TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Design Thinking

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM DESIGN DIGITAL

A Importância da Empatia no Design Thinking

Lucas Raphael Dalfito

Design Thinking

Prof. Regina Lucia Napolitano Felicio Felix

Brotas, SP

2019

Estudo de Caso: Design Thinking: Pronto para o Horário Nobre

A Importância da Empatia no Design Thinking

União do Comportamento Humano ao Produto

REFERÊNCIA: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/PG0413/Biblioteca_46700/Biblioteca_46700.pdf

IDEIAS DO AUTOR

O artigo inicia-se referindo à David Kelley, criador de uma empresa renomada de Design Thinking, a IDEO, localizada no vale do silício, responsável por excelentes criações como o primeiro mouse utilizado para computadores da Apple. Para ele o Design Thinking seria uma junção ideias inovadoras e criativas sendo capaz de oferecer algum tipo de solução para os problemas dos usuário.

Pioneiro em Design Thinking, Kelley habituava em dizer que “O mais legal do Design Thinking é que ele permite que as pessoas construam sobre as ideias dos outros”. Outra frase que era dita por Kelley “Se você quer melhorar uma parte de um software, tudo que você precisa fazer é observar de perto alguém utilizando este software. Se a pessoa fizer careta, veja em que parte do programa ela está e então é lá que você precisa melhorar”. Ele mencionava também que Steve Jobs por ser um cliente muito bom, praticamente fez a IDEO, e mais do que isso, se tornaram amigos e clientes ao mesmo tempo, com ligações na madruga de um para o outro.

Apresentou também as fases, um passo-a-passo da IDEO, que deva ser adotada à risca, para fazer a criação de algo, sendo elas: Fase de compreensão que diz se você for desenvolver algum produto, a primeira coisa a se fazer é conversar com um profissional da área, fase de observação que seria a fase que você observa os profissionais da área, fase de visualização que tem o intuito de após ter algumas ideias e conhecer qual é o problema, terá de ter alguma solução possível para o problema observado, e fase de iteração que se baseia na fase de fazer protótipos, mostrando para outras pessoas e recolhendo feedbacks para ajudar na construção da solução do problema definitivo. O autor também relata sobre os problemas de saúde que ambos tiveram, ficando claro o quanto eles foram próximos um do outro, e quanto um contribui para o sucesso do outro. Logo após o autor fala sobre a criação de Kelley, uma escola dedicada ao Design centrado no ser humano, o instituto Hasso Plattner Institute Of Design, em que a ideia era o ensino do Design Thinking como instrumento de inovação, mas sem diploma, coisa que Jobs pediu para não ser feito, pois ele acreditava que o comportamento deveria ser como de um pensante e não de uma pessoa com um certificado trabalhando apenas por obrigação.

POSICIONAMENTO DO ALUNO

Diante das necessidades de inovação que o mundo possui, uma pessoa como Kelley tem que ser levado em consideração. Kelley demonstra que unir o comportamento humano com o desenvolvimento de produtos e serviços é de fato uma ótima ideia. Hoje as empresa buscam uma maneira de atingir e corresponder à necessidade até meio que descontrolada que o mercado apresenta, este método que Kelley apresenta, traz uma verdade que a sociedade continha, a falta de ser ouvida. A empatia é a base do Design Thinking, podendo corrigir essa necessidade. Kelley através de um olhar mais humanitário, trouxe à tona algo que havia sido esquecido até então, o de se colocar no lugar do outro, isso é empatia. Compreensão, observação, visualização e interação são as fases que ele mesmo cita, podendo até não seu um passo a passo, mas com certeza seguindo essas fases estará facilitando o surgimento de novas ideias para problemas até mesmo cotidianos, tendo um olhar crítico e ter uma solução definitiva. Contratando a empresa de Keller a IDEO, Jobs não só trouxe a metodologia do Design Thinking para sua empresa, como também teve um amigo. Keller mostrou que sim é possível enfrentar um problema seja ele de serviço ou de produto, tendo empatia, se colocando no lugar da pessoa que está com problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com