TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Portfolio

Por:   •  25/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  1.487 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

matriz de Atividade INDIVIDUAL

        

Estudante: Aline Couto Oliveira Cordeiro

Disciplina: Gerenciamento de Portfolio e PMO-0123-6 - PGO_GPPMOPOSEAD-36_16012023_6

Turma: 6

1. Com base nos objetivos da universidade, avalie a matriz de critérios acima e crie uma nova matriz com as mudanças desejadas

critério de avaliação

categoria

indicador

peso do critério

escala de avaliação

Lucratividade do projeto

Financeira

índice de lucratividade (IL) = VPL do projeto / VPLI (VPL dos investimentos)

35%

nota 5: IL > ou = 1,3

nota 3: 1,0 < IL < 1,29

nota 1: < 1,0

Crescimento

Alinhamento estratégico

AMS = market share em função dos produtos do projeto

20%

nota 5: expressivo: AMS > ou = 5%

nota 3: moderado: 2% < AMS < 4,9%

nota 1: baixo: < 2%

Eficência operacional

Melhoria operacional

IEF = Indicador da eficiência na redução dos custos e/ou no aumento da produtividade e/ou na melhoria dos serviços prestados

10%

nota 5: muito alto

nota 4: alto

nota 3: médio

nota 2: baixo

nota 1: muito baixo

Risco por perda caso o projeto não acontença

Operacional

Matriz de Probabilidade x Impacto

20%

nota 6: expressivo

nota 4: moderado

nota 2: baixo

Melhoria contínua

Qualidade

IAQ = índice de adição de qualidade nos produtos

15%

nota 5: muito alto

nota 4: alto

nota 3: médio

nota 2: baixo

nota 1: muito baixo

TOTAL

100%

2. Justifique suas alterações

Baseado nos propósitos, missão, valores, princípios buscados pela universidade e nas mudanças apresentadas, foi criada uma nova matriz de critérios a fim de selecionar os projetos que mais agreguem valor. Este são apresentados acima e suas justificativas seguem a seguir:

- Lucratividade do projeto: neste critério, mantido da matriz anterior, o peso passou para 35%, pois a universidade visa lucro, mas para isso é preciso avaliar e acompanhar a receita obtida para conseguir liquidar o necessário e atingir a lucratividade desejada para assim atingir os demais objetivos desejados.

- Crescimento: outro critério mantido, porém seu peso foi reduzido para 20% e mantida a prioridade, visto que o fluxo de entrega contínua e o fluxo de valor são estratégicos para a empresa.

- Eficiência operacional: terceiro critério mantido, somente o peso reduzido para 10% da matriz anterior, pois mesmo estando relacionado à agilidade, sendo este um dos princípios buscados pela universidade, os novos critérios adicionados receberam pesos maiores.

 

- Risco por perda caso o projeto não aconteça: novo critério adicionado com peso de 20%, pois visa um acompanhamento mais de perto de possíveis impactos dos projetos, observando os riscos relacionados ao orçamento da universidade.

- Melhoria contínua: este novo critério foi adicionado à matriz e com um peso considerável de 15%, pois, um acompanhamento de perto dos produtos oferecidos pela universidade garantirá a perfeição dos mesmos e da universidade como um todo, sendo este um princípio buscado pela univerdade em relação ao lean thinking.

3. Apresente as principais diferenças de um Project Management Office (PMO) e um Value Management Office (VMO)

Os resultados alcançados são as principais diferenças entre PMO e VMO, pois os dois estão em busca deles e de uma padronização do seu trabalho, porém com objetivos diferentes.

O PMO tem o seu mindset voltado para o Projeto e o VMO para o produto; o foco é nos resultados, mas o VMO possui uma direção voltada mais para a entrega de valor e possui uma visão mais horizontal que a visão vertical do PMO; o PMO coordena e integra os projetos de um portgólio, já o VMO preza por um processo completo, onde são feitas as definições estratégicas sempre baseadas nas demandas do cliente, garantindo uma evolução contínua do produto e tem sua atitude de liderança de um facilitador, sempre respeitando os objetivos da empresa, utilizando de todas as ferramentas possíveis e envolvendo as equipes nas decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (214 Kb)   docx (803.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com