TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimídia na Educação: um grande professor

Artigo: Multimídia na Educação: um grande professor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  Artigo  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Multimídias na Educação: professor em sala de aula

Vivemos em um mundo globalizado, onde as mudanças ocorrem cada vez mais rápidas e tornar o uso da tecnologia parte integrante do processo de aprendizagem pode ser algo enriquecedor para educação.

A utilização de tecnologias multimídia nas salas de aulas como ferramenta para facilitar no ambiente escolar, pode proporcionar aos alunos e professores, aulas mais interessantes e produtivas.

Neste sentido, é importante que o professor se aproprie de conhecimentos das tecnologias para que este possa ser utilizado em sua prática pedagógica. As ferramentas e mídias digitais oferecem à didática um ambiente de renovação, onde encontramos situações de interação, criação, comunicação, informação e colaboração, tornando a aula muito diferente daquela tradicional em que a base é o uso do quadro negro e livros.

Quando falamos em multimídia logo imaginamos um computador, mas não é apenas isso. Multimídia é muito mais, é um conjunto de recursos, tais como: áudio, vídeo, som, gráficos, imagens, textos, animação, etc., que podem ser usados de diversas formas e situações. Além disso, temos a internet que é um recurso precioso para a educação, pois coloca à disposição de estudantes e professores uma quantidade imensa de informações e permite debates por meio de grupos de discussão.

Os educadores devem fazer uso dos recursos tecnológicos com a finalidade de motivar e atrair a atenção dos alunos. As ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação. Uma planilha de cálculos, pode ser utilizada para um trabalho de matemática ou estátistica, criando fórmulas e gerando gráficos. O editor de textos pode ser usado para a criação de jornais ou artigos com notícias e informações sobre o conteúdo de uma disciplina. Uma apresentação (PowerPoint) na elaboração de aulas permite inumeras possibilidades com imagens, sons e entre outros recursos. Os vídeos também podem ser muito interessantes, podendo ser exibido trechos de filmes ou gravações que mostrem o assunto sobre o qual está sendo falado.

Por fim, podemos dizer que os recursos de multimídia são ferramentas que tendem apenas a contribuir para a educação. Uma aula planejada, organizada e fazendo uso de tecnologias pode propiciar para que os alunos se interessem mais pelas matérias facilitando o entendimento das disciplinas, criando uma aula dinâmica, participativa, além de contribuir para mudanças positivas na abordagem pedagógica. Não basta ter recursos de multimídia, é necessário utiliza-los de forma organizada para que a sala de aula entenda e interaja para o propósito daquilo, para assim melhorar o processo de aprendizado.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com