TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA ÁREA AZUL

Por:   •  12/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  12.288 Palavras (50 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 50

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ - UNIDAVI

RICARDO ELIANDRO FRONZA

PROTÓTIPO DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA ÁREA AZUL Do município de RIO DO SUL POR MEIO DE UM SISTEMA INTELIGENTE UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL

RIO DO SUL

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ - UNIDAVI[pic 1]

RICARDO ELIANDRO FRONZA

PROTÓTIPO DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA ÁREA AZUL Do município de RIO DO SUL POR MEIO DE UM SISTEMA INTELIGENTE UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL

Trabalho de Conclusão de Curso a ser apresentado ao curso de Sistemas de Informação, da Área das Ciências Naturais, da Computação e das Engenharias do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI, como condição parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Sistemas de Informação.

Prof. Orientador: M.e Marcondes Maçaneiro

RIO DO SUL

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ - UNIDAVI[pic 2]

RICARDO ELIANDRO FRONZA

PROTÓTIPO DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA ÁREA AZUL Do município de RIO DO SUL POR MEIO DE UM SISTEMA INTELIGENTE UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL

Trabalho de Conclusão de Curso a ser apresentado ao curso de Sistemas de Informação, da Área das Ciências Naturais, da Computação e das Engenharias do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI, a ser apreciado pela Banca Examinadora, formada por:

____________________________________________

Professor Orientador: M.e Marcondes Maçaneiro

Banca Examinadora:

____________________________________________

Prof.

____________________________________________

Prof.

Rio do Sul, 22 de novembro de 2018.

[pic 3]

Dedico este trabalho de conclusão a minha esposa Valeska, que possamos compartilhar mais momentos de felicidade e conquistas como este, que são comemorados com muito apreço. Que nossa jornada seja eterna, eu te amo.

AGRADECIMENTOS[pic 4]

Ao professor orientador M.e Marcondes Maçaneiro pela sua orientação a este trabalho de conclusão, a UNIDAVI instituição de ensino a qual aprendi a admirar e respeitar pelo seu exemplar trabalho prestado a comunidade do Alto Vale do Itajaí, aos professores e coordenador do curso de Sistemas de Informação e aos amigos que fiz durante esta longa jornada, em especial a Lucas Eduardo dos Santos, Carlos Henrique Kruger e Douglas da Silva.

RESUMO[pic 5]

Com o crescimento da cidade de Rio do Sul ao longo dos anos, a criação da área de controle de estacionamento rotativo, a chamada área azul, vem se mostrando eficaz para os comerciantes que estão na parte central da cidade, criando uma rotatividade de vagas de estacionamentos para clientes. Mas com o aumento de veículos na cidade, a expansão da área azul é inevitável, assim o controle dessas vagas se torna um desafio cada vez maior. Para conseguir identificar falhas, testes foram realizados no atual modelo de cobrança, em diferentes vagas e ruas pela cidade, onde a área azul estava presente, e foi constatado falhas na cobrança do tempo de permanência do veículo, gerando uma perda de arrecadação para a instituição que controla e gerencia o estacionamento rotativo. Tendo isso em vista, a questão a qual este estudo trabalha é: como melhorar o controle e a cobrança dos estacionamentos da área azul do município de Rio do Sul? Uma possível solução que este estudo traz, é a utilização da visão computacional através da biblioteca OpenCV, para a criação de um sistema de gerenciamento de vagas, junto a um pagamento autônomo por parte dos usuários, tornando o controle de cobrança destas áreas melhor, e identificando rapidamente, a ausência de pagamento de vagas ocupadas, em tempo real. O protótipo foi desenvolvido utilizando ferramentas e linguagens modernas, como: OpenCV, Python, Java, PostgreSQL entre outros, e que se adaptaram muito bem a realidade do protótipo criado, que se mostra, capaz de realizar tal controle de forma ágil e consistente, se tornando uma boa alternativa para a melhora do sistema atual da área azul da cidade de Rio do Sul.

Palavras-Chave: Controle, Agilidade, Monitoramento.


ABSTRACT[pic 6]

With the growth of the city of Rio do Sul over the years, the creation of the rotary parking control area, the so-called blue area, has proven to be effective for traders who are in the central part of the city, creating a rotation of parking lots for customers. But with the increase of vehicles in the city, the expansion of the blue area is inevitable, so the control of these vacancies becomes an increasing challenge. To be able to identify faults, tests were carried out in the current collection model, in different places and streets through the city, where the blue area was present, and it was verified failures in the collection of the time of permanence of the vehicle, generating a loss of revenue for the institution that controls and manages the revolving parking. With this in mind, the question that this study works is: how to improve the control and the collection of the parking lots of the blue area of the city of Rio do Sul? One possible solution that this study brings, is the use of computer vision through the OpenCV library, for the creation of a vacancy management system, together with an autonomous payment by the users, making the collection control of these areas better, and quickly identifying, the absence of payment of vacancies occupied, in real time. The prototype was developed using modern tools and languages, as: OpenCV, Python, Java, PostgreSQL among others, and who have adapted very well to the reality of the created prototype, which is shown, capable of performing such control in an agile and consistent way, becoming a good alternative for the improvement of the current system of the blue area of the city of Rio do Sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76.2 Kb)   pdf (2 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com