TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUTURO JURÍDICO SOBRE A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA

Por:   •  15/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 8

O FUTURO JURÍDICO SOBRE A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA

Ana Clara Rodrigues Rocha

Centro Universitário e Faculdade Projeção

Resumo: Em um ambiente cada vez mais competitivo, no qual a concorrência aumenta dia após dia, como é o caso do meio jurídico, a utilização de uma solução tecnológica que permita melhorar a organização interna e os métodos de trabalho, passa a ser um fator diferencial de sucesso para o(a) advogado(a). Pessando nisso, o presente trabalho tem como foco fomentar um breve debate quanto o futuro jurídico sobre a influencia da tecnologia.

Palavras-chave: Direito; Tecnologia; Lowtech; Legaltech.

 Introdução

        

É indiscutivel que a evolução tecnologica proporcionou ao mundo um novo modo de viver por uma perspectiva de experiencia de uma nova era. Entretanto, em viez diverso a este temos o Direito como uma das profissões mais tradicionais de nosso país, onde os profissionais mais tradicionais repetem o que aprenderam quando ainda estavam cursando a faculdade e os jovens, muitas vezes se espelhando no sucesso dos colegas mais experientes, insistem em seguir o mesmo caminho.

           

Estar atento e pareado com as soluções tecnologicas que surgem diariamente em questão de minutos para o meio jurídico é algo primordial para estar em posição igual de competitividade no mercado, assim como para captação e fidelização de novos clientes.

Neste seguimento o presente tem por finalidade demonstrar que independentemente do ramo de atuação, os profissinais da área jurídica precisam apostar nas novas tecnologias e se concentrar nas questões que permeiam o real significado da interação entre homem e máquina.

A nescecidade de adaptação a esta realidade tem obrigado que os profissionais jurídicos acompanhem as inovações e se adaptem às rápidas transformações necessárias à prestação de serviços mais eficazes.

Não cabe mais discusão quanto ao fato de que segue em ritimo frenetico a introdução das inovações tecnologicas como solução facilitadora das atribuições diárias por meio da automação a partir de sistemas de gestão processual e financeira do escritório e inteligência artificial com aprendizado de máquinas por meio de algoritmos.

           

É palpavel a criação de um ecossistema de empresas nascentes, desenvolvedores, investidores, modelos de negócio e serviços no meio jurídico.

Assim, o mundo jurídico, mesmo cercado pelo tradicionalismo, não teve opção em se render a tais mudanças. De modo paralelo aos avanços tecnológicos, as novas demandas têm exigido que os profissionais estejam mais abertos, atualizados e adaptados para exercerem atividades com agilidade e eficiência.

1 DA APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO DIREITO

Por mais incrivel que pareça, atualmente ainda se encontra resistencia perante profissionais da área jurídica, tanto para que seja aplicada as inovões tecnológicas quanto para que os setores sejam inovados com conhecimentos de gestão digital ao cotidiano jurídico.

Ainda encontra-se enraizada para muitos profissionais, principalmente os mais antigos, a ideia de uma rotina jurídica baseada em papéis, burocracia e prazos.

É intriceco a seara do direito o trabalho com o tempo por conta dos prazos em segmento com o conhecimento jurídico, e é por conto disso se torna indispensável a presença de soluções tecnologicas que ajude a rentabilizar o escaço tempo do profissional de direito da melhor forma.

Quando o profissinal opta por se entregar ao uso da tecnologia em seu favor tem a possibilidade de ter o beneficio do compartilhamento de conhecimento e informação em tempo real, melhor metodo de gerenciamento por meio eletronico dos processos e documentos, acesso a consultas e gráficos gerenciais e executivos, bem como a integração automática com os tribunais e as publicações judiciais.

Em um mercado tão competitivo, no qual a concorrência aumenta dia após dia, como é o caso do meio jurídico, a utilização de uma solução tecnológica que permita melhorar a organização interna e os métodos de trabalho, passa a ser um fator diferencial de sucesso.

Entretanto, não há como deixar de mencionar que a imposição de soluções tecnologicas requer uma transformação no Direito como é visto atualmente na sua forma de pensar e utilizado cotidianamente. A maioria dos setores juridicos publicos e privados já tem a noção de que não se há como somente implantar um sistema, devendo ter alem disso uma visão de uso estratégico, intensivo e inteligente do sistema na organização e prestação de seus serviços.

Os profissionais com visão empreendedora observam a sua profissão como um bussines e realizam investimento maciço em consultorias que ajudem na gestão estratégica e no uso das inovações tecnológicasno intuito de que suas rotinas fiquem mais ágeis, seguras e confiáveis, favorecendo a consolidação e a expansão dos seus negócios.

Como já fora mensionado as inovações apresentadas pela área de TI ainda encontra certa resistencia no Direito, há ainda muitos setores e profissinais despreparados, não apenas para a utilização do que está vindo atualmente, mas também para implantar  conhecimentos de gestão digital ao cotidiano jurídico. Para muitos profissionais do direito, o cotidiano jurídico ainda se resume a papéis, burocracia e prazos.

Por obvio a utilização das inovações tecnologicas no Direito, como em qualquer outro segmento, não é igual e as suas diferenças são significativas entre os grandes, médios e pequenos escritórios de advocacia, bem como nos departamentos jurídicos de empresas.

A eficaz aplicação da tecnologia, alinhado a soluções de gestão que possibilitem gerenciar de forma efetivagerir efetivamente, de forma empresarial e competitiva em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos claramente está ainda muito abaixo dos demais setores da economia.

Os grandes escritórios possuem a tecnologia de uso operacional e tático, contudo com baixa visão estratégica do negócio. Os escritórios de médio porte acostumando investir em tecnologia com pouco uso intensivo e inteligente de soluções tecnologicas, ao passo que nos escritórios de pequeno porte a informatização da gestão é frequentemente inexistente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com