TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROJETO BRINCAR

Por:   •  4/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]



INTRODUÇÃO

A leitura transforma pessoas.

A criança adquire novos conhecimentos e ideias, pois se pode sonhar e ir além da imaginação.

Sabemos que o hábito da leitura depende dos outros no seu processo de aprendizagem. Incentivo por parte dos pais e educadores.

A leitura precisa ser encarada como uma oportunidade de tornar o aluno crítico e conquistar a chance de ser cidadão comprometido com a realidade social.

Sem ler, o aluno não sabe resumir, pesquisar, resgatar ideias de texto, julgar, analisar e se posicionar.

E necessário que o professor esteja integrado com a leitura para que possa despertar o aluno a conhecer obras literárias e clássicas de literatura.

Busquei analisar a concepção de ensino de leitura e a relação existente entre professor e livro nas series inicial.  

Preocupa-se sobre a sua própria relação com o livro e sobre a importância dessa relação no desenvolvimento do habito de ler das crianças à sua volta.


JUSTIFICATIVA

O ato de aprender a ler é o maior desafio que todas as crianças têm que enfrentar nos anos iniciais, é necessário também que o professor repense sobre os procedimentos de leitura na escola desde o inicio do processo de alfabetização, além de aproximar os alunos de uma forma prazerosa, com atividades estimulantes, variadas, reflexivas e críticas. Com isso percebe-se a importância de ensinar os alunos a utilizarem a leitura para eu desenvolvimento pessoal, cultural, social e intelectual.

A leitura é uma questão emergente na escola constante por parte dos professores a discussão de formação dos leitores, contudo, isso se demonstra como atividade complexa para muitos educadores.

O professor precisa ser leitor, tem que buscar a leitura no seu dia a dia como prioridade em sua atuação escolar.


PROBLEMA

Este estudo, buscou-se compreender as dificuldades dos alunos em leitura.

A pertinência dos estudos e destacada, pois é um pré-requisito para outras aprendizagens e as dificuldades nessa área é uma preocupação entre professores, pesquisadores e pais.

Pude acompanhar no estagio dos anos iniciais que as crianças levavam o livro para casa e liam para entrega-lo na semana seguinte, de acordo com a data estimulada pelo professor. Sucessivamente no ano letivo. Percebeu-se que alguns esqueciam o livro em casa e nada acontecia. Assim transcorriam as idas a biblioteca sem nenhum questionamento. Observa-se que o professor não tomava a leitura do livro lido, por tanto, não se sabia se realmente foi o livro.

Daí observa-se que devido à fragmentação do ensino de leitura literária a escola não foi capaz de formar alunos leitores, mas alunos, que às vezes nem se quer gostam de ler, devido a obrigação que lhe foi imposta nas séries anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (177.8 Kb)   docx (782.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com