TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Organizacional – Capítulo 03 – Sinopse

Por:   •  28/8/2016  •  Bibliografia  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Camila da Silva figueira.

O ambiente organizacional – Capítulo 03 – Sinopse

Nesse capítulo é apresentado uma análise dos ambientes externos e internos dento de uma organização, onde o interno mostra o papel da cultura da empresa, que é o que define a identidade de uma organização, e o ambiente externo é destacado o ambiente contextual e o operacional, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização.

A definição da cultura organizacional é apreendida em vários níveis, como os Artefatos: que são todas as coisas que as pessoas podem ver ou ouvir dentro de uma organização. Valores: definição do que é certo ou errado dentro de uma empresa. Pressupostos básicos: determinam como os membros da organização percebem, pensam e sentem.

É indiscutível a forma que a cultura influencia seus membros na organização e como os mesmos responde, a problemas e desafios. É uma influência direta o desempenho organizacional. Assim é determinado as culturas fortes e fracas, a qual a cultura forte é aceita pelo seus membros, que se comprometem e compartilham da mesma, o que cria um clima interno de alto controle comportamental.

Já nas culturas fracas, os valores da organização não são obedecidos, ou compartilhados, então seu comportamento é pouco influenciado pela cultura.

Os elementos da cultura organizacional, são um meio de identificar e interpretar a cultura de uma organização, a primeira é a história, eventos reais que aconteceram dentro da empresa, quebra de paradigmas ou regras, sucessos, estratégias organizacionais, entre outros. Rituais são as atividades que expressam os valores da organização, como treinamento e integração de novos funcionários, festas de final de ano.

Símbolos, podem ser ações, eventos que transmitem significado aos membros da organização, a forma que as pessoas se vestem, o layout dos escritórios, esses são alguns dos símbolos organizacionais. E por fim slogans, que são frases que expressam valores organizacionais importantes.

O ambiente contextual inclui todos os fatores que existem fora dos limites da organização, o mesmo pode ser desagregado em cinco grupos de fatores, demográficos, socioculturais, econômicos, políticos legais e tecnológicos. Os fatores demográficos correspondem a composição da população que vive ao redor da organização.

Fatores socioculturais: são definidos como os valores, normas estilos de vida, hábitos e costumes de uma sociedade que compõem os fatores socioculturais.

Fatores econômicos: a tendência da expansão da economia, como o PIB, nível salarial, taxas de câmbio, taxas de desemprego, entre outros.

Fatores tecnológicos: nível de desenvolvimento tecnológico da sociedade ao redor da organização, a qual influência os produtos e serviços oferecidos pelas empresas.

Fatores políticos legais: são todas aquelas que resultam de um processo político, as principais são a estabilidade política, o clima ideológico geral, as políticas econômicas, a legislação laboral, a legislação antimonopólio, e todo o conjunto de regulamentações que controla, restringe ou incentiva comportamentos empresariais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com