTrabalho de Conclusão de Curso Avaliação Final Presencial

- Regras e Orientações

2

Março/2017

Profa. Dra. Elisamara de Oliveira Coordenadora

Sumário

3

Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em TI

Regras e Orientações para o TCC e a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica

2- Funcionamento da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica

A disciplina Metodologia da Pesquisa é ofertada em 3 partes de 20 horas cada uma, de acordo com o calendário de disciplinas do curso. As duas primeiras partes são ofertadas na plataforma AVA e a terceira será a defesa do TCC de forma presencial. Esta disciplina não tem provas nem avaliações. O material apresentado na rota de aprendizagem apresenta as regras gerais da universidade. As regras do TCC dos cursos de TI é específica e está descrita neste documento, devendo ser seguida à risca pelo aluno. Na 1ª e na 2ª partes da disciplina haverá chats com o professor. Nestes chats o aluno poderá tirar suas dúvidas em relação às regras do TCC do seu curso e todos os aspectos envolvidos na elaboração, escrita, entrega e defesa do trabalho. A partir da 2ª parte da disciplina Metodologia o aluno deverá escolher seu tema de trabalho e seguir as datas de entrega publicadas pelo professor na plataforma AVA na forma de um comunicado. Durante o processo de escrita do TCC, o aluno pode interagir com o professor orientador do seu trabalho. Após a finalização da última disciplina do curso, as datas de defesa do TCC serão publicadas e o aluno que tiver tido seu artigo científico aprovado pelo orientador, deve fazer a defesa escrita de seu TCC, devendo obter a sua aprovação para finalizar o curso.

3- Regras para elaboração do TCC do curso O aluno dos cursos de pós-graduação lato sensu em TI deverá fazer o seu TCC na forma de um artigo acadêmico-científico cujo formato está especificado no documento intitulado “1_TemplateeInstruções_ModeloTCC_ArtigoCientífico_EaD.docx”, disponível na guia material de estudos da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica. O orientador do trabalho será o professor da disciplina de Metodologia ou, eventualmente, outro docente por ele indicado. O artigo é aprovado apenas pelo orientador. Somente se o orientador tiver aprovado o artigo é que o aluno poderá confirmar sua participação na defesa. O TCC é um trabalho individual e não pode ser realizado em equipe, em nenhuma hipótese. As regras específicas para os alunos dos cursos de TI são as listadas no que se segue. 2.1. Calendário de entregas O professor da disciplina Metodologia da Pesquisa divulgará as regras gerais para elaboração, entrega e defesa do TCC, junto com um calendário com datas de entregas das partes do trabalho ao longo do curso, mais precisamente após a 2ª parte da disciplina Metodologia. As entregas previstas incluem as seguintes partes do trabalho: 1ª. Entrega: Definição do tema e do título 2ª. Entrega:

4

- Cabeçalho; - Resumo e palavras-chave; - Introdução; - Fundamentação Teórica; - Bibliografia parcial (referente ao Referencial teórico); 3ª. Entrega: - Desenvolvimento; - Conclusões; e, - Referências bibliográficas 2.2. Definição do tema e do título É oferecida ao aluno uma lista com diversas sugestões de temas e assuntos que podem ser abordados na elaboração do trabalho. No entanto, o aluno tem liberdade de escolher o tema que mais se afina com suas expectativas profissionais, desde que esteja dentro do contexto do curso. Escolhido o tema e o título, esta informação deve ser passada ao professor de Metodologia da Pesquisa que oficializará a escolha. Existe uma diferença entre tema e título: tema é o assunto objeto do trabalho e título é uma expressão curta que sintetiza o conteúdo do trabalho

2.3. Entrega do artigo e orientação do TCC As entregas e as correções subsequentes devem sempre ser enviadas através da plataforma AVA, guia TCC, segundo o cronograma de entregas definido no item 2.1 e cumprindo o calendário de entregas a ser disponibilizado pelo orientador na aba Material de Estudos do AVA. Na primeira entrega, o aluno deverá postar na aba TCC do AVA um tema, com título para o trabalho, juntamente com uma justificativa e abordagem do tema. O orientador aprovará ou fará sugestões para melhoria e foco do artigo a ser elaborado. Após a aprovação do tema e título o aluno fará a segunda entrega, postando o resumo, com as palavras-chave, a introdução, a fundamentação teórica e a bibliografia parcial, de acordo com o template disponível na aba Material de Estudos. Após as correções da segunda entrega, o aluno deve complementar o artigo com as seções restantes (3ª Entrega). Nessa 3ª entrega deve incluir o Desenvolvimento, as Conclusões e completar a bibliografia. As referências bibliográficas devem ser indicadas nas 2ª e 3ª entregas. Cada vez que o aluno se referir a uma fonte no texto publicação ou autor), a mesma deve constar das referências. Tudo conforme a Metodologia.

4- Defesa do TCC 3.1. Aprovação do TCC para a defesa Quem aprova o aluno para a defesa é o orientador do aluno. Mesmo que a Universidade solicite a confirmação de presença, o aluno deve ser aprovado primeiro pelo orientador antes de confirmar sua presença. 3.2. Data e local da defesa do TCC A data da defesa do TCC será marcada pela Universidade. Esta data será posterior ao final das disciplinas do curso e sempre coincidirá com um final de semana. No final de semana aprazado, o aluno deverá se dirigir ao polo da Universidade mais próximo de sua residência, indicado pela própria Universidade, e ficar à disposição para realização da defesa do TCC.

5

Caso o aluno não compareça no dia e local agendados, sem justificativa entregue em tempo hábil, o mesmo será reprovado na defesa do TCC. O prazo de realização de nova defesa, neste caso, não deve exceder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com