TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Futuro da Computação

Por:   •  20/8/2017  •  Artigo  •  2.439 Palavras (10 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo:

Esse artigo apresenta um dos principais conceitos sobre aplicações e visões futuras para os equipamentos processadores, memórias, computação quântica e a nanotecnologia que podem ser futuramente aplicados nesses dispositivos. Analisando como eles podem proporcionar diferenciais como velocidade de acesso, processamento e automaticidade de bits por segundo. A metodologia é baseada em pesquisas bibliográficas de artigos e sites e todos os aspectos que a computação prevista para o futuro. Os conceitos e ideias apresentadas foram aplicados em um estudo de caso envolvendo a evolução da computação onde pesquisamos e percebemos a importância e necessidade de informar às pessoas sobre esse novo avanço da tecnologia.

Palavras-chaves: Evolução da computação, processadores, memórias, armazenamento e capacidade.

Abstract:

This article presents one of the main concepts of applications and future visions for the processing equipment, memories, quantum computing and nanotechnology that can be further applied in these devices. They are looking at how they can provide advantages such as access speed, processing and bits per second of automaticity. The methodology is based on bibliographic research articles and websites and all aspects of the computing expected in the future. The concepts and ideas presented were applied in a case study involving the evolution of computing where we have researched and realized the importance and need to inform people about this new breakthrough technology.

Keywords: Evolution of computing, processors, memory, storage and capacity.

Introdução

A tecnologia caminha a passos largos de um futuro promissor, onde a evolução de adequação dos hardwares e softwares facilita a cada vez mais a vida das pessoas e empresas, em comparação com um processador ou memória fabricado há 10 anos a arquitetura, funcionalidade de processamento, quantidade de armazenamento são diferentes, pois hoje esses estão totalmente distintos, com o surgimento de novos dispositivos com aplicações que os tornam com maior capacidade armazenamento, menor tamanho e velocidades extremas.

Desse modo, a previsão de novas técnicas como aplicação da nanotecnologia ou a computação quântica nesses equipamentos está em início, algumas empresas como a D-Wave, IBM e NASA já compraram e fabricaram processadores quânticos e aprovaram que o potencial de processamento é relevante na área computacional e para empresas que necessitam de alta taxa de processamento de dados, assim como o DNA da memória que faz a codificação de dados.

Portanto a evolução dos dispositivos computacionais pode ser considerada o futuro da computação, porém com um alto custo devido a novas possibilidades com grande capacidade de processamento e armazenamento que proporcionaram benefícios a pessoas e empresas.

Material e Métodos

Os métodos usados para elaborar o estudo são resumidos em três subitens. O primeiro é demonstrar como surgiu, funções e descrições dos dispositivos destacados e a evolução destes ao decorrer do tempo. Segundo especificar as vantagens da nanotecnologia aplicadas aos dispositivos. Além disso, é definido os modelos de processadores e memórias para representar as informações consistentes. No terceiro é definir os benefícios que serão tragos por essa tecnologia se a mesma passar a ser utilizada constantemente e mostrar como a tecnologia não para no tempo, sua evolução não torna distinto os dispositivos que estão no mercado a tempo ela proporciona novas técnicas de inovações para eles ajudando a cada vez mais o consumidor.

Esse método de pesquisa é de grande importância para elaboração deste trabalho, pois tal assunto é pouco debatido, por isso decidimos estruturar uma pesquisa qualitativa para que possa ser informativa e útil, para tanto é importante utilizar fontes e documentos que abordam a temática.

Resultado

Como resultado apontamos a evolução da computação quântica, nanotecnologia, processadores quânticos e a memória em DNA que torna uma fonte de referência informativa para os leitores, embora muitos não conheçam esses dispositivos pelo fato de serem raros de se encontrar, poucos divulgados e por serem novas tecnologias, mais de alta qualidade para as empresas. Proporcionando a elas uma visão ampliada sobre a nanotecnologia e seus dispositivos e velocidade de acesso com técnicas diferenciadas, porém mais caras.

De acordo com o laboratório de pesquisa da IBM no Brasil ela aborda a nanotecnologia e a nanociência como métodos computacionais focados na interação de materiais líquidos e sólidos no segmento petroleiro. Tem usado a nanotecnologia como suporte na indústria de extração de óleo das rochas nos poços de petróleo. Como ela já havia trabalhado com os processadores quânticos, descobriu novos métodos e técnicas para utilizar a nanotecnologia em dispositivos e futuras aplicações industriais.

A Evolução da Computação

A computação está presente em toda parte e áreas de atuação, desde a área de sistemas de telecomunicação até aparelhos hospitalares. O seu avanço é muito rápido, ao contrário do que parece a computação não surgiu há alguns anos atrás.

Ela passou por diversas fases até chegar na atual da computação clássica, que são os computadores que conhecemos atualmente que é baseado na arquitetura de Von Neumann, e estabelece uma distinção entre processamento e armazenamento, essa separação entre si e feita pelo barramento de comunicação.

O processamento dessa arquitetura e feita de forma sequencial, podendo conter alguns desvios. O reflexo dessas características nos computadores que temos na prática é a existência do programa contador que é incrementado a cada instrução da memória principal que contém os programas executáveis e seus arquivos de dados.

Processadores

Os processadores são chips feitos de silício responsáveis pela execução dos cálculos, decisões lógicos e comandos. O processador é uma máquina poderosa de cálculo, ele recebe uma quantidade de volume de dados, orientado em padrão binário 0 e 1 e tendo em si a função de responde esse volume, processando a instrução armazenada em sua memória interna.

A Evolução dos Processadores

A evolução dos processadores começou em 14 de abril de 1965 com a publicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com