TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O objetivo deste desafio profissional é mostrar os principais conceitos relacionados a banco de dados bem como deve ser feita a modelagem de dados e sua importância para o desenvolvimento de um software, seguindo as melhores práticas de modelagem de dados.

Qual a diferença de Banco de Dados (BD), Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) e Sistema de Banco de Dados?

Veja que são 3 conceitos diferentes:

Banco de Dados (BD):

É um conjunto de dados estruturados que são confiáveis, coerentes e compartilhados por usuários que têm necessidades de informações diferentes. Exemplos: lista telefônica, acervo de uma biblioteca.

É um conjunto de dados integrados destinados a atender às necessidades de uma comunidade de usuários.

Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD): 

É uma coleção de programas que permite aos usuários criar e manter um banco de dados. Exemplos: MySQL, Oracle, Access.

Um SGBD é constituído por um conjunto de dados associados a um conjunto de programas para acesso a esses dados.

Um SGBD é um software que incorpora as funções de definição, recuperação e alteração de dados em um banco de dados.

Sistema de Banco de Dados = BD + SGBD

É um sistema de manutenção de registros por computador que envolve quatro componentes principais: dados, hardware, software e usuários.

O banco de dados (BD) e o software de gerenciamento de banco de dados (SGBD) compõem o chamado Sistema de Banco de Dados.

Resumindo: BD é uma coleção de dados inter-relacionados, SGBD é um conjunto de programas que permitem aos usuários acessar e modificar esses dados e o Sistema de Banco de Dados é a junção de BD + SGBD.

2- Importância em utilizar um BD para garantir a segurança de um sistema.

É importante para que se possa ter proteção de uma forma mais eficiente (ex: backups e recovery), já que se algum dado for alterado, destruído, ou divulgado sem autorização, pode acarretar em prejuízos tanto para a empresa quanto aos próprios clientes e usuários que mantêm seus dados arquivados em algum sistema.

3- Quais as linguagens mais usadas em BD?

Oracle, SQL Server, DB2, PostgreSQL, MySQL, Microsoft Access, FirebirdSQL entre outros.

Caso de Estudo

Para o decorrer das atividades foi elaborado um estudo de caso com o seguinte domínio: a criação de um banco de dados para uma empresa do setor farmacêutico, uma farmácia.

A base de dados da empresa em questão deve implementar as seguintes restrições:

• Deve-se armazenar na base de dados os nomes dos funcionários empregados, sendo que para cada um dos funcionários existentes guarda-se: nome, telefone, endereço e CPF.

• Mantém-se na base de dados os clientes cadastrados na empresa sendo estes descritos por: nome, telefone, CPF e endereço.

• São vendidos na farmácia várias marcas e produtos com diversos tipos de princípios ativos. Para cada produto armazena-se na base os seguintes dados: Nome do produto, fabricante, princípio ativo e um campo para consulta de bula.

• Para os fornecedores a base terá que incluir os seguintes campos: CNPJ, telefone para contato, endereço do fornecedor e a razão social do mesmo.

• Também é registrado na base de dados um cadastro para controle de atividades que envolvam a parte financeira: contas a pagar, contas a receber, comissões dos vendedores em cima das vendas e a gestão de desconto que é cedido ao cliente.

De que forma a modelagem e a estrutura do Banco de Dados

Interferem na estrutura do software? Em sua concepção, os projetos de

desenvolvimento de software precisam ser alinhados com a modelagem do

Banco de Dados?

A modelagem de dados influência sim no resultado final do software. Fazendo uma analogia simples pode se comparar a modelagem de dados ao projeto de uma casa ou um prédio. É possível construir uma casa sem nenhum planejamento, colocando um tijolo em cima do outro e completando com cimento. Mas inevitavelmente apareceriam problemas como uma parede torta, uma porta menor que a outra e uma série de coisas que não aconteceriam caso o pedreiro tivesse em mãos um projeto feito por um arquiteto ou engenheiro, com cada metragem e quantidade de tijolos a utilizar em cada parede.

A modelagem de dados tem um objetivo parecido. Através dela podemos fazer um planejamento detalhado, uma estimativa de tempo e o custo de um software.

Um software mal planejado, ou seja, sem qualquer tipo de projeto pode causar transtornos e enormes prejuízos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com