TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Alinhamento e Proximidade

Por:   •  1/3/2017  •  Artigo  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4



ALINHAMENTO E PROXIMIDADE

REPETIÇÃO

A repetição de elementos visuais no design unifica e fortalece o material, agrupando partes que seriam separadas. O recurso da repetição é muito útil em peças de uma só página e é essencial em documentos de muitas páginas (neste caso, a repetição é considerada como consistência)

O propósito básico da repetição é unificar e acrescentar interesse visual. Não subestime o interesse visual de uma página: se ela for interessante, sua leitura será mais agradável e provavelmente mais lida.

Veja o cartão de visita abaixo. Depois de ler o número telefônico, o que você lê? Você volta ao outro tipo em negrito no início do texto? Este é um truque visual que os designers sempre utilizam para controlar o fluxo do olho nos leitores, para manter sua atenção sobre a página o máximo de tempo possível.

[pic 1]

Abaixo vemos um exemplo de repetição de títulos, tamanhos e tipos de fonte, dando maior consistência ao documento.

[pic 2]

Quando se trabalha com documentos contendo muitas páginas, a repetição é um fator de grande importância na unidade dessas páginas. Assim o leitor terá certeza que a página 7 e a página 12 fazem parte do mesmo documento, devido as repetições na forma, posicionamento e tamanho dos elementos.

 

Determinados elementos podem tornar sua identidade marcante. Abaixo um exemplo de cartão, envelope e papel timbrado que provocam uma forte identidade graças a repetição do alinhamento à esquerda e posicionamento das informações.

[pic 3]

A repetição torna o documento sofisticado, elegante e fácil de ler e de identificar os assuntos.

[pic 4]

 

As repetições podem ocorrer com elementos gráficos. Abaixo um exemplo de repetição utilizando flores e bonequinhos:

[pic 5]

 

 

O QUE EVITAR

Evite repetir o elemento em demasia, para que ele não se torne enfadonho ou excessivo. Esteja consciente do valor do contraste.

 

CONTRASTE

O contraste de uma página faz com que seus olhos se virem para ela. Se você colocar dois elementos diferentes em uma página ( como duas fontes ou duas espessuras de fio), eles não devem ser similares. Para que o contraste cumpra totalmente suas funções, os dois elementos devem ser muito diferentes.

Utilizar o princípio do contraste é como fazer o retoque de uma parede: não se pode combinar mais ou menos a cor; ou você encontra a cor exato ou precisará pintar a parede inteira.


Veja os dois informativos abaixo:

[pic 6]

Se esses dois newsletter aparecessem na sua mesa, qual dos dois você leria primeiro? Os dois tem o mesmo conteúdo, possuem formas simples, esteticamente simpáticos. A única diferença entre eles é: o segundo tem mais contraste.

A causa do contraste é óbvia. Foi utilizado uma fonte mais pesada e com mais negrito nos títulos e subtítulos. Foi repetido essa fonte, seguindo o princípio da repetição. Quando foi mudado o título da caixa alta para alta e baixo, foi possível utilizar um tamanho maior e aumentar o negrito, o que também ajuda a reforçar o contraste; E como agora os títulos tem tanto peso, foi possível acrescentar uma caixa preta na parte superior, atrás do título, repetindo novamente a cor escura e reforçando o contraste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (397.5 Kb)   docx (393.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com