TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio de Projetos

Por:   •  2/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

Desafio

Os referenciais de qualidade para a educação superior a distância são orientações contidas em documento disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria de Educação a Distância, com parâmetros e princípios norteadores para a modalidade de educação superior a distância no país.

Um dos trechos do texto diz o seguinte:
"O uso inovador da tecnologia aplicado à educação, e mais especificamente, à educação a distância deve estar apoiado em uma filosofia de aprendizagem que proporcione aos estudantes a oportunidade de interagir, de desenvolver projetos compartilhados, de reconhecer e respeitar diferentes culturas e de construir o conhecimento".

Tendo em vista o caráter inovador e interativo das tecnologias da Web 3D, imagine que você é professor-autor de um curso a distância e tenha que inserir essas tecnologias no contexto do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), para um curso de educação superior na sua área de formação.

​​​​​​​A partir disso, e baseado nas diretrizes do MEC, elabore um plano de aula para o AVA contendo:

1. Tema e descrição da aula.

2. Objetivos.

3. Recursos da Web 3D que serão utilizados no AVA e suas justificativas.

A partir disso, e baseado nas diretrizes do MEC, elabore um plano de aula para o AVA contendo:

1. Tema e descrição da aula:  

Bom, como tema para uma aula, poderia ser uma cultura antiga para uma aula de história ou uma aprendizado de línguas estrangeiras como o inglês ou o japonês. Vou ficar com a segunda opção, uma aula para aprendizado de uma língua nova, o japonês. Vai ser por meio do MMORPG Allods Online para alunos que desejam apreender a língua.

As pessoas que desejam apreender japonês devem se inscrever no jogo massivo on-line Allods Online e, após a escolha do avatar, vão ser envolvidos em uma narrativa que também servirá de guia para que eles tenham sucesso em sua jornada, além de tutoriais em japonês sobre comandos básicos e instruções do jogo. Durante as missões apresentadas no jogo, que envolvem soluções de problemas e tomadas de decisões, a pessoa deverá aplicar estratégias de leitura e habilidades de compreensão textual da língua japonesa. Portanto, ele precisará utilizar seus conhecimentos desse idioma para interagir com a interface do jogo, assim como para interpretar as missões, as descrições de itens e os equipamentos que poderá utilizar para interagir com outros jogadores.

2. Objetivos:

Em primeiro, desenvolver habilidades de tomada de decisões, resolução de problemas e de cooperação, também desenvolver a proficiência da língua japonesa em situações de diálogo, que exige o "pensar rápido" em outro idioma, desenvolver técnicas de leitura e de interpretação de textos em língua japonesa e apresentar possibilidades didáticas práticas para que o futuro professor aplique em sala de aula entre outros.

3. Recursos da Web 3D que serão utilizados no AVA e justificativas:  

Os Massively Multiplayer Online Role-Playing Games (MMORPGs) são jogos em que os jogadores assumem personagens em ambientes 3D. São jogados on-line e em tempo real; os jogadores podem se interligar a  milhares de outros jogadores que interagem e conversam ao mesmo tempo. O jogo escolhido (Allods Online) é um jogo épico, que se desenrola no mundo virtual denominado Astral, em que o planeta chamado Sarnaut sofreu um cataclismo e foi destruído, espalhando pedaços de terra - denominados allods - que agora flutuam no Astral. A partir daí, criam-se as narrativas e o ambiente do jogo. Assim, tal MMORPG foi escolhido como recurso de aula, devido a sua popularidade entre os jovens e até pessoas mais velhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (151.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com