TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

TRABALHO 4: Elaboração de trabalho acadêmico e

                                         pesquisa bibliográfica e suas etapas

MATHEUS SPROTTE MELLO

PROF. ALFREDO LEONARDO PENZ

JOINVILLE/SC

2017/02

SUMARIO¹

1 INTRODUÇÃO

  1. TEMA

Motor de corrente continua

  1. PROBLEMA² ³

O motor CC é pouco usado na indústria exceto em aplicações restritas, pois comparado ao motor CA é muito caro sendo que o funcionamento praticamente o mesmo.

        Partindo dessa perspectiva foi elaborada a seguinte problemática: qual é a melhor situação para a aplicação do motor CC, para que sua escolha não se torne um prejuízo.

        Tendo como objetivo principal compreender o funcionamento desse tipo de motor seus tipos de excitação, e onde sua aplicação se torna mais vantajosa em comparação ao motor CA.

        Dentro da área da eletricidade contamos com dois tipos de tensão elétrica a tensão alternada (AC) e a tensão continua (DC) os motores CC são alimentados pela tensão DC. Para conseguirmos a tensão em DC precisamos retificar a alimentação que as concessionarias de energia nos fornecem ou usar direto de baterias.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

O principal objetivo desse trabalho é constatar qual á melhor aplicação dentro da indústria para que os motores CC não se tornem prejuízo.

  1. Objetivos Específicos

  • A manutenção dos motores CC é muito importante para prevenir paradas de processo ou acidentes, pois como veremos mais adiante se o enrolamento shunt romper o motor pode disparar e atingir velocidades muito altas podendo se alto destruir.
  • Comparado com o motor CA os motores CC não apresentam muitas vantagens tendo um leque de aplicações pequeno.
  •  para que seja possível alimentar os motores CC é necessário que tenhamos uma fonte de alimentação DC , porem as concessionarias de energia nos fornecem alimentação CA.
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os motores de corrente contínua estão presentes em nossas vidas desde quando éramos crianças, pois qualquer brinquedo que exerça força motora precisa de um motor de corrente contínua para funcionar. Um motor CC é alimentado por uma tensão contínua, ou precisa de um dispositivo que converta tensão alternada em contínua.

Segundo Santiago (2013),

“Uma corrente é considerada contínua quando o fluxo dos elétrons passa pelo fio do circuito sempre em um mesmo sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre negativa, circulando no sentido do pólo positivo para o pólo negativo, se considerarmos o sentido convencional da corrente, ou circula do pólo negativo para o pólo positivo, se considerarmos o sentido da corrente dos elétrons. A maior parte dos circuitos eletrônicos trabalha com corrente contínua, sendo as pilhas e as baterias os melhores exemplos de onde encontrar este tipo de corrente”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com