TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento de sistema para análise de performance de algoritmos de ordenação de dados

Por:   •  10/12/2017  •  Dissertação  •  6.283 Palavras (26 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 26

Universidade Paulista UNIP

Curso de Graduação em Ciência da Computação

Desenvolvimento de sistema para análise de performance de algoritmos de ordenação de dados

Leonardo Luiz Nogueira D06HBE-6

Michel Alison Silva de Oliveira D027IJ-2

Wesley da Silva Santana D04ACH-2

Índice:

Objetivo do trabalho....................................................................................................3

Introdução....................................................................................................................3

Referencial Teórico.....................................................................................................4

Desenvolvimento........................................................................................................9

Resultados e Discussão.............................................................................................19

Considerações Finais.................................................................................................25

Referencias Bibliograficas..........................................................................................26

Introdução

Como tema proposto " Desenvolvimento de sistema para análise de performance de algoritmos de ordenação de dados", pesquisamos amplos algoritmos de ordenação que atenda de uma forma mais pratica e complexa as necessidades do desenvolvimento do programa proposto para o projeto. Uma simples descrição de um dos algoritmos mais comum, que também implementamos no projeto é o BubbleSort um dos mais simples, que tem como ordem percorrer um vetor, passando para o topo sempre o maior número do vetor, essa movimentação do BubbleSort, faz com que se lembre e compare a bolas em um balde de agua, procurando seu nível, ou seja sua posição. O Bubble tem ordem quadrática, por ter esse princípio ele não é recomendado para sistemas que necessitam de velocidade de processamento de dados e assim como quantidades.

O MergeSort é um tipo de algoritmo de ordenação que usa comparações para se efetuar operações, ela tem mais atenção ser de o tipo Dividir para Conquistar, ou seja, consiste em dividir os elementos em vários sub-elementos e resolver esses sub-elementos através de recursividade e depois conquistar é a união dos sub-elementos resolvidos. Como o Merge usa recursividade, tem um grande consumo de memória e tempo de execução, há tornando com pouca eficiente diante de vários casos de programas.

O QuickSort é um algoritmo de ordenação muito rápido e eficiente, assim como o Merge ele adota a "divisão e conquista", através de arranjar elementos pivôs menores que precedam pivôs maiores, em seguida ordena as sub-elementos dos pivôs menores e maiores recursivamente até que todos os elementos estejam em ordem.

O SelectionSort é um algoritmo baseado em passar sempre o menor valor do vetor para a primeira posição, ou maior dependendo da ordem, depois o segundo elemento, até o final, assim sucessivamente n-1 elementos restantes. Ele é composto por dois laços de repetição, um externo e interno, o laço externo 'for' tem como objetivo controlar o índice inicial e o interno tem como objetivo percorrer o vetor. Na primeira iteração do laço externo o índice começa de 0 e cada iteração ele soma uma unidade até o final do vetor e o laço mais interno percorre o vetor começando desse índice externo + 1 até o final do vetor. Uma das vantagens do SelectionSort é que ele é um algoritmo dos mais lentos para vetores com grandes tamanhos, e ele faz n² comparações, independente do vetor estar ordenado ou não.

Referencial Teórico

Como entre tantos algoritmos de diferentes e amplos de complexidade, vantagens e desvantagens criadas, para um melhor empenho, e de fácil desenvolvimento foram escolhidos 3 tipos de algoritmos de ordenação: BubbleSort, MergeSort e SelectionSort. No desenvolvimento e elaboração do projeto, começamos com o BubbleSort, como explicação para termos implementado esse algoritmo foi sua manipulação diante de linguagem escolhida nesse projeto, o Java. Sua compreensão manual é muito complexo e seria necessário muita pesquisa para ser feita a mão, após muita pesquisa de implementação e como o Buuble Sort funciona, tivemos muita dificuldade em implementa-la na linguagem Java, pois a preenchemos com dados de um banco de dados, através de um vetor. Para uma visão mais ampla desse algoritmo de ordenação, está seguinte forma em linguagem:

public Vector<Vector> bubbleSort(Vector<Vector> Orde) {

(Aqui é o nome e o parametro do método, como observação passamos como parametro um Vector, aonde estão os dados a serem passados, assim também como seu retorno)

for (int i = Orde.size(); i >= 1; i--) {

( Aqui começa o primeiro laço para dar apoio ao decorrer do vetor, Controlando o índice)

for (int j = 1; j < i; j++) {

if (Integer.parseInt(Orde.get(j - 1).get(0).toString()) > Integer.parseInt(Orde.get(j).get(0).toString())) {

(Nesse 'If' ele faz a comparação do elemento maior para o menor para a ordenação necessária, alterando e mudando valores de respectivas posições)

Vector aux = Orde.get(j);

(Nessa linha ele criar uma variável auxiliar para guardar o elemento proposto no índice do 'If')

Orde.set(j,Orde.get(j-1));

Orde.set(j-1,aux);

( E aqui ele termina a ordenação e pula para o próximo elemento do 'for')

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com